MAPA - RH - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2023
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1ª QUESTÃO
"Os impactos do sucesso de um
negócio, está relacionado com as atividades da Gestão de Pessoas, por isso,
elas devem estar bem estruturadas e planejadas."
Caro estudante, iniciaremos a Atividade MAPA da disciplina de
Planejamento de Recursos Humanos com um case fictício, dividido em três
momentos, para facilitar a sua compreensão e análise do texto.
Momento 1: O negócio:
A Rede de Farmácias SOLMAIS (nome fictício),
que está há 7 anos no mercado, possui unidades nas Capitais e cidades dos
Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, atualmente são 65 lojas
e 350 funcionários.
A Rede de Farmácias SOLMAIS tem como
missão: “Oportunizar saúde e qualidade de vida, garantindo o crescimento e a
perpetuidade do negócio”. Como Visão, a empresa intenciona, “Ser reconhecida
por nossa capacidade de servir, crescer e compartilhar, valorizando as pessoas
e promovendo a saúde de forma sustentável”.
Diante disso, o Presidente da Rede de
Farmácias SOLMAIS, instalou em 2016, uma unidade administrativa, para organizar
e promover o desenvolvimento de sua empresa.
Todas as decisões tomadas na empresa,
são realizadas pelos gestores de cada departamento junto ao proprietário que
ocupa a cadeira da Presidência, sendo: Recursos Humanos, Controladoria,
Contabilidade, Financeiro, Departamento Pessoal, Supervisor de lojas,
Marketing, Comercial, Processos, Jurídico, Gestão de Projetos e Processos,
entre outros departamentos essenciais para a gestão do negócio, entretanto o
levantamento de dados para análises, são realizados por planilhas em Excel, o
único software mais preciso e utilizado pela organizacional, está relacionado
com a parte comercial.
Está no planejamento do negócio da
empresa a expansão do número de filiais, para as demais cidades das capitais
onde atuam, com objetivo de chegar até 120 lojas até o primeiro semestre de
2024.
Momento 2: Cenário atual da
organização:
A unidade administrativa da Rede de
Farmácias SOLMAIS está enfrentando desafios muito comuns encontrados nas
empresas, a triagem dos currículos, que demandava muito tempo da equipe de
Recursos Humanos (RH). Outro desafio enfrentado pela organização foi a
constatação pela gestão de RH no aumento no índice de turnover de 45% em todas
as lojas no período de 2018 à 2022, foi um aumento significativo, em todas as
funções das lojas, como caixa, atendentes, farmacêuticos e gerentes e dentre as
principais queixas relacionadas estão:
16 % - Falta de motivação.
18 % - Sem perspectivas de crescimento.
19 % - Insatisfação com o trabalho em equipe.
17 % - Insatisfação com o relacionamento interpessoal.
15 % - Não há um bom relacionamento entre gerentes e
equipes.
15 % - Insegurança devido à falta de comunicação e conhecimento
sobre os processos organizacionais.
Com o índice de turnover elevado, o
processo de recrutamento e seleção acaba sendo prolongado e, consequentemente,
as atividades dos subsistemas de RH ficam em 2º plano, como mostra os
resultados mais relevantes apresentados nas entrevistas de desligamento.
Em busca de superar as dificuldades