ATIVIDADE 1 - CCONT - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 53/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
============================================================
Olá, acadêmico(a) do Curso de
Ciências Contábeis!
Essa é a Atividade
de Estudos 01 da disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis.
Problematização: Como os dados das demonstrações contábeis podem se
transformar em informação? É possível realizar cálculos entre as contas a fim
de encontrar uma relação entre elas? Existe alguma regra para esses cálculos?
Significação: A Análise das Demonstrações Contábeis ou Financeiras
representa a consolidação das informações contidas nas demonstrações publicadas
pelas organizações. De acordo com Matarazzo (2010) os objetivos da análise das
demonstrações é extrair informações para a tomada de decisões. Além disto, o
papel da análise é converter os dados das demonstrações em informações.
MATARAZZO, Dante Carmine. Análise
financeira de balanços: abordagem básica egerencial. 7. ed. São Paulo:
Atlas, 2010.
Experimentação: É possível que você já tenha tido contato com
cálculos de análise vertical. Por exemplo, quanto do seu salário é comprometido
com despesas com moradia, assim como horizontal, isto é, quanto que o seu gasto
com moradia variou de um ano para o outro. E em relação as demonstrações
contábeis, você já fez esse tipo de análise? Caso sua resposta seja negativa,
esta atividade te fará experimentar esse cálculo.
Reflexão: Neste momento te convido a pensar a respeito dos tipos de
informações que podemos tirar na análise horizontal e vertical. Pense em como
os usurários podem fazer uso dessa análise no processo de tomada de decisão.
Conceitualização: A análise vertical tem como objetivo estudar a
estrutura de composição dos elementos patrimoniais e de resultado a fim de
mostrar a participação de cada item da demonstração em relação a um valor de
referência. Já a análise horizontal é a comparação que se faz com os saldos de
uma mesma conta de demonstrativo (Balanço Patrimonial ou Demonstração do
Resultado do Exercício) ao longo de períodos consecutivos.
Ação/Avaliação:
Utilizando como base a Demonstração de Resultado (DR) da empresa DESEMPENHO
S.A., aplique as técnicas de análise vertical (AV) e análise horizontal (AH) e
posteriormente, registre (4-10 linhas) a interpretação dos valores encontrados
para a receita bruta, custo das mercadorias vendidos e resultado do período, em
uma análise combinada.
DR |
01/2020 à 12/2020 |
AV |
AH |
01/2021 à 12/2021 |
AV |
AH |
Receita Líquida |
6.838.875 |
100 |
100 |
8.362.445 |
100 |
|
(-) CMV |
-4.704.032 |
|
100 |
-5.812.293 |
|
|
(=) Lucro Bruto |
2.134.843 |
|
100 |
2.550.152 |
|
|
(-) Despesas Operacionais |
-2.105.690 |
|
100 |
-2.270.304 |
|
|
(-) Despesas com vendas |
-1.331.333 |
|
100 |
-1.544.387 |
|
|
(-) Despesas Gerais e Administrativas |
-452.858 |
|
100 |
-484.613 |
|
|
(+) Receitas Financeiras |
89.885 |
|
100 |
73.702 |
|
|
(-) Despesas Financeiras |
-464.835 |
|
100 |
-405.914 |
|
|
(+) Outras Receitas Operacionais |
53.451 |
|
100 |
90.908 |
|
|
(=) Resultado antes dos
tributos |
29.153 |
|
100 |
279.848 |
|
|
(-) IR e CSLL |
-12.372 |
|
100 |
-56.445 |
|
|
(=) Resultado do
Período |
16.781 |
|
100 |
223.403 |
|
|
Fonte: https://www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmGerenciaPaginaFRE.aspx?NumeroSequencialDocumento=114300&CodigoTipoInstituicao=1
Importante:
*Utilize o formulário padrão "AE1.ADC" disponível no material da
disciplina para o desenvolvimento desta atividade;
*Atividades com plágio terão
suas notas zeradas;
*Após responder, salve o
arquivo em seu computador, anexe no campo indicado "Sua resposta",
clique em "Responder" e em seguida confira se o arquivo enviado é o
correto, somente após essa verificação, clique em "Finalizar o
questionário".
ATIVIDADE 1 - CCONT - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 53/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
0 comentários:
Postar um comentário