MAPA - GCOM - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 53/2022
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Olá caro(a) estudante. Tudo bem? Preparado(a) para
dar início a esta Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e leia atentamente as
informações a seguir:
O consumo de café, no Brasil, teve um aumento de 35%, de acordo com a
Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), no mês de março de 2021. Com
o mercado de cafés especiais não foi diferente, cada vez mais as pessoas estão
buscando saber mais sobre o produto, a sua origem e a qualidade. A pandemia, ao
contrário do esperado, tem afetado positivamente no consumo de cafés especiais.
O café especial caracteriza-se por seguir padrões de qualidade, rastreabilidade
e sociais. É classificado como a maior qualidade do café em uma escala de
pontos que pode ir até 100 (de acordo com a SCA - Specialty Coffee
Association), devendo obrigatoriamente o café ter 80 ou mais pontos na
análise para ser aceito como especial.
Fonte: https://blog.coffeeandjoy.com.br/o-que-e-cafe-especial/
Nesse sentido, muitos cafeicultores, passaram a realizar a torrefação de seus
próprios cafés, e embalar com sua própria marca, tornando-se dessa maneira,
empresários que trabalham diretamente com o consumidor final. Os grãos
especiais, que até há pouco tempo eram exportados, atendem à vontade dos
brasileiros de consumirem um café de melhor qualidade, aroma e sabor
diferenciado.
Uma das marcas de cafés especiais criadas é a Café Grano, e segundo a
empresária que encabeça a marca, a motivação veio da paixão pelo café: “A
motivação veio da paixão antiga e enorme pelo café, por acompanharmos a
história de produção na família. Um grande amigo nos pediu amostras do café já
torrado para apresentar no oriente, mandamos nosso café e eles amaram. Foi
incrível! Partimos para criar a marca. Fundei a empresa, criei o design de
produto, montei o site, e começamos a vender os grãos torrados, moídos e as
cápsulas para amigos e pequenos varejos. Mais uma vez, tivemos respostas
positivas”.
Fonte: SOUZA,
Carolinne. Pandemia acelera crescimento do mercado de cafés especiais. Revista
Cafeicultura, São Paulo, 12 de set. de 2021. Disponível em:
<https://blog.coffeeandjoy.com.br/o-que-e-cafe-especial/>. Acesso em: 25
mai. 2022.
A partir das leituras iniciais, dos estudos da disciplina e, diante do contexto
apresentado, nesta Atividade MAPA, sua missão será se colocar no lugar do
cafeicultor empreendedor, e enquanto gestor ou gestora comercial, atender
às solicitações dos itens a seguir:
PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:
Item 1: Leia a Unidade II do livro de Fundamentos de Marketing
e faça uma leitura cuidadosa dos 4P’s que estruturam o Composto de Marketing;
Item 2: Pense nos 4P’s do Composto de Marketing e de que maneira se
aplicam ao mercado de cafés especiais, como o tipo de produto, a prática de preço,
a estruturação da praça e a promoção a ser realizada. A partir disso, defina
como serão os 4P’s (Produto/Preço/Praça/Promoção) com detalhes, com a
finalidade de criar um Composto de Marketing para o cafeicultor/empreendedor
que seja estratégico e coloque esse cafeicultor/empreendedor em destaque no
mercado de cafés especiais.
**Informações importantes:
Os elementos do Composto de Marketing são:
Produto: é o produto em si. Pensar de que forma esse produto
pode ser oferecido ao mercado com o objetivo de satisfazer aos desejos e às
necessidades do público-alvo.
Preço: o preço é a quantidade de dinheiro que o consumidor
desembolsa para adquirir um produto. Pensar as formas de preço que serão
praticadas dentro do Composto de Marketing.
Praça: é a distribuição. Pensar no local de venda e de
disponibilização do produto ofertado, de maneira que fique acessível e atrativo
ao consumidor final.
Promoção: é o conjunto de elementos de divulgação e
propagação. Pensar em como a divulgação do café especial deverá ser realizada,
no sentido de se tornar conhecido e despertar o interesse do consumidor final.
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