MAPA - GCOM - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 532023
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A
formação do ambiente de marketing se dá por meio de fatores incontroláveis, ou
seja, sobre os quais a empresa não tem controle. Esses fatores podem incluir
vários ambientes externos à empresa. O ambiente de marketing, geralmente,
envolve forças e tendências de longo prazo que moldam o ambiente de negócios, e
não apenas uma empresa específica.
Todos
os ambientes de marketing são importantes para a compreensão do contexto em que
uma empresa está inserida e para a formulação de estratégias e tomada de
decisões. A análise desses ambientes ajuda a identificar os principais agentes
e as suas interações, permitindo à empresa ajustar suas práticas e abordagens
para atender às necessidades e expectativas dos stakeholders. Por
meio da análise desses ambientes, também é possível ajudar a identificar
ameaças e oportunidades de longo prazo, possibilitando a antecipação da empresa
de se adaptar às mudanças e tendências de mercado.
Nesse
sentido, o marketing se debruça sobre o entendimento dos ambientes micro e
macro das empresas. No nível de microambiente, ele se concentra nos
relacionamentos com clientes, fornecedores, concorrentes e intermediários de
marketing. No nível macroambiente, o marketing deve acompanhar e se adaptar aos
fatores econômicos, políticos, legais, socioculturais e tecnológicos para
garantir o sucesso da empresa em um ambiente em constante mudança.
Vale
ressaltar, ainda, que as tendências de mercado variam de acordo com a indústria
e as características de cada mercado específico. As empresas que estão atentas
a essas tendências, geralmente, adaptam-se às demandas em constante evolução
dos consumidores, apresentando maior probabilidade de se destacar e ter
sucesso.
Uma
tendência do mercado de panificação é a padaria de fermentação natural,
caracterizada como um tipo específico de padaria que se concentra em produzir
pães usando um processo de fermentação natural. Nesse tipo de padaria, a massa
do pão é fermentada com leveduras e bactérias presentes naturalmente no
ambiente, sem a adição de fermento comercial, industrializado.
Na realidade, a fermentação natural é um método antigo de produção de pães que
tem ganhado popularidade nos últimos anos devido aos seus benefícios para a
saúde e o sabor. Nesse processo, a massa do pão é deixada para fermentar por um
período prolongado, geralmente, de várias horas a alguns dias. Durante esse
tempo, as leveduras e bactérias presentes na farinha e no ambiente começam a se
alimentar dos açúcares presentes na massa, produzindo dióxido de carbono e
ácido láctico como subprodutos. Esses subprodutos são responsáveis pela
formação das bolhas de ar e pelo sabor característico do pão de fermentação
natural.
Fonte:
adaptado de:
https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fecitac/article/view/3406/2746. Acesso
em: 27 jun. 2023.
Uma padaria de panificação de fermentação natural, geralmente, usa ingredientes
simples e de alta qualidade, como farinha orgânica, água filtrada e sal
marinho. O processo de produção pode ser mais lento em comparação com a
panificação convencional, devido ao tempo necessário para a fermentação
adequada. No entanto, os pães resultantes costumam ter uma textura mais leve,
uma casca crocante e um sabor rico e complexo.
Além dos pães tradicionais, uma padaria de fermentação natural pode oferecer
uma variedade de produtos assados, como croissants, brioches, baguetes e bolos,
dentre outros produtos, todos feitos com ingredientes selecionados. Essas
padarias tendem a atrair consumidores que valorizam ingredientes naturais,
processos artesanais e pães autênticos. A tendência de voltar às raízes da
panificação e à produção de alimentos mais saudáveis impulsionou o crescimento
e a popularidade das padarias de panificação de fermentação natural em muitas
partes do mundo.
Fonte:
https://br.freepik.com/fotos-gratis/acima-vista-pao-na-mesa-de-madeira_8218704.htm#query=p%C3%A3o%20de%20fermenta%C3%A7%C3%A3o%20natural&position=29&from_view=search&track=ais.
Acesso em: 27 jun. 2023.
Você,
enquanto contratado de uma padaria de panificação de fermentação natural, com
base nas leituras prévias do conteúdo e no exposto, leia atentamente o que se
pede a seguir e analise bem as questões para respondê-las:
1. O ambiente de marketing é composto por fatores externos à empresa que estão
além do seu controle, no entanto, tem um impacto significativo em suas
operações e no ambiente de negócios, de maneira geral. O marketing deve,
portanto, monitorar e se adaptar a esses fatores e tendências para se manter
relevante e competitivo. Cite e descreva três desses ambientes.
2. Agora que você escolheu três de todos os ambientes que compõem o ambiente de
marketing, explique de que maneira cada um deles pode vir a influenciar direta
ou indiretamente o funcionamento de sua padaria de panificação de fermentação
natural.
Orientações:
- Para realizar a atividade, você precisa utilizar o Formulário Padrão do MAPA
(formato Word). Ele está disponível no ambiente da disciplina, no ícone
Materiais >> Material da Disciplina.
- Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático
ou da Internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da
atividade.
Dúvidas?
Fale com o seu professor mediador!
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