MAPA - ESOFT - ESTATÍSTICA - 53/2022
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QUESTÃO 1
Constantemente, as
organizações questionam se os resultados por elas desejados estão sendo
alcançados. Essa questão pode ser expressa de várias maneiras: se os objetivos
estão sendo atingidos, se os clientes estão satisfeitos, se está havendo
retorno do investimento, se o desempenho alcançado é suficiente para o
crescimento requerido para a sobrevivência e a competitividade necessários,
entre outras. Para a maioria das organizações, responder a essas questões
de forma objetiva e precisa não é uma tarefa trivial, pois nem sempre seus
processos são gerenciados e, com isso, seu desempenho real não é
conhecido.
A utilização de gráficos de controle e métodos estatísticos provê uma visão
quantitativa do comportamento de seus processos. Metaforicamente, os gráficos
de controle estão para os profissionais da área gerencial e da área de
tecnologia, assim como um medidor de temperatura está para um profissional que
cuida do processo de transformação da matéria-prima em aço e que precisa
realizar determinadas ações, de acordo com a temperatura atingida pelos
materiais ao longo do processo. Ou seja, os gráficos de controle guiam as
tomadas de decisões fornecendo o conhecimento necessário sobre o
comportamento dos processos. Segundo princípios do controle estatístico de
processos, a gerência de processos permite estabilizar e manter estáveis os
níveis de variação do comportamento dos processos, possibilitando que
resultados futuros sejam previstos, colaborando assim, para um melhor
alinhamento entre os objetivos e expectativas organizacionais e o desempenho
dos processos.
Adaptado de: UTILIZAÇÃO do controle estatístico de processos na melhoria de
processos de software. [S.l]: DEVMEDIA, 2012. Disponível em:
https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-12-utilizacao-do-controle-estatistico-de-processos-na-melhoria-de-processos-de-software/12564.
Acesso em: maio. 2022.
Convencido sobre a importância do tratamento de dados por meio da
estatística, Matheus, um profissional da área de tecnologia de informação
de uma empresa, precisa fazer uma análise sobre os dados, a seguir, que
refere-se à produção diária, em toneladas, de uma empresa que atua no ramo de
processamento de cana de açúcar.
Com as informações anteriores, Matheus precisa fazer o tratamento dos dados.
Com isso, para essa atividade MAPA, você deverá responder às seguintes
situações:
a) Uma primeira situação a ser realizada pelo Matheus é organizar
os dados em uma tabela. Temos a possibilidade de usar diversas formas de
tabelas, mas uma maneira de organizar os dados em tabelas que fique mais fácil
de se ler e interpretar os dados é usando a distribuição de frequência contínua
para agrupamento dos dados. Sendo assim, apresente aqui, como ficou a distribuição
de frequência contínua construída pelo Matheus. (Atenção, no
cálculo do número de classes e no cálculo da amplitude das classes,
arredonde o valor obtido para cima).
b) Além de organizar os dados na distribuição de frequência, é
importante interpretar os dados. Assim Matheus realiza a interpretação dos
seguintes dados.
- A interpretação da frequência absoluta da terceira classe.
- A interpretação da frequência relativa da segunda classe.
- A interpretação da frequência absoluta acumulada da quarta classe.
Qual a correta interpretação realizada pelo Matheus para as perguntas
anteriores?
c) Com os dados tabelados, Matheus faz uma abordagem das
medidas de tendência central, ou seja, faz o cálculo da média,
mediana e da moda. Apresente, aqui, os cálculos, assim como a interpretação que
Matheus vai obter ao realizar tais medidas. (Atenção, faça os cálculos
das medidas de posição a partir da distribuição de frequência construída na
letra a, NÃO calcule as medidas de posição usando os dados brutos inicial
do enunciado e lembre-se de apresentar os cálculos do item c).
Observação: a entrega de sua
atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos
formatos .doc, .pdf. Utilize o template de entrega da atividade MAPA, caso
desejar, disponível no material da disciplina.
Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que
respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após
o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.
• Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com
nota zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer
do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade.
Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos
e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.
Boa atividade!
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