MAPA - TI - BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA EM TI - 532023
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Por
muito tempo a divisão entre TI e negócios, foi uma realidade comum nas
empresas. Essa separação era tão evidente que até gerava piadas internas, com
os profissionais de TI sendo vistos como alheios às atividades do negócio,
enquanto os demais colaboradores os consideravam responsáveis apenas por ligar
e desligar computadores.
No passado, essa divisão era compreensível, já que TI e negócios são áreas de
interesse distintas. Na verdade, a separação entre as duas foi intencionalmente
estabelecida em seus primórdios, quando a Tecnologia da Informação era vista
como uma função de suporte operacional, principalmente para garantir a
disponibilidade e a manutenção dos sistemas computacionais. Os profissionais de
TI, por sua vez, eram especializados em tecnologia e não tinham uma compreensão
aprofundada dos processos de negócio.
Entretanto, à medida que a TI evoluiu, tornou-se evidente que ela se tornou um
requisito básico para o funcionamento de qualquer empresa moderna. A Tecnologia
da Informação deixou de ser apenas uma ferramenta operacional para se tornar um
pilar estratégico fundamental nos negócios. O alinhamento entre TI e negócios
tornou-se uma necessidade imperativa para que as organizações pudessem competir
efetivamente em um ambiente cada vez mais digital.
Hoje, as empresas reconhecem a importância desse alinhamento e a necessidade de
superar a divisão histórica entre as áreas. Compreende-se que a TI não pode
mais ser vista como uma entidade isolada que opera nos bastidores, mas sim como
uma parceira estratégica do negócio. A Tecnologia da Informação desempenha um
papel crítico no suporte às estratégias corporativas, impulsionando a inovação,
aumentando a eficiência operacional e aprimorando a experiência do cliente.
Fonte: adaptado de:
<https://infonova.com.br/tudo-sobre-alinhamento-ti-e-negocios/#:~:text=Os%20caras%20da%20TI%20n%C3%A3o,s%C3%A3o%20%C3%A1reas%20de%20interesses%20distintas.>.
Acesso em: 14 jul. 2023.
Durante
nossos estudos, vimos alguns dos principais modelos de boas práticas que
auxiliam neste processo de alinhamento. Embora as bibliotecas de boas práticas
nos deem um norte sobre a implantação da Governança em TI dentro das
organizações, o primeiro passo talvez não seja algo tão simples. Para quem está
começando na área, existem muitos questionamentos, principalmente no que diz
respeito ao start inicial, ou seja, por onde começar e o que realmente precisa
ser gerenciado. Como forma de vencer este obstáculo, nada melhor que aplicar os
conceitos estudados de forma prática.
Dentre as bibliotecas de boas práticas apresentadas nesta disciplina,
conhecemos um pouco a respeito do Balanced Scorecard (BSC). Esta biblioteca
caracteriza-se por realizar a tradução da visão estratégica da empresa, em
medidas e objetivos tangíveis, considerando como principal fator as
perspectivas financeiras, de cliente, dos processos internos e de aprendizado.
Diante dessa abordagem inicial, vamos exercitar os conhecimentos
adquiridos!
A proposta para esta atividade consiste na elaboração do mapa estratégico para
projetos de BSC. Vide exemplo a seguir:
Fonte: o autor.
A partir do exemplo exposto, queremos que você coloque-se na posição de gestor
de TI de uma empresa, onde seu desafio neste momento é elaborar um mapa estratégico
que contemple exclusivamente objetivos da TI (de acordo com o BSC), de modo que
estes objetivos possam atender às demandas da organização.
Orientações:
- Para esta atividade você pode tomar como base a empresa na qual trabalha.
- Caso não seja possível, converse com alguém que trabalhe em alguma empresa
cujas demandas sejam auxiliadas pela TI. Assim, ficará mais fácil montar o seu
mapa.
- Se nenhumas das duas sugestões apresentadas forem possíveis, crie um cenário
hipotético.
Dica Importante (opcional):
Em nosso livro, é disponibilizada a tabela: Questões e processos dos domínios
do CobiT. Nela são apresentados processos que podem ser estabelecidos dentro de
um departamento de TI. A partir desses processos, podemos pensar em objetivos
e, assim, iniciar nossa atividade.
ATENÇÃO: a entrega deve ser feita exclusivamente por meio de um arquivo .doc,
.docx ou .pdf. Utilize o template de entrega da atividade MAPA disponível no
material da disciplina.
Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as
perguntas e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio, não são permitidas
alterações. Por favor, não insista.
IMPORTANTE:
1. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da
atividade MAPA disponível no material da disciplina.
2. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as
perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
3. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem
apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
4. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros
acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As
citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas
conforme normas da Instituição de Ensino.
5. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o
famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu
processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz
parte da avaliação.
6. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo
exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
7. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você
pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos
não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a).
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