MAPA - RH - TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA - 532023
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Olá,
estudante. Tudo bem?
Preparado(a) para dar início à sua Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e analise
cuidadosamente o trecho da matéria a seguir:
"Comunicação e liderança – veja a importância dessa relação
Por: GPTW em parceria com Youleader Brasil - 10 novembro, 2021
O líder desempenha um importante papel na comunicação da equipe. Portanto,
investir nessa prática é fundamental para gerar resultados eficazes na
realização de tarefas.
Entre comunicação e liderança existe uma forte conexão, considerando a
importância da transmissão clara e objetiva de uma mensagem. São dois conceitos
que devem caminhar lado a lado para que a empresa obtenha bons resultados.
Mais do que falar, o líder deve saber se expressar e garantir que foi
compreendido, para evitar os problemas e ruídos da comunicação. É preciso
adotar boas práticas que assegurem um diálogo fluido e efetivo.
O objetivo deste post é falar sobre o impacto que a comunicação e liderança tem
no sucesso uma da outra. Continue lendo e veja como o RH pode ajudar a promover
essa relação e quais são as boas práticas para aprimorar esses dois conceitos
na empresa!
Comunicação e liderança: uma parceria de sucesso
O desenvolvimento de um líder depende de diversos fatores e, entre eles, está,
especialmente, a capacidade de comunicação efetiva, uma vez que impacta no
relacionamento com os colaboradores e resultados da empresa.
Em meio a projetos, processos e atividades, a comunicação é uma das
aplicações mais essenciais para manter a qualidade do relacionamento entre
líderes e equipes, além do próprio ambiente de trabalho.
Um clima organizacional saudável pode ser percebido em um espaço onde todos
interagem com clareza, focados em um mesmo objetivo. A liderança é a maior
responsável por promover e transformar a comunicação em uma ferramenta
mediadora e construtiva.
A falta dessa habilidade acarreta danos nas relações e, por consequência, pode
influenciar na queda de produtividade e gerar retrabalho. Já a boa comunicação
estabelece um nível maior de confiança entre líderes e liderados, o que faz com
que as atividades se desenvolvam mais facilmente".
Fonte:
https://gptw.com.br/conteudo/artigos/comunicacao-e-lideranca/. Acesso em: 1
maio 2023.
Em posse da leitura do exposto, acompanhe a situação fictícia a seguir:
Imagine que você é um(a) Gestor(a) Sênior na Cluster Company (empresa
fictícia), responsável por outros gerentes e coordenadores de linha (setores da
empresa). Assim, você identificou a recorrência de alguns problemas de
comunicação interna oriundos, especificamente, das relações entre os gerentes e
coordenadores e suas respectivas equipes e departamentos.
Essa situação tem gerado situações desconfortáveis, envolvendo mal-entendidos e
problemas de relacionamento, e isso está impactando diretamente na motivação
dos funcionários e, consequentemente, nos resultados da empresa.
Informações importantes sobre o caso fictício:
- Ao todo, você comanda um total de 10 gerentes e coordenadores departamentais.
- Entre outros problemas identificados, estão a falta de clareza nos
direcionamentos das tarefas a serem executadas, o tom agressivo por parte dos
gerentes e coordenadores ao falar com seus subordinados e a omissão de
informações importantes para que as entregas estejam dentro dos parâmetros
desejados.
- Há certa urgência em conscientizar os gerentes e coordenadores dos problemas
identificados e implementar ações de resolução.
Diante do contexto apresentado, a partir do case proposto,
para fins desta Atividade MAPA, enquanto Gestor(a) Sênior da Cluster Company, a
sua missão será pensar em ações para auxiliar os seus gerentes e coordenadores
a lidar com os problemas identificados, atendendo às seguintes etapas:
ETAPA 1: descrever, de maneira breve, apenas com informações essenciais,
os seguintes elementos:
a) Qual(is) é(são) o(s) problema(s) a ser(em) resolvido(s)?
b) Qual(is) a(s) ação/solução(ões) proposta(s)?
c) Quais são os objetivos a serem alcançados? Pelo menos, três objetivos.
Obs.: a resolução desta etapa poderá e deverá ser feita a partir das
informações disponíveis no case apresentado. Trata-se de um
resumo do projeto para solução dos problemas identificados.
ETAPA 2: elaborar/escrever um roteiro/script para uma apresentação
das ações e soluções descritas no item b) da Etapa 1 para ajudar os gerentes e
coordenadores de linha a lidarem com os problemas de comunicação interna
identificados.
Obs.: ao elaborar o script, pense no início, meio e fim da
apresentação, de modo que cause impacto positivo e gere interesse e aceitação
por parte da sua equipe de gerentes e coordenadores em relação às ações
propostas. Imagine-se apresentando ao seu time de gestores.
ETAPA 3: justifique a escolha de cada uma das recomendações e ações
propostas no item b) da Etapa 1.
Obs.: você poderá fazer isso levando em consideração os objetivos a serem
alcançados, descritos no item c) da Etapa 1.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Realize uma leitura das Unidades 4 e 5 do livro da disciplina.
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para
download no Material da Disciplina.
- Mais importante que o número de linhas é a qualidade da sua resposta,
portanto, certifique-se de que está atendendo exatamente e por completo ao que
é solicitado no comando de cada etapa.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes
de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "Fale com o
mediador".
Bons estudos. Sucesso!
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