MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2023
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Leia os
trechos a seguir:
“Quando é percebida, na organização, a necessidade de
uma competência a ser desempenhada por uma pessoa, abrem-se vagas; ou quando é
feita uma projeção de futuras necessidades, inicia-se o processo de
recrutamento – ou captação de pessoal. Esse é um processo importante porque
procura não apenas divulgar vagas, mas também atrair talentos, pessoas
qualificadas para preencher as atuais ou futuras necessidades da organização”.
“A busca pelo melhor posicionamento no mercado, com
foco no fator humano como vantagem competitiva, fez com que a dimensão do
treinamento e do desenvolvimento de colaboradores ganhasse, ao longo dos
últimos anos, novos contornos. As empresas buscam, atualmente, pessoas ousadas,
ágeis, empreendedoras, que não tenham medo de assumir riscos. Segundo Araújo e
Garcia (2010), essas qualidades e competências não eram sequer citadas em obras
de Administração anteriores aos anos de 1990.
Munir-se de talentos nos seus quadros de funcionários
é uma tarefa árdua para as organizações, as quais certamente não suprirão as
suas necessidades de talentos apenas procurando no mercado. Como coloca
Shinyashiki (1998 apud ARAUJO; GARCIA, 2010, p. 95), 'o investimento em
treinamento visando desenvolver profissionais especializados e valorizados
ainda é a melhor solução neste processo de transformações'.”
Na Unidade 2 do livro, são abordados os temas de
Recrutamento e Seleção de Pessoas e, na Unidade 4, o Treinamento e
Desenvolvimento das Equipes. Preencher as posições em aberto na empresa com os
profissionais mais adequados e desenvolver os integrantes da organização são
bases de uma boa Gestão de Recursos Humanos, com a qual a política de
treinamento e desenvolvimento da empresa deve estar alinhada.
Agora, leia
esse exemplo fictício de situação:
A empresa Chocodoce é fabricante de doces à base de
chocolate e, hoje, tem 12 lojas no estado em que está situada. Com nove anos de
atuação, surgiu como uma empresa familiar, na cozinha da casa de Dona Aurora, e
rapidamente cresceu, impulsionada pela qualidade dos doces e pela criatividade
de sua fundadora. Dona Aurora é uma pessoa humilde, de pouco estudo, porém tem
uma presença forte que inspira todos. Ela vai diariamente até o escritório
central e passa seus dias na cozinha de testes, aprimorando as receitas e
desenvolvendo novos produtos.
Seus dois filhos, Carlos e Mateus, cuidam da parte
administrativa e das vendas, respectivamente. Sua filha Juliana é a responsável
pelo RH da Chocodoce. Com o sucesso dos negócios, Dona Aurora conseguiu que
seus filhos se formassem na faculdade, o que aconteceu nos últimos 18 meses,
tornando-os mais qualificados para as posições que ocupam. Mesmo assim, ela
sabe que falta bastante para eles e tem a ideia de mudar essa situação.
Todos os colaboradores são incentivados a estudar, e
a Chocodoce quer ter uma política de treinamento e desenvolvimento sólida, o
que Juliana está incumbida de criar. A cultura da empresa ainda é muito
familiar, e Dona Aurora se preocupa com isso, pois sente que, se resolver se
aposentar, a empresa pode sentir o baque da sua ausência, e ela teme que isso
afete os negócios. Seu desejo é fortalecer a cultura da Chocodoce como empresa,
e não como “o negócio da Dona Aurora”. A missão, a visão e os valores da
empresa são:
Missão:
tornar a vida das pessoas mais doce por meio de produtos de qualidade que
cheguem a qualquer lugar do mundo.
Visão: ser
a maior empresa nacional de vendas de produtos de chocolate na internet até
2025. Valores: excelência em
produtos e atendimento, trabalho em equipe, ética profissional, respeito pelas
pessoas, desenvolvimento profissional e valorização do conhecimento.
Dentro do planejamento estratégico da Chocodoce, está
a expansão do negócio na internet, que, hoje, funciona de forma tímida e muito
reativa. Para isso, o desafio atual é contratar novos talentos para a
recémcriada área de Marketing Digital e novos colaboradores para a área
produtiva, pois a ampliação da fábrica já está acontecendo. Além disso, Dona
Aurora fez um pedido especial à Juliana: que ela planejasse um presente para todos,
em forma de uma capacitação, que colaborasse com a qualidade de vida deles,
como forma de agradecer todo o empenho da equipe nos últimos anos e deixá-los
felizes e satisfeitos com a empresa, assim como a Chocodoce está feliz e
satisfeita de tê-los em seu quadro de colaboradores.
A partir das leituras anteriores, sua tarefa, agora,
é assumir o papel de Juliana como gestor(a) de RH e apresentar um planejamento
acerca do caso apresentado. Para tanto, deve desenvolver as seguintes
especificações:
A. Elaborar um
processo de contratação de um gestor para a área de Marketing Digital
Espera-se que você apresente um planejamento de
recrutamento e seleção que contenha:
1. Definição do perfil do cargo de Gestor de
Marketing Digital.
2. Proposta de processo de recrutamento para a vaga
de Gestor de Marketing Digital, detalhando o que será feito em cada uma das
suas quatro etapas.
3. Proposta para a seleção do melhor candidato a
partir do processo de recrutamento, incluindo o detalhamento e a justificativa
de, pelo menos, duas técnicas de seleção.
B. Elaborar
uma proposta de capacitação para todos os integrantes da Chocodoce
Espera-se que você apresente uma proposta de
treinamento e/ou desenvolvimento que contenha:
1. Qual ou quais os temas serão abordados nessa
capacitação e como será realizada a escolha desses temas.
2. Qual técnica/metodologia/ferramenta será
utilizada, com a sua justificativa da escolha.
3. Como será a divulgação dessa capacitação para os
colaboradores e como será o incentivo para a participação.
4. Detalhar qual o resultado esperado e como será
avaliado o resultado atingido.
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