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25 de jul. de 2023

Olá, acadêmico(a)! Esta é a proposta de atividade M.A.P.A., ou seja, Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. Nesta atividade, nosso objetivo é proporcionar uma experiência relacionada à análise de gráficos. Já havia pensado sobre a relevância da análise de gráficos na área de tecnologia e de que forma ela pode trazer vantagens para profissionais de tecnologia?

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Olá, acadêmico(a)! Esta é a proposta de atividade M.A.P.A., ou seja, Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. Nesta atividade, nosso objetivo é proporcionar uma experiência relacionada à análise de gráficos.

Já havia pensado sobre a relevância da análise de gráficos na área de tecnologia e de que forma ela pode trazer vantagens para profissionais de tecnologia?

O advento da era da informação trouxe consigo certo grau de complexidade que foi tomando conta do cenário das empresas ao longo do tempo, sendo cada vez mais necessária a presença da tecnologia. Os jogos de computador têm evoluído de forma a trazer uma maior experiência de interatividade aos usuários. Atualmente, alguns jogos já possibilitam formas de interação com ambientes virtuais criados a partir de ambientes reais ou por meio da Realidade Aumentada. Esses novos recursos fornecem aos usuários uma ressignificação dos espaços onde, agora, passam a participar ativamente do jogo.

Fonte: adaptado de: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/download/342/213. Acesso em: 29 maio 2023.


Sobre a relação entre tecnologia e jogos, observe o gráfico a seguir (confira também a imagem no link: https://shre.ink/lfxj):


 

No gráfico, constam as rodadas e as pontuações que João, um estudante do curso de Engenharia de Software, teve em um campeonato de jogos de videogames. Na partida em que João ganhou, foram somados três pontos; na partida em que João empatou, foi somado um ponto; e, na partida em que João perdeu, foi somado 0 ponto. Com base nas informações e no gráfico anterior, responda:
 

a) Quantas partidas teve o campeonato?
b) Qual é o número de partidas em que João empatou?
c) Qual é o número de partidas em que João perdeu?
d) Qual é o número de partidas em que João ganhou?
e) João mais ganhou ou mais perdeu na competição?
f) Qual é o total de pontos que João teve?
g) Qual é a média, a mediana e a moda de pontos que João teve? Apresente os cálculos e interprete os resultados.
h) Selecionando uma partida aleatoriamente. Qual é a probabilidade de, na partida selecionada, João ter ganhado a partida?
I) É possível afirmar que João foi campeão do campeonato?

IMPORTANTE:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina
2. Responda a atividade seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)

 


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