ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO - 53_2025
MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Tele gram.:( 15) 98170-8778 -
E-MAIL: Mvf5system@gmail.comImagine
o seguinte caso hipotético:
Você está participando de um projeto interdisciplinar em uma escola municipal,
que visa melhorar os índices de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino
Fundamental. Durante as observações em sala de aula, você percebeu que muitos
alunos conseguem "decodificar" palavras, mas não compreendem o que
leem. Além disso, as produções escritas apresentam dificuldades na organização
de ideias, ausência de pontuação e pouco domínio da linguagem escrita em
diferentes contextos.
Em uma reunião com os professores, alguns comentam que os alunos "já foram
alfabetizados", enquanto outros dizem que "falta letramento".
Isso gera um debate sobre o papel da escola no desenvolvimento da linguagem.
Com base nesse cenário, responda:
1-Qual a diferença entre alfabetização e letramento, segundo autores estudados
na disciplina? (média de 3 a 5 linhas)
2- Como essas duas dimensões (alfabetização e letramento) podem caminhar juntas
no processo de ensino e aprendizagem? (média de 3 a 5 linhas)
3-Diante do caso apresentado, que estratégias pedagógicas poderiam ser
propostas para promover uma aprendizagem significativa da leitura e da escrita,
integrando alfabetização e letramento? Sugira duas atividades e uma pequena
explicação de cada uma. (de 5 a 10 linhas)
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
(15) 98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário