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25 de jul. de 2023

Nesta atividade, você é convidado(a) a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Com o auxílio dos professores e demais estudantes, o(a) aluno(a) deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se, dessa forma, espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e, principalmente, para o raciocínio criativo. Dessa forma, o(a) aluno(a) se transforma em um(a) aliado(a) na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem.

 MAPA - ESOFT - PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE - 532023

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Caro(a) estudante!

Nesta atividade, você é convidado(a) a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Com o auxílio dos professores e demais estudantes, o(a) aluno(a) deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se, dessa forma, espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e, principalmente, para o raciocínio criativo. Dessa forma, o(a) aluno(a) se transforma em um(a) aliado(a) na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem.

Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:

​Conforme Pressman (2011, p. 221), o Modelo de Projeto possui quatro elementos que são considerados os principais e mais importantes: arquitetura, dados, interfaces e componentes.

Esta atividade compreende a construção de um Projeto de Componente de Software baseado em classes, seguindo as informações a seguir:
 
1. Descrição geral: como parte da modernização de sua estrutura tecnológica, a empresa “Education Corp” desenvolverá o seu novo software de gestão de pessoas, denominado Sistema para Gerenciamento de Informações de Pessoas (SGIP), com o objetivo de otimizar seus processos internos relacionados aos funcionários. O objetivo é ter um sistema centralizado para gerenciar informações dos colaboradores, facilitar o acompanhamento de dados, automatizar tarefas, melhorar a eficiência do departamento de recursos humanos e se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
 
2. Requisitos:
2.1 Cadastro de funcionários
- O sistema deve permitir o cadastro de funcionários, incluindo informações pessoais (nome, data de nascimento, sexo, identidade, cpf e matrícula), informações de contato (endereço, telefone e  e-mail) e dados específicos da empresa (cargo, departamento, data de admissão e salário).
- O sistema deve suportar a inclusão de documentos importantes, como currículos, contratos de trabalho e documentos de identificação.
- Deve haver uma funcionalidade para definir e atualizar as informações de acesso e permissões dos funcionários no sistema.
 
2.2. Gerenciamento de folha de pagamento
- O sistema deve permitir o cálculo e o registro das informações relacionadas à folha de pagamento, incluindo salários, benefícios, descontos, impostos, horas extras e faltas.
- Deve ser possível gerar relatórios e demonstrativos relacionados à folha de pagamento, como holerites, resumos de descontos e relatórios para fins contábeis.
 
2.3. Controle de ponto
- O sistema deve possuir funcionalidades para registrar o controle de ponto dos funcionários, incluindo marcação de entrada, saída, intervalos e horas trabalhadas.
- Deve ser possível visualizar e gerar relatórios relacionados ao controle de ponto, como registros diários, resumos semanais e relatórios de horas extras.
 
2.4. Administração de benefícios
- O sistema deve permitir o gerenciamento dos benefícios oferecidos aos funcionários, como plano de saúde, vale-refeição e vale-transporte.
- Deve ser possível cadastrar os benefícios disponíveis, vincular funcionários a esses benefícios e registrar as informações relevantes, como valores e datas de utilização.
 
2.5. Gestão de treinamentos e desenvolvimento
- O sistema deve possibilitar o registro e o acompanhamento de treinamentos, cursos e programas de desenvolvimento oferecidos pela empresa.
- Deve ser possível cadastrar os treinamentos disponíveis, registrar a participação dos funcionários, gerar relatórios de acompanhamento e avaliar o impacto desses treinamentos no desempenho dos colaboradores.
 
2.6. Relatórios e análises
- O sistema deve fornecer funcionalidades para a geração de relatórios e análises relacionadas aos dados dos funcionários, como informações demográficas, turnover (rotatividade), absenteísmo e desempenho.
- Deve ser possível personalizar os relatórios e exportá-los em PDF e Excel.
 
2.7. Segurança e privacidade
- O sistema deve garantir a segurança dos dados dos funcionários, implementando mecanismos de autenticação, controle de acesso e criptografia das informações.
- Deve estar em conformidade com as leis de proteção de dados e privacidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, ou outras regulamentações aplicáveis.
 
Ferramenta: como sugestão, você pode utilizar o software draw.io, disponível em https://app.diagrams.net/, para construção dos diagramas.
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Com base no que foi exposto e em seus conhecimentos sobre Projeto de Componente de Software baseado em classes, responda o que se pede:

Primeira parte:
1 - Identifique todas as classes de projeto correspondentes ao domínio do problema.
2 - Construa um diagrama que represente as classes de domínio da aplicação.
3 - Quais princípios elencados em Pressmann (2011, p. 262) são identificados nesse modelo?
 
Segunda parte: 
Elabore todas as classes de domínio de infraestrutura. Alguns exemplos de componentes classes de domínio de infraestrutura são: Classes de Acesso a Banco de Dados, Classes de Integração com Serviços Externos, Classes para Manipulação de Arquivos e Classes para Registros de Eventos.
1 - Construa um diagrama que represente essas classes e que faça sentido no contexto do sistema.
 
Terceira parte:
Elabore representações comportamentais para os elementos mais significativos do sistema em questão. Uma forma de realizar a tarefa é a partir da construção de diagramas UML como: Diagrama de Sequência, Diagrama de Estado ou Diagrama de Atividades.
1 - Escolha aquele(s) que mais se adapte(m) ao sistema que deve ser representado e justifique sua escolha.

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​​Como entregar a atividade:
O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido no TEMPLATE para atividade MAPA, disponibilizado no Studeo, e pode ser entregue com a extensão (.doc), (.docx) ou (.pdf) e anexado no ambiente da atividade (no STUDEO).

Dicas para realizar a atividade:
1. Assistir ao vídeo de orientação da atividade que está no Fórum Interativo e no Mural de Avisos.
2. Durante as aulas, o professor fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, assim é de suma importância participar da aula ao vivo ou assisti-la posteriormente.
3. Assista às aulas conceituais da disciplina.

Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizados com descontos na nota, podendo chegar a zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade!


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