Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured


25 de jul. de 2023

Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisará cumprir três etapas, a saber:

 MAPA - GFIN - GESTÃO DE PROJETOS - 532023

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, estudante!

Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisará cumprir três etapas, a saber:

Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio.
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade.
Terceira etapa: ENVIAR a atividade solicitada.​

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio

Modelo Ágil X Modelo Cascata: as principais diferenças nas metodologias​
 

O Método Cascata, como o próprio nome indica, é uma metodologia de desenvolvimento fluida, em que cada etapa leva a outra, como a queda de uma cachoeira. Em seu exemplo, W.W. Royce aponta essa metodologia como estática fluida, pois não há alterações em seus processos.

Por isso, é um modelo impassível de erros e/ou alterações, pois não há possibilidade de retomar etapas, uma vez que o Modelo Waterfall possui apenas uma única direção.

Por esta razão, a Metodologia Cascata é um modelo em que o planejamento das etapas é fundamental, garantindo que cada fase será realizada de maneira correta e que permitirá o desbloqueio e a qualidade do próximo passo no desenvolvimento do software. Pois só é possível seguir com o projeto se a etapa anterior foi concluída e aprovada pelos stakeholders.

Outro ponto fundamental no Modelo Cascata é que suas etapas devem ser realizadas em parceria com o cliente, pois será ele quem vai indicar as necessidades e prioridades do software. Ou seja, a equipe de desenvolvimento não atua de forma consultiva identificando pontos de melhoria no projeto, apenas executando da forma apresentada pelo cliente.

Esse detalhe é uma das maiores desvantagens desta metodologia, porque é difícil os clientes saberem, desde o início, o que desejam e precisam. O que é natural. Essas informações são obtidas de maneira mais eficaz no decorrer do projeto.

A Metodologia Ágil é, além de um método de desenvolvimento de projetos, uma filosofia de trabalho que preza pela agilidade das etapas e da livre criação. O foco é o desenvolvimento de produtos rápidos e de baixo custo, oferecendo melhorias a cada interação com o software, permitindo que o projeto seja entregue parcialmente.

Diferentemente do Modelo Cascata, o Método Agile, como também é conhecido, não tem uma estrutura em escada e fluida. Mas, sim, um projeto circular, que permite o retorno para processos e etapas distintas e que se mantém continuamente na busca de feedbacks curtos e rápidos, para arrumar da melhor forma o que for passado pelo cliente. Nesta metodologia, as etapas de processo são: desenvolvimento de software enxuto (simplificado), trabalho em equipe, envolvimento do cliente, sustentabilidade, teste e adaptabilidade.

A Metodologia Ágil se popularizou na década de 90, após o Manifesto Ágil, documento assinado por 17 autores que criaram um modelo, de maior inovação para o mercado de softwares e projetos da história, para substituir o método tradicional, baseado no Sistema Toyota de Produção, ou Toyotismo.

Os princípios dessa metodologia são:

• Interação entre indivíduos acima de ferramentas e procedimentos;

• Funcionamento do software acima da documentação abrangente;

• Colaborar com o cliente acima de negociações e contratos;

• Responder rapidamente a mudanças acima de um plano pré-elaborado.

Fonte: Modelo Ágil X Modelo Cascata: principais diferenças nas metodologias (objective.com.br). Acesso em: 15 junho 2023.

SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE da situação-problema e REALIZAÇÃO da atividade

Agora, com base no exposto e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua atividade MAPA. Vamos lá?!
 

Considere que você é um(a) gestor(a) de projetos e acompanhou o projeto de desenvolvimento de uma tecnologia para a recuperação de cabeçotes de motores de combustão interna de linhas automotivas, conforme descrito nas páginas 70 a 75 do Trabalho de Conclusão de Curso disponível em: <https://www.dep.uem.br/tcc/arquivos/TCC-EP-55-06.pdf> e também em Materiais >> Material da Disciplina. Importante destacar que esse projeto seguiu os passos do Guia PMBOK que utiliza cinco grupos de processos:


Iniciação: Define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto;
Planejamento: Define e refina os objetivos e planeja a ação necessária para alcançar os objetivos e o escopo para os quais o projeto foi realizado;
Execução: Integra pessoas e outros recursos para realizar o plano de gerenciamento do projeto para o projeto;
Monitoramento: Mede e monitora regularmente o progresso para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas quando necessário para atender aos objetivos do projeto; e,
Controle e Encerramento: Formaliza a aceitação do produto, serviço ou resultado e conduz o projeto ou uma fase do projeto a um final ordenado.

