MAPA - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2023
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
============================================================
Olá,
estudante!
A
partir das discussões realizadas durante a disciplina de Teorias da
Administração, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos
aprendidos sobre Planejamento Estratégico (Matriz SWOT). A proposta da
Atividade MAPA é que você, enquanto futuro(a) profissional, analise o ambiente
organizacional de uma empresa, avaliando aspectos influenciadores, tanto
internos como externos. Dessa forma, para desenvolver esta atividade você
deverá seguir as seguintes etapas:
PRIMEIRA
ETAPA: compreender o conteúdo abordado na atividade. Para isso, você deve:
* Ler
o conteúdo da Unidade 5 do livro didático, que explica as características
básicas da Matriz SWOT.
* Ler
o texto “Matriz SWOT: entenda como usar e as vantagens para sua empresa”.
* Ler
e analisar o Estudo de Caso da construtora Preço Justo (caso fictício).
* Ler
o material extra sobre a Matriz SWOT, arquivo disponível na pasta
"Material da Disciplina". * Assistir às aulas conceituais
(disponíveis no Studeo), referente ao tema da atividade.
*
Assistir ao vídeo sobre Matriz SWOT pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=SjNMKb46n80.
Para isso, copie e cole o link em seu navegador.
SEGUNDA ETAPA:
leitura e análise do Estudo de Caso apresentado na atividade.
TERCEIRA
ETAPA: realizar e enviar a atividade solicitada.
* Após realizar o solicitado nas etapas 1 e 2, você
deverá analisar o caso apresentado, responder as questões propostas e enviar
sua atividade no Studeo.
Dicas dos
professores:
* Busque compreender os elementos que compõem a
Matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).
* Leia o conteúdo dos capítulos 3 e 4 do livro
disponível na Minha Biblioteca do Studeo: BRUGNOLO FILHO, Mariano. Gestão
Estratégica de Negócios. [S.l.]: Saraiva, 2018.
Vamos lá?!
PRIMEIRA
ETAPA: compreendendo o conteúdo abordado na atividade.
"Matriz
SWOT: entenda como usar e as vantagens para sua empresa.
Imagine que você tenha a opção de viajar para um país
novo mês que vem e vai fazer um quadro de prós e contras para tomar essa decisão.
Você vai pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de
tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse
destino, se a moeda está favorável, se há boas condições de segurança, entre
diversas características que fogem do seu controle. Nas empresas, a Matriz SWOT
cumpre esse papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em
uma empreitada.
Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as
forças (S, de strengths) fraquezas (W, de weaknesses) do negócio – fatores
internos – assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de
threats) do macroambiente – fatores externos. Muito utilizada pelas empresas
durante o planejamento estratégico e para novos projetos, ela consiste em uma
análise detalhada da situação do negócio no cenário econômico, o que ajuda o
empreendedor na tomada de decisão. Seu principal objetivo é dar um diagnóstico
estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar
diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar.
Como montar
uma matriz SWOT?
O primeiro passo para colocar em prática essa técnica
estratégica é definir quais são os pontos fracos e fortes do ambiente interno
do negócio, ou seja, o que é controlado pela empresa. Os pontos fracos ou
fraquezas consistem em analisar o que pode ser feito para melhorar o negócio:
se os funcionários possuem as capacidades que o cargo exige, quais as
deficiências de seus funcionários, produtos e/ou serviços, e porque seus
clientes não voltam após uma compra.
Em seguida, definem-se os pontos fortes, que devem
ser algo como: o que você faz de melhor na empresa, de quais recursos o
empreendimento dispõe, o que seu negócio possui de melhor em relação ao
concorrente e o que faz seus clientes retornarem à empresa.
Por fim, deve-se analisar o ambiente externo do
negócio, ou seja, o que a empresa não consegue controlar. Nesse quesito, são
observadas as oportunidades que existem no mercado, como as
tendências/novidades, expansão da linha de produtos, chances de conquistar
novos clientes, ou seja, o que pode gerar receita e valor. Também são
exploradas as ameaças que a empresa pode sofrer, como novas empresas para o
mesmo nicho, queda no padrão de consumo, investimento de novas tecnologias por
concorrentes ou o que puder afetar negativamente a receita ou a imagem do
negócio.
