MAPA - ADM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 532023
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Olá
pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de
Comportamento do Consumidor.
Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e
discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como o
consumidor se comporta no mercado.
Então vamos lá?
Não se esqueçam, qualquer dúvida, consultem os professores mediadores e enviem
perguntas durante as aulas ao vivo.
Atividade: Riscos Analisados pelo Consumidor.
Quando o consumidor realiza uma compra, quais pontos e aspectos são levados em
consideração? Preço, qualidade, forma de pagamento?
É preciso entender, que além desses fatores os consumidores avaliam os riscos
que podem enfrentar durante seu processo de compra. Isso mesmo, o consumidor se
depara com alguns riscos que podem lhe causar medo, receio, e até levar a não
compra.
Veja o exemplo a seguir. As Americanas, no ano de 2023, enfrenta dificuldades
de mercado, devido a problemas financeiros e que foram informados pela mídia
massiva a sociedade. Tal situação levou os consumidores a analisarem os riscos
e apresentarem medos e receios quanto a suas compras no e-commerce da marca.
Fonte: AMERICANAS. Site Americanas. Disponível em:
https://www.americanas.com.br/. Acesso em 22 abr. 2023.
Além disso, segundo o site Diário do Comércio (online, 2020):
“Um total de 81,4% dos consumidores têm o hábito de comprar no varejo virtual,
e apenas 18,6% afirmaram que não costumam fazer esse tipo de compra. O que
chama a atenção, porém, é que 46,3% dos que não consomem evitam fazê-lo por
medo de fraudes. Outros 25,5% dos entrevistados se afastam desse tipo de compra
por não confiarem nos sites”.
LIGNELLI,
Karina. Medo de fraudes afasta consumidores do e-commerce. Diário
do Comércio, 11 fev. 2020 [online]. Disponível em: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/medo-de-fraudes-afasta-consumidores-do-e-commerce.
Acesso em: 22 abr. 2023.
O que interfere e acaba sendo fator de escolha, nesse momento de compra do
consumidor, está relacionado, além de suas necessidades e desejos de consumo,
aos riscos que pode enfrentar.
E como o consumidor se comporta em suas escolhas? Quais são os principais
riscos analisados na escolha de suas marcas, produtos e/ou serviços?
Conhecer e gerir esses riscos, dentro do comportamento do consumidor, auxiliam
as organizações em suas ações e estratégias de mercado.
É isso que vamos trabalhar, estudar e discutir agora nessa atividade MAPA.
Vamos começar?
Na
realização dessa atividade, você deve realizar uma pesquisa junto a
consumidores, para verificar os principais riscos analisados durante a
realização de suas compras on-line. E para isso, você deve:
1) Agora é o momento de entender como esses riscos interferem nas escolhas do
consumidor e na gestão das marcas das empresas. Nesse momento pesquise, junto
ao material da disciplina, quais são os possíveis riscos analisados pelo
consumidor na compra de um produto ou serviço. Essa discussão e explicação deve
ser apresentada em um texto entre 5 e 10 linhas.
2) Agora vamos entender esses riscos, analisados pelos consumidores, na
prática. Tendo como foco somente as compras online, realize uma
pesquisa, com 5 (cinco) consumidores (que tenham o hábito de realizar compras
pelo e-commerce). Primeiramente vamos conhecer o perfil desses
entrevistados, e para isso, preencha a tabela a seguir com as informações
coletadas.
3) Agora é o momento de questionar os consumidores entrevistados sobre os
riscos que enfrentam em suas compras. Para isso, preencha a tabela a seguir.
4)
Com todas as informações em mãos, realize uma análise das informações
coletadas. Em um texto, entre 7 e 15 linhas, apresente as respostas de seus
entrevistados. Ao apresentar os riscos levantados pelos consumidores,
relacione-os a teoria estudada na disciplina, informando qual ou quais riscos
foram apresentados, justificando sua análise.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
1. Leia o livro da disciplina.
2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
3. Baixe o "Formulário Padrão do MAPA", disponível no ambiente
Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os
campos solicitados.
4. Anexe seu “Formulário Padrão do MAPA” respondido, no espaço específico da
atividade MAPA.
5. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
6. Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar
corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será
considerado plágio.
7. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento
das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa
ferramenta!
0 comentários:
Postar um comentário