MAPA - GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR - 532023
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DESAFIO
I – MATRIZES E SISTEMAS LINEARES
Toda matriz pode ser descrita por uma regra/lei de formação. Estas leis
descrevem os elementos da matriz segundo a posição que esses ocupam nas linhas
e colunas. Na notação das leis de formação, “i” representa a linha e ”j” a
coluna, sendo essa a notação mais usada na maioria das leis.
Considere que, analisando a matriz de produtividade de uma empresa, você se
deparou com os seguintes dados:
As
linhas representam as três unidades produtoras e as colunas representam os três
primeiros meses do ano.
1) Qual a lei de formação vinculada a matriz A?
2) Para os próximos três meses, a lei de formação que pode ser aplicada à
matriz seria:
Qual seria a matriz B?
3) Para os dois próximos trimestres, a produção será:
C
= A + B
Qual
seria a matriz C?
DESAFIO
II: SISTEMAS LINEARES
Para atender às demandas de determinada empresa, foram realizados alguns
pedidos de matéria prima para suprir a produção mensal da mesma. Os pedidos
realizados foram:
- 1.000 unidades de A, 2.000 unidades de B e 3.000 unidades de C, que custou R$
22.000,00;
- 2.000 unidades de A e 4.000 unidades de C, que custou R$ 22.000,00;
- 3.000 unidades de A e 1.000 unidades de B, que custou R$ 19.000,00.
Qual o custo unitário das matérias primas A, B e C?
DESAFIO III – TAMANHO DAS CORREIAS
Imagine que você é trainee em uma empresa que trabalha com a
distribuição de peças mecânicas. Em uma das reuniões de rotina, a gerência
apresentou um novo projeto, que corresponde a instalação de novas correias
transportadoras em um de seus galpões.
Você foi envolvido no projeto para auxiliar nas estimativas iniciais.
Considerando que todas as correias não possuem elevação, que a Correia I inicia
na posição (10,20) e acaba em (30,10), e que a Correia II começa em (30,10) e
acaba em (5,30):
a) Qual o tamanho da Correia I?
b) Qual o tamanho da Correia II?
c) Se fosse necessária uma terceira correia (Correia III), ligando o final da
correia II ao início da correia I, qual tamanho ela teria?
Observação: As correias devem ter o dobro do tamanho da
distância entre seu início e seu fim. O ponto (0,0) corresponde à entrada
principal do galpão.
DESAFIO IV: TRANSFORMAÇÕES
Trabalhar com as transformações lineares escritas em fórmulas é, muitas vezes
muito complicado. Uma alternativa é utilizar matrizes para representar as
transformações lineares. Além disso, é a partir desse procedimento que é
possível encontrar os autovalores e autovetores de uma transformação.
Considere a T.L. a seguir:
T(x,y)
= (2x + 3y, 3x + 2y)
1) Qual a matriz “M” da T.L.?
2) Quais os autovalores e autovetores da T.L.?
3) Usando o conceito de Diagonalização de Matrizes, calcule M10.
Orientações para a
realização da Atividade MAPA:
- Esta
atividade deverá ser realizada exclusivamente no formulário Padrão disponível
no Material da Disciplina.
- Fique atento(a) ao que foi solicitado e revise sua resposta para
garantir que não se esqueceu de responder nenhum item.
- Assista às aulas conceituais e leia o livro da disciplina, estes
materiais trazem informações indispensáveis para a construção da sua atividade.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto de sua
atividade antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro
arquivo, mesmo que por outros canais de comunicação após a finalização.
Boa atividade!
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