MAPA - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 532023
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CONTEXTUALIZAÇÃO.
Desenvolver habilidades e competências referentes à comunicação e negociação,
definitivamente, é um grande diferencial aos mais diversos tipos de
profissionais, sobretudo, para aqueles que atuam diretamente com a área
comercial, seja no contexto nacional, seja no contexto internacional.
Nesse sentido, fica aqui uma reflexão importante sobre as particularidades
inerentes aos processos de negociação com fornecedores nacionais e
estrangeiros. Saber como negociar com seus stakeholders internacionais
acaba sendo uma obrigação para obtenção de sucesso, e conhecer a cultura e os
costumes das pessoas e dos países com quem se estabelecem relações comerciais
se torna algo fundamental.
Leia o artigo a seguir:
A Importância da Comunicação nas Negociações Interculturais
[Artigo - Parte 1]
"A comunicação na negociação é nada mais nada menos do que os meios pelos
quais os negociadores podem atingir os seus objetivos, construir seus
relacionamentos e resolver conflitos. A maioria dos executivos entende que esta
é a ferramenta mais importante que se pode ter para negociações de sucesso. Ela
se torna ainda mais desafiadora quando incluímos participantes de diferentes
culturas e nacionalidades. [...]
Bem, quando estiver negociando com fornecedores estrangeiros, você vai se
deparar com uma variedade de obstáculos, tais como leis, ideologias e
governos com os quais você não tem familiaridade, e que normalmente nunca
são abordadas em uma negociação com fornecedores do seu país. Um obstáculo em
particular que, normalmente, complica as negociações são as diferenças
culturais entre as partes envolvidas.
Isso porque a cultura consiste nos padrões de comportamento socialmente
transmitidos, nas atitudes, normas e valores de uma sociedade, ou de uma nação,
um grupo étnico ou, até mesmo, de uma organização.
Portanto, compreender a cultura de colaboradores estrangeiros é muito
parecido com o descascar de uma cebola. Você vai descobrindo camadas que estão
intrinsecamente relacionadas. Ao interpretar um comportamento revelam-se
atitudes, que, por sua vez, refletem-se em normas, onde, então, são encontrados
os valores. E são justamente essas diferenças culturais que podem
complicar, em muitos aspectos, as negociações e os relacionamentos.
[...]
Na economia globalizada em que vivemos você pode fazer negociações de qualquer
parte do mundo, então é crucial que você entenda o que é considerado normal,
educado e aceitável no ambiente de um indivíduo em particular. Até mesmo
um executivo muito experiente pode perder um contrato por uma questão importante,
porém extremamente sutil, de diferenças culturais entre as partes
envolvidas. Você pode ser super bem-sucedido na sua área de negociação,
ter cursos, pós-graduação, anos de experiência na sua área, mas se você não
tiver conhecimento das diferenças culturais que podem ser indispensáveis no
acordo que está fechando com empresas estrangeiras, você corre um alto risco de
perder o seu contrato por uma simples má interpretação de um gesto ou de um
comportamento, que sejam vitais para que não haja ofensa ou gafe da sua parte
em relação a outra parte envolvida".
[Artigo - Parte 2]
"Uma ponte cultural, ou uma pessoa que tenha conhecimento de diversidades
culturais, têm sempre um valor inestimável em uma negociação. Entenda que
diversidade cultural não se resume apenas a saber falar o idioma da pessoa
envolvida, mas principalmente de como se comportar nas situações do dia-a-dia.
Só o fato de falar inglês fluente muitas vezes não é o suficiente. Saber a
etiqueta necessária em um encontro com alguém de cargos relevantes na política,
os requisitos indispensáveis para se fazer um pedido em um restaurante chique
em um almoço de negócios, ou até mesmo saber exatamente o que o chá e o café
representam nesta ou naquela cultura, são fatores muitas vezes determinantes
para uma comunicação correta na hora de se fechar um contrato de peso. Conhecer
uma cultura a fundo é saber intimamente as nuances comportamentais da rotina de
um povo. O tratar, as características únicas de cada povo e de cada
lugar. A comunicação numa negociação intercultural vai muito além do
domínio do idioma, é muito mais profundo do que uma simples
tradução. Inclusive se a pessoa responsável pela tradução em uma
negociação não estiver familiarizada com os costumes das partes envolvidas, ela
pode causar danos irreparáveis ao invés de ajudar. Porque, muitas vezes,
pequenos detalhes podem fazer toda a diferença entre agradar e ofender. E
interpretar sinais não verbalizados pode ser um grande desafio. Muitas vezes,
pequenos gestos ou olhares podem ser cruciais na hora de se causar uma boa
impressão. Então, é fundamental que você faça a sua pesquisa de quais são os
erros mais comuns em uma negociação intercultural, a fim de não cometê-los,
evitando, assim, comprometer o sucesso do seu acordo".
Fontes:
Disponível em:
https://auding.com.br/a-importancia-da-comunicacao-nas-negociacoes-interculturais-parte-1/.
Acesso em: 10 fev. 2023.
Disponível em:
https://auding.com.br/a-importancia-da-comunicacao-nas-negociacoes-interculturais-parte-2/.
Acesso em: 10 fev. 2023.
Diante do exposto, acompanhe a situação fictícia a seguir:
Imagine que você, caro(a) estudante, trabalha na Comex S/A, uma grande
Companhia Multinacional do ramo de desenvolvimento e distribuição de
equipamentos tecnológicos, e foi escalado(a) como o(a) responsável por conduzir
um processo de negociação milionário com um novo potencial cliente situado na
Holanda. De antemão, você foi instruído(a) sobre o comportamento dos holandeses
durante uma negociação, em que foi dito que, em geral, eles são “concentrados
em fatos e números, mas também adotam discursos mais longos e raramente tomam
decisões finais sem um bom ‘debate holandês’, às vezes até beirando uma ‘zona
de perigo de análise excessiva’” (CUNHA, 2022, on-line).
Fonte: https://auding.com.br/a-importancia-da-comunicacao-nas-negociacoes-interculturais-parte-3/.
Acesso em: 10 fev. 2023.
A partir das leituras iniciais, dos estudos da disciplina e diante da narrativa
apresentada, para fins desta Atividade MAPA, a sua missão será, na condição de
negociador(a) representante da Comex S/A, atender às solicitações dos itens a
seguir:
PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:
Item 1. Em relação aos tipos de negociação, articule o que vem a ser
uma negociação distributiva, apresentando conceitos,
definições e exemplos desse tipo de abordagem.
Item 2. Em relação aos tipos de negociação, explique o que vem a ser
uma negociação integrativa, apresentando conceitos, definições
e exemplos desse tipo de abordagem.
Item 3. Indique uma estratégia de negociação que você
utilizaria junto ao potencial cliente holandês, considerando suas
características comportamentais ao negociar, demonstrando como o
processo de negociação seria conduzido a partir dessa estratégia, com a
finalidade de fechar o acordo milionário de fornecimento de equipamentos
tecnológicos.
Bons estudos. Sucesso!
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