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19 de jul. de 2022

MAPA - QUÍMICA EXPERIMENTAL - 53/2022

 MAPA - QUÍMICA EXPERIMENTAL - 53/2022

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Olá, Estudante!

Este é um trabalho INDIVIDUAL.

As respostas devem ser entregues utilizando o Template disponibilizado em Material da disciplina!

 Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:

- Toda e qualquer fonte e/ou referência utilizada para responder aos questionários deve ser citada ao final da questão;

- Após inteiramente respondido, o Template deve ser enviado para correção por meio do Studeo em um dos formatos sugeridos a seguir:

> .pdf, .zip ou .rar.

- O Template pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura;

- O Template deve ser enviado única e exclusivamente pelo Studeo, no campo destinado a esta atividade da disciplina de Química Experimental. Toda e qualquer outra forma de entrega não será considerada.

 
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda às perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!

 
Problemas frequentes a evitar:

- Coloque um nome simples em seu arquivo para não haver confusão no momento do envio;

- Transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades e alterações de formatação;
- Verifique se você está enviando o arquivo correto! É a Atividade M.A.P.A. da disciplina de Química Experimental? Ele está preenchido adequadamente?
 
Como enviar o arquivo:

- Acesse no Studeo, o ambiente da disciplina e clique no botão “M.A.P.A.”. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e, então, selecionar o arquivo de resposta (template) da sua atividade;

- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que tudo está certo, pois uma vez finalizado não será possível modificar o arquivo. Sugerimos que clique no link gerado da atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
 
Sobre plágio e outras regras:

- Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados!

 
A equipe de mediação está à disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” no Studeo. Aproveite essa ferramenta!


​Sabemos que a Química é uma disciplina estudada desde os anos iniciais do colégio até os tópicos avançados da graduação. Mas você já parou para pensar no quão importante é a química na nossa vida?

Veja uma parte do artigo abaixo, no qual descreve com maestria sobre a importância da química na nossa vida:

 
“A Ciência Química não é somente descoberta. É, também, e especialmente, criação e transformação. Sem a atividade dos químicos de todas as épocas, algumas conquistas espetaculares jamais teriam acontecido, como os avanços no tratamento de doenças, a exploração espacial e as maravilhas atuais da tecnologia.
A Química presta uma contribuição essencial à humanidade com alimentos e medicamentos, com roupas e moradia, com energia e matérias-primas, com transportes e comunicações. Fornece, ainda, materiais para a Física e para a indústria, modelos e substratos à Biologia e Farmacologia, propriedades e procedimentos para outras ciências e tecnologias.

Graças à Química, o nosso mundo se tornou um lugar mais confortável para se viver. Nossos carros, casas, roupas transbordam criatividade química. O nosso futuro energético dependerá da Química, assim como atingir um dos objetivos do Milênio, que é prover água e saneamento básico seguros para toda a humanidade.
Um mundo sem a ciência Química seria um mundo sem materiais sintéticos, e isso significa sem telefones, sem computadores e sem cinema. Seria também um mundo sem aspirina ou detergentes, shampoo ou pasta de dente, sem cosméticos, contraceptivos, ou papel - e, assim, sem jornal ou livros, colas ou tintas. Enfim, sem o desenvolvimento proporcionado pela ciência Química, a vida, hoje, seria chata, curta e dolorida!”

 
ZUCCO, C. Química para um mundo melhor. Scielo Brasil, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/5RhfpdSdN4TM6FRtsRZ7vRn/?lang=pt#:~:text=Fornece%2C%20ainda%2C%20materiais%20para%20a,casas%2C%20roupas%20transbordam%20criatividade%20qu%C3%ADmica. Acesso em: 28 jun 2022.

 
Para reforçar a importância da química no dia a dia, basta pensar nas diversas aplicações industriais que usam a química para síntese dos variados materiais.
 
Assim, você é supervisor em uma indústria de amônia, percebe que a empresa está passando por problemas e por isso solicita uma força-tarefa para solucionar.

 
A amônia (NH3) é um dos produtos químicos orgânicos mais produzidos, sendo composta pelos gases nitrogênio e hidrogênio. A reação para a formação da amônia envolve elevada temperatura e pressão na presença de um catalisador.

É o composto estável mais simples desses elementos e serve como material de partida para a produção de muitos compostos nitrogenados comercialmente importantes. A maior parte da amônia produzida é utilizada como fertilizante, embora também possa ser empregada na fabricação de explosivos.


Síntese de Amônia. Portal São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/quimica/sintese-de-amonia#:~:text=A%20s%C3%ADntese%20de%20am%C3%B4nia%20%C3%A9,no%20in%C3%ADcio%20dos%20anos%201900. Acesso em: 28 jun 2022.

 
A empresa em que você trabalha, passa pelo seguinte problema: a reação de síntese de amônia está demorando mais que o normal. Os químicos indicam que a composição do produto está normal, portanto, há um ou mais problemas durante a reação que alteram sua velocidade.

 
Para auxiliar na solução do problema, você está encarregado a enviar aos seus superiores um relatório com possíveis causas do problema e, mais que isso, um experimento que avalia a velocidade de reação e exemplifica que tais causas são realmente possíveis.
 
Como a síntese de amônia não é simples de ser realizada e aplicada, você irá realizar o experimento e o relatório da dissolução do “sal de fruta”, ou bicarbonato de sódio.

 
Utilizando todos os conteúdos aqui descritos e também do livro didático, realize o experimento descrito a seguir e, a partir dos resultados obtidos, desenvolva um relatório técnico completo. Lembre-se de incluir:

Título - Velocidade das reações químicas – dissolução do bicarbonato de sódio;
Introdução – descrever sobre os principais tópicos que envolvem o experimento, como breve descrição dos reagentes químicos e da reação, exemplos, etc.;
Procedimento experimental – além dos passos descritos no direcionamento do mapa, amplie a descrição com suas próprias palavras;
Resultados e discussão – aproveite para inserir fotos, descrições e sua análise e interpretação dos resultados;

Conclusão – lembre-se que a conclusão serão as possíveis causas do problema da sua empesa; podem ser citados outras causas, além daquelas de conclusão do experimento;
Referências.
 
Atenção: Todas as etapas precisam ser incluídas e também as normas da ABNT.

 
MATERIAIS:
• 6 recipientes de vidro do mesmo tamanho (pode ser um copo).

• 6 comprimidos efervescentes (antiácido, "sal de fruta”, bicarbonato de sódio).

• Água.

 
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

TESTE 1

• Adicionar água em temperatura ambiente em um recipiente e, no outro, água quente (não há necessidade da água estar em ebulição);

• Adicionar no mesmo instante um comprimido efervescente em cada um dos recipientes;
• Observar e registrar as condições observadas.

 
TESTE 2

• Adicionar água em temperatura ambiente em dois recipientes;

• Adicionar, no mesmo instante, um comprimido efervescente inteiro em um recipiente e meio comprimido no outro recipientes;

• Observar e registrar as condições observadas.

 
TESTE 3

• Triturar um comprimido efervescente;

• Adicionar a mesma quantidade de água em dois recipientes;

• Adicionar, ao mesmo instante, um comprimido efervescente inteiro em um dos recipientes e o outro comprimido triturado no outro recipiente;

• Observar e registrar as condições observadas.

 
Obs: A síntese de amônia é mais complexa e com inúmeras variáveis. Devido a isso, simplificou-se e comparou-se com o experimento realizado apenas para fins didáticos

 MAPA - QUÍMICA EXPERIMENTAL - 53/2022

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