Diante desse contexto, contrastando o Modelo Cascata com o Modelo Ágil, responda as questões seguintes:

1. Caracterize o Scrum e aponte os seus três pilares principais.

2. O que é SPRINT na metodologia Ágil​?
 

3. Transforme o projeto de desenvolvimento de uma tecnologia para a recuperação de cabeçotes de motores de combustão interna de linhas automotivas, num Modelo de Projeto com as etapas do SCRUM, utilizando o Software Trello (https://trello.com/).



TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade

IMPORTANTE:

1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Fórum >> Fórum Avisos Gerais.
2. Responda a todas as questões elencadas anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina: Materiais >> Material da Disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
 
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(a) seu(sua) Professor(a) Mediador(a)!

Olá, estudante! Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisará cumprir duas etapas, a saber:

MAPA - GFIN - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 532023

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

 

Olá, estudante!

Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisará cumprir duas etapas, a saber:

(1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema

​"Em 2020, 1º ano da pandemia, PIB recua em 24 unidades da Federação

Em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) do Brasil atingiu R$ 7,6 trilhões, recuo de 3,3%. Houve quedas no PIB em 24 das 27 unidades da Federação, estabilidade no estado de Mato Grosso e variações positivas em Mato Grosso do Sul (0,2%) e Roraima (0,1%).

As informações constam das Contas Regionais 2020, elaboradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com os órgãos estaduais de estatística, secretarias estaduais de governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O Rio Grande do Sul teve a maior queda em volume (-7,2%), seguido pelo Ceará (-5,7%), Rio Grande do Norte (-5%), Espírito Santo (-4,4%), Rondônia (-4,4%) e Bahia (-4,4%). Os demais recuos foram em Alagoas (-4,2%), Acre (-4,2%), Pernambuco (-4.1%%), Paraíba (-4,0%), Piauí (-3,5%) e São Paulo (-3,5%).

Segundo o IBGE, no Rio Grande do Sul, o resultado foi provocado pela agricultura, que sofreu impacto da estiagem em 2020, e pelas indústrias de transformação, devido ao segmento de preparação de couros.

No Sudeste, o volume do PIB foi igual ao nacional (-3,3%), com retração mais acentuada no Espírito Santo (-4,4%), seguido por São Paulo (-3,5%), Minas Gerais (-3%) e Rio de Janeiro (-2,9%).

A Região Sul teve a maior queda em volume do PIB (-4,2%), entre 2019 e 2020, devido principalmente ao desempenho do Rio Grande do Sul (-7,2%).

Já o Centro-Oeste foi a região de menor queda em volume (-1,3%), influenciado por Mato Grosso do Sul (0,2%), e Mato Grosso, que se manteve estável.

Segundo a pesquisa, oito unidades da Federação trocaram de posição no ranking de participação no PIB entre 2019 e 2020. Ao longo da série histórica, iniciada em 2002, apenas em 2014 e 2016 o número de movimentação de posições foi maior. 'O Paraná avançou da quinta para a quarta posição, devido ao seu ganho relativo na agropecuária nacional, enquanto, no Rio Grande do Sul a perda de posição refletiu sua redução em volume e em participação na mesma atividade', diz o IBGE.

O Pará, devido ao ganho relativo atrelado às indústrias extrativas, avançou da 11ª para a 10ª posição, ocupando, em 2020, a colocação que até o ano anterior era de Pernambuco.

Mato Grosso, que também se destacou em 2020 pelo desempenho da agropecuária, avançou para a 12ª posição, ultrapassando o Ceará, que caiu para a 13ª posição. Mato Grosso do Sul subiu uma posição, para a 15ª, enquanto o Amazonas caiu para a 16ª, pois o primeiro elevou sua participação no PIB de 1,4% para 1,6%, enquanto o segundo manteve-se com 1,5% entre 2019 e 2020.

