MAPA - ESOFT - TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO I - 53/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
============================================================
Caro estudante,
Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos
e competências desejadas.
Sendo assim, faz-se necessário
relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no
cotidiano.
Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como
a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação
profissional.
Por este motivo, nesta atividade de natureza discursiva, você é instigado a
solucionar um problema voltado para sua área de formação.
Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!
Vamos iniciar nosso MAPA com alguns questionamentos:
- Você já precisou de algum
serviço, principalmente público, e percebeu que ele poderia ser diferente?
- Pensou que daria para fazer
melhor usando tecnologia?
- Ou você pensou que nem
precisaria ter saído de casa para aquela tarefa?
- Foi utilizado papel para algo
que poderia ser digital?
- Demorou muito tempo para ser
atendido e na sua vez parece que passou voando?
Bom, estas perguntas remetem a situações que, possivelmente, você ou
alguém bem próximo já devam ter enfrentado!
E sabemos que sempre haverá
oportunidades para que melhorias sejam propostas.
É com base nessa reflexão que convido você a realizar uma leitura atenta de um
trecho de matéria publicada pelo Governo Federal Brasileiro através do
Ministério da Economia sobre digitalização dos serviços durante
a pandemia provocada pelo COVID-19:
“O governo brasileiro
ultrapassou os 300 novos serviços digitalizados neste período da pandemia de
coronavírus. Desde março, foram 310. Ou seja, a cada dois dias, a população
teve acesso a mais de três novos serviços digitais. A meta é atingir os 100% de
transformação digital até o final de 2022. A popularização da
transformação digital durante a pandemia, período com restrições de
deslocamento de parte das pessoas, ainda trouxe como consequência um aumento de
acessos a serviços já existentes. Hoje, 60% dos 3,7 mil serviços existentes são
digitais, com especial destaque para o Meu INSS (do Instituto Nacional do
Seguro Social), carteira de trabalho e carteira de trânsito, cujos aplicativos
são alguns dos mais procurados nas lojas oficiais do governo. Com os serviços
digitalizados desde janeiro do ano passado, a economia chega a R$ 2 bilhões.
Desse total, R$ 1,5 bilhão é poupado pelo cidadão, que deixa de enfrentar
deslocamentos, perda de tempo e dinheiro inclusive com a contratação de
despachantes na tentativa de acelerar a solução dos serviços.”
(Fonte: <https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/setembro/governo-ultrapassa-os-300-novos-servicos-digitalizados-durante-a-pandemia>.
Acessado em 23 mai. 2022.)
Sabendo que a sociedade sofreu uma grande transformação, seja nos serviços
atendidos por instituições públicas ou empresas privadas, através do uso de
tecnologias, principalmente para suprir as necessidades e demandas durante o
período de pandemia.
Com base na leitura do texto acima reforçando o assunto da digitalização de
serviços, você é convidado a resolver sua atividade MAPA. Para isso, além das
informações acima, utilize os conhecimentos adquiridos no livro da disciplina,
aulas conceituais e ao vivo. Fique à vontade para explorar o cenário em todas
as suas possibilidades.
Orientações para sua atividade:
Para realizar esta atividade
MAPA, utilize o template disponibilizado no Studeo e siga as
seguintes requisições:
1 - Busque e detalhe no seu
MAPA um ou mais serviços que até pouco tempo era comercializado e/ou entregue
ao cliente de forma tradicional e que passou por uma transformação
digital. Você pode buscar serviços públicos ou em empresas privadas.
Dica: Realize contato com organizações a sua volta ou
empresas da sua cidade. Fale com pessoas que você conheça e que trabalhe em
empresas ou órgãos do governo e pergunte sobre atividades que eram
desenvolvidas manualmente, sem ajuda de tecnologia até pouco tempo e que hoje
são suportadas por ativos digitais;
2 - Descreva quais problemas foram
resolvidos com o uso de tecnologia.
3 - Detalhe como era realizado antes da tecnologia e onde ela
foi essencial para a evolução?
4 - Detalhe quais tecnologias foram utilizadas na solução.
Faça uma breve descrição do seu funcionamento e conecte com a nossa disciplina,
relatando o que você aprendeu sobre essa tecnologia e sua aplicabilidade nas
empresas e sociedade.
5 - Destaque, duas melhorias que a tecnologia trouxe para quem
executa o serviço e para quem consome o serviço.
6 - Comente onde mais você aplicaria essa solução tecnológica e justifique
sua resposta. Utilize o aprendizado adquirido e a experiência de quem
passou por essa transformação para sugerir mais 1 (um) serviço que você poderia
melhorar ou problema que poderia ser resolvido. Não precisa ser da mesma
empresa ou segmento, pode ser qualquer situação que a tecnologia ajudaria, seja
no comércio, educação, saúde, transporte, etc.
Atenção aluno:
Se, em sua resposta, você
necessitar simular alguma situação não apresentada, fique à vontade, pois não
há restrições. Seja criativo e utilize como referência todo o conteúdo da
disciplina!
Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as
perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são
permitidas alterações.
Por favor, não insista.
Orientações gerais
- Para entrega da atividade
utilize o template de entrega do MAPA, disponível no Material da
Disciplina.
- Plágios e cópias indevidas
serão penalizadas com nota zero.
- Use a criatividade, não há um
único tipo de resposta, porém os itens devem ser atendidos de forma adequada,
ou seja, precisam atender as demandas requisitadas.
- Antes de enviar o arquivo, certifique-se
de que atendeu a todos os itens solicitados. Após o envio não são permitas
alterações. Por favor, não insista.
- O ambiente da atividade só
aceita o envio de um único arquivo (e uma única vez). Portanto, tenham atenção,
pois caso tentem submeter mais de um arquivo, ou mais de um envio, infelizmente
não será possível.
- Não são permitidas correções
parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha
atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a
interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
Bons estudos!
MAPA - ESOFT - TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO I - 53/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
0 comentários:
Postar um comentário