Uma dica é listar todos os pontos levantados em um
quadrante, separado nesses 4 aspectos. Depois, dê uma nota de prioridade para
cada item, seguindo o critério de sua preferência, e classifique cada item da
lista de 5 (excelente) a 1 (fraco). Multiplique a nota de prioridade pela
classificação, logo obterá um valor x sobre aquele item final, que te dará uma
visão ampliada sobre onde focar esforços.
Mantendo a
empresa preparada para os desafios
Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva
para definir relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com
o que se verifica de mais importante no mercado, seja a nível local ou global.
A análise permite entender a posição de sua empresa comparada a seus
concorrentes, conferindo mais confiança, segurança e força para lidar com os
imprevistos e situações desafiadoras".
SEGUNDA ETAPA:
leitura e análise do Estudo de Caso (fictício).
Estudo de
caso: Construtora Preço Justo
A empresa Preço Justo, é uma pequena empresa de
construção civil e de consultoria imobiliária e possui como principal objetivo
a construção e venda de imóveis de baixo custo. A empresa, no ano de 2022,
havia completado apenas 15 anos de existência e, apesar de ser uma pequena
empresa familiar, com algumas limitações da alta administração, conseguiu
atingir um grande nível de sucesso em suas atividades.
No entanto, durante o ano de 2022, o mercado de
construção civil enfrentou um grande problema mercadológico ocasionado pela
crise financeira que atingiu o país. Para não encerrar suas operações, a
empresa Preço Justo precisou, assim como grande parte das empresas do segmento,
realizar diversos estudos e análises sobre os ambientes organizacionais para
futuras adaptações.
Durante a crise financeira, os gestores da empresa
identificaram que algumas decisões regulatórias (criação de leis) poderiam
afetar negativamente a empresa e, também, que o cenário econômico, devido à
crise, reduziria o poder de compra dos consumidores. E, apesar da empresa
apresentar excelente saúde financeira, equipe capacitada e produtos de
qualidade, seria inevitável que a organização sofresse algum tipo de impacto.
Diante das decisões tomadas pela alta administração, a organização conseguiu
ajustar seu portfólio e priorizar algumas estratégias, como, por exemplo,
investir em máquinas e equipamentos de alta qualidade e reduzir seus custos
operacionais.
Após alguns meses da crise, muitas empresas do mesmo
segmento fecharam as portas possibilitando que a empresa Preço Justo expandisse
seu mercado e ampliasse seu portfólio de produtos e serviços. Essa facilitação
foi possibilitada por um grande investimento do Governo Municipal, que, por
iniciativa, decidiu realizar empréstimos com juros baixos para empresas de
pequeno porte e, também, reduziu os impostos locais sobre a construção civil.
A empresa Preço Justo, por apresentar traços de uma
empresa familiar pequena, mesmo depois da reestruturação, apresentava
limitações quanto às habilidades gerenciais dos gestores, o que dificultava o
processo de comunicação (ineficiência) entre alta administração e
colaboradores, e desmotivação da equipe, por exemplo.
Agora, é com
você!
TERCEIRA
ETAPA: realização e envio da atividade.
A partir das leituras realizadas e considerando o
Estudo de Caso apresentado, faça o que se pede:
1. Escreva um texto de até 15 linhas descrevendo a
importância da ferramenta Matriz SWOT e de cada um de seus quadrantes para o
planejamento estratégico de uma organização, seja ela de grande, pequeno ou
médio porte.
2. Com base no Estudo de Caso da Construtora Preço
Justo, construa uma Matriz SWOT — análise dos ambientes: externo e interno —
identificando, ao menos, três oportunidades, três ameaças, três pontos fortes
e, também, três pontos fracos.
3. A partir da Matriz SWOT realizada na questão 2 e
da identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, elabore uma
estratégia de melhoria para cada FRAQUEZA identificada.
0 comentários:
Postar um comentário