'Houve muita troca de posição, muito mais que nos anos recentes. Isso é reflexo do primeiro ano da pandemia e da forma como ela ocorreu, diferentemente entre as unidades da Federação. A agropecuária cresceu 4,2%, mas representa cerca de 5% do PIB nacional, enquanto nos estados do Centro-Oeste chega a 20% do valor adicionado, o que compensou parcialmente a queda nos serviços. O Rio Grande do Sul foi um dos poucos estados onde a agropecuária não colaborou, devido a problemas climáticos', disse a gerente de Contas Regionais do IBGE, Alessandra Poça.

De acordo com a gerente, em 2020, a agropecuária teve supersafras (à exceção do Rio Grande do Sul) e aumento do preço das commodities como soja, milho, café e grãos de uma maneira geral na agricultura, como também aumento nos preços dos produtos da pecuária, contribuindo para o resultado dos estados que têm produção agropecuária relevante em suas economias.

No Sudeste, única região a perder participação no PIB no período, Rio de Janeiro e São Paulo apresentaram redução de 0,7 ponto percentual e 0,6 ponto percentual, respectivamente. No estado do Rio, o recuo foi motivado pelas indústrias extrativas, com a queda de preço de petróleo e gás, enquanto, em São Paulo, devido às perdas nas atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados e em alojamento e alimentação.

Entre os demais estados da região, Minas Gerais teve ganho de 0,2 ponto percentual devido ao cultivo de café, e o Espírito Santo perdeu 0,1 ponto percentual, também afetado pelas indústrias extrativas.

'No Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo perderam participação. O Espírito Santo perdeu porque o petróleo teve queda de preços e sua produção de minério ainda não se recuperou após o acidente de Brumadinho (MG), cuja produção era pelotizada e escoada pelo Espírito Santo. O desempenho positivo do café não compensou as perdas em outros setores da economia capixaba', afirmou Alessandra".

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-11/em-2020-1o-ano-da-pandemia-pib-recua-em-24-unidades-da-federacao. Acesso em: 21 jun. 2023.

(2) SEGUNDA ETAPA: realização da atividade

Agora, com base no exposto e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua atividade MAPA. Vamos lá?!

Situação hipotética:

O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal indicador do nível de atividade econômica, pois o seu crescimento significa que as empresas e as pessoas estão produzindo mais, consequentemente, gerando mais renda e, também, melhorando a qualidade de vida da população. Considere que você é um(a) analista de cenários econômicos e está avaliando a evolução do PIB das unidades da Federação do Brasil com base nas informações do Quadro 1 a seguir.

Quadro 1 - Evolução de indicadores econômicos, Brasil, 2020

Sigla

Estado

PIB (R$ mil)

População

AC

Acre

14.796.471

829.780

AL

Alagoas

57.141.512

3.125.254

AP

Amapá

17.212.118

774.268

AM

Amazonas

95.960.717

3.952.262

BA

Bahia

268.226.782

14.659.023

CE

Ceará

146.158.796

8.936.431

DF

Distrito Federal

240.381.106

2.923.369

ES

Espírito Santo

114.860.149

4.108.508

GO

Goiás

199.832.733

6.950.976

MA

Maranhão

94.628.219

6.800.605

MT

Mato Grosso

159.608.852

3.784.239

MS

Mato Grosso do Sul

109.897.457

2.833.742

MG

Minas Gerais

601.083.487

20.732.660

PA

Pará

197.913.639

8.442.962

PB

Paraíba

62.468.032

4.030.961

PR

Paraná

426.369.453

11.835.379

PE

Pernambuco

164.769.109

9.051.113

PI

Piauí

50.586.262

3.270.174

RJ

Rio de Janeiro

654.129.702

16.615.526

RN

Rio Grande do Norte

63.816.254

3.303.953

RS

Rio Grande do Sul

410.001.708

11.088.065

RO

Rondônia

46.238.115

1.616.379

RR

Roraima

14.524.239

634.805

SC

Santa Catarina

289.284.905

7.762.154

SP

São Paulo

2.014.850.308

46.024.937

SE

Sergipe

40.687.965

2.211.868

TO

Tocantins

39.508.909

1.584.306

 

​Fonte: https://www.ibge.gov.br/indicadores. Acesso em: 31 maio 2023.

