MAPA - ESOFT - ESTATÍSTICA - 532023
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Olá,
acadêmico(a)! Esta é a proposta de atividade M.A.P.A., ou seja, Material de
Avaliação Prática da Aprendizagem. Nesta atividade, nosso objetivo é
proporcionar uma experiência relacionada à análise de gráficos.
Já havia pensado sobre a relevância da análise de gráficos na área de
tecnologia e de que forma ela pode trazer vantagens para profissionais de
tecnologia?
O advento da era da informação trouxe consigo certo grau de complexidade que
foi tomando conta do cenário das empresas ao longo do tempo, sendo cada vez
mais necessária a presença da tecnologia. Os jogos de computador têm evoluído
de forma a trazer uma maior experiência de interatividade aos usuários.
Atualmente, alguns jogos já possibilitam formas de interação com ambientes
virtuais criados a partir de ambientes reais ou por meio da Realidade
Aumentada. Esses novos recursos fornecem aos usuários uma ressignificação dos
espaços onde, agora, passam a participar ativamente do jogo.
Fonte:
adaptado de:
https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/download/342/213.
Acesso em: 29 maio 2023.
Sobre a relação entre tecnologia e jogos, observe o gráfico a seguir (confira
também a imagem no link: https://shre.ink/lfxj):
No
gráfico, constam as rodadas e as pontuações que João, um estudante do curso de
Engenharia de Software, teve em um campeonato de jogos de videogames. Na
partida em que João ganhou, foram somados três pontos; na partida em que João
empatou, foi somado um ponto; e, na partida em que João perdeu, foi somado 0
ponto. Com base nas informações e no gráfico anterior, responda:
a)
Quantas partidas teve o campeonato?
b) Qual é o número de partidas em que João empatou?
c) Qual é o número de partidas em que João perdeu?
d) Qual é o número de partidas em que João ganhou?
e) João mais ganhou ou mais perdeu na competição?
f) Qual é o total de pontos que João teve?
g) Qual é a média, a mediana e a moda de pontos que João teve? Apresente os
cálculos e interprete os resultados.
h) Selecionando uma partida aleatoriamente. Qual é a probabilidade de, na
partida selecionada, João ter ganhado a partida?
I) É possível afirmar que João foi campeão do campeonato?
IMPORTANTE:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação
e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >>
Material da Disciplina
2. Responda a atividade seguindo como roteiro os tópicos elencados
anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da
atividade MAPA disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as
perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem
apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros
acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As
citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas
conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o
famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu
processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz
parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo
exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você
pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos
não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)
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