Com base nesses dados, responda os seguintes itens:

1. Calcule o PIB per capita em reais, que é obtido pela divisão do Produto Interno Bruto pela população de cada Unidade da Federação (estados).

2. Indique as três Unidades da Federação com os maiores PIBs per capita em reais. 

3. Indique as três Unidades da Federação com os menores PIBs per capita em reais. 

4. Considerando a identidade fundamental da contabilidade nacional para mensurar a riqueza de um país, em que o Produto Interno Bruto (PIB) pode ser mensurado em três óticas, cite quais são elas e especifique os componentes de cada uma.

Seguem critérios do MAPA:
Para maior facilidade na execução desta atividade, a seguir, apresentam-se mais detalhes sobre a realização dela:
- No Material da Disciplina, será disponibilizado um link com um vídeo tutorial para ajudá-lo(a) nesse processo de criação e desenvolvimento.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template (formulário padrão) disponível na pasta Material da Disciplina.
- Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o trabalho, certifique-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário — após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente desconsideradas, e a atividade será zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu mediador.
Bons estudos!​


Olá acadêmico(a) de Ciências Contábeis! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de Economia!

MAPA - CCONT - ECONOMIA - 532023

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá acadêmico(a) de Ciências Contábeis! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de Economia!

Vamos à AÇÃO!? A seguir, vamos detalhar o caminho para resolução da sua atividade MAPA.

Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;
Segunda etapa: REALIZAR a atividade solicitada;
Terceira etapa: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível em seu ambiente.
 
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio   

Texto 1:
 



Tangerang do Sul, Banten, Indonésia
Fonte: Pexels

Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/drone-shot-de-landfill-3186574/. Acesso em 28 de Jun. 2023.


Texto 2:
 

Movimento que defende retração do PIB para salvar o clima ganha força​
 

Financial Times​
Por Martin Sandbu
 

Tradução de Paulo Migliacci
 

No começo do mês, parlamentares europeus organizaram a segunda edição de uma conferência intitulada "Além do Crescimento" (a primeira foi em 2018). Philippe Lamberts, um parlamentar europeu do Partido Verde que participou de ambos os eventos, diz que enfrentou "muita resistência da Comissão [Europeia]" na primeira vez. A visão na época, diz ele, era de que, "se eu não acreditasse em crescimento, deveria procurar outro emprego".

Cinco anos depois, a história é diferente. Agora, "os figurões" as principais autoridades da União Europeia "estão participando do jogo" e do debate, diz Lamberts. O fato de que o parlamentar europeu não tenha, de fato, apelado pelo fim do crescimento, pode ajudar. O material de apoio da conferência evitava deliberadamente a palavra "decrescimento". Lamberts diz que prefere falar de "prosperidade compartilhada dentro dos limites do planeta".

Ele argumenta que devemos debater quais desenvolvimentos econômicos são compatíveis com isso e agir de acordo "discutir essas coisas não é mais visto como sacrilégio” e ainda “um modelo de crescimento centrado em combustíveis fósseis é simplesmente obsoleto".

Há outros, no entanto, que vão além. Por exemplo, em um artigo publicado na revista científica Nature em dezembro do ano passado, um grupo de ecologistas, cientistas ambientais e economistas escreveu que "as economias ricas devem abandonar o crescimento do produto interno bruto [PIB] como meta, diminuir as formas destrutivas e desnecessárias de produção para reduzir o uso de energia e materiais, e concentrar a atividade econômica na garantia das necessidades e do bem-estar humano. O decrescimento é uma estratégia intencional para estabilizar as economias e atingir metas sociais e ecológicas."

Essa divergência entre as emissões de carbono e o crescimento econômico é conhecida como "dissociação", e as divergências sobre as políticas climáticas dependem, em grande parte, do grau de dissociação que as pessoas consideram realista esperar.

"Se for possível dissociar o PIB do uso de materiais e energia, então é possível ter crescimento", concorda Lamberts. Mas "caso contrário, quais são as implicações para a política fiscal, a seguridade social, os mercados de trabalho e a política comercial? É sobre isso que queremos iniciar uma discussão".

Na Europa, em especial, o debate foi impulsionado pela Guerra da Ucrânia e pela crise de energia gerada pela transformação do gás natural em arma. Menos de um ano após a invasão russa em grande escala, os grandes países da União Europeia reduziram seu consumo de gás natural em mais de 20% em comparação com a média de cinco anos, sem um aumento correspondente no uso de petróleo e carvão. Sua produção industrial geral, no entanto, se manteve forte.

A experiência de 2022, em outras palavras, mostrou que grandes cortes no uso de energia e nas emissões são possíveis com uma ação política conjunta.

É uma questão em aberto se isso favorece os defensores do decrescimento ou os que acreditam na dissociação, que argumentam que a descarbonização é perfeitamente compatível com o crescimento. O que é certo é que o ano passado terá mudado as expectativas sobre o que a ação política pode alcançar. Há um "enorme potencial para mais eficiência", diz Lamberts. "Os industriais alemães agora admitem para mim que o gás era tão barato que não havia razão para economizá-lo."
 

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/05/movimento-que-defende-retracao-do-pib-para-salvar-o-clima-ganha-forca.shtml. Acesso em 28 de Jun. 2023.


Texto 3:

​A ideia do “Decrescimento” que tem origem no meio acadêmico e na teoria econômica, em específico, faz parte de uma gama de sugestões e mobilizações críticas ao crescimento econômico promovido pelo atual padrão de acumulação globalmente estabelecido. Tais mobilizações, ao contrário do que se poderia supor, não estão restritas aos chamados países de capitalismo avançado, podendo assumir formas diversas em outros países, tanto em termos dos atores condutores da crítica (de diferentes origens sociais), como em relação à denominação que é atribuída às práticas conduzidas por tais atores, que podem não ser explicitamente relacionados ao termo “Decrescimento”.  
 

Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/11795/6799. Acesso em 28 de Jun. 2023. (Adaptado).


SEGUNDA ETAPA: Responder a questão a seguir:
  

Imagine que você, futuro contador, conquistou uma vaga como membro do Conselho da Organização Mundial do Comércio (OMC), instituição criada com o objetivo de supervisionar e liberalizar o comércio internacional. Sua atribuição é propor um sistema de informação da situação e da evolução patrimonial, econômica e financeira das empresas, que, devem incluir em seus relatórios, todos os dados relacionados ao meio ambiente, facilitando o acesso a esta informação aos usuários, face o processo de tomada de decisão. Você deverá ministrar uma palestra intitulada: Crescimento e Decrescimento Econômico: uma abordagem do desenvolvimento sustentável nas práticas contábeis. 

​A partir do contexto apresentado acima, elabore um texto dissertativo argumentativo, que será a sua fala em uma Conferência hipotética, relacionando o (PIB), o Crescimento, o Decrescimento e o Desenvolvimento Econômico. Seu texto deve contemplar os seguintes pontos:
 

a) O conceito de crescimento econômico.
b) O conceito de PIB.
​c) A ideia de desenvolvimento econômico.
d) A justificativa para um possível "decrescimento" econômico face o desenvolvimento.

Para desenvolver essa atividade, você pode se valer dos textos disponibilizados no Material da Disciplina.

TERCEIRA ETAPA: 
ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina​.
 

IMPORTANTE:
*Acesse ao vídeo explicativo disponível no campo AULAS AO VIVO / VÍDEOS EXPLICATIVOS, na página inicial do ambiente da disciplina;
*Disserte a respeito do tema, apresentando todos os pontos solicitados no comando. Obs: seu texto deve conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas;
*A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do formulário padrão disponível no Material da Disciplina intitulado "FOMULÁRIO_MAPA_ECONOMIA";
*Preencha corretamente todos os campos do formulário, respondendo ao que se pede nos comandos da atividade, renomeie o arquivo, salve no seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente em “Finalizar o questionário”;
ATENÇÃO:
 Ao anexar, certificar-se de que se trata do arquivo correto, pois após a finalização, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.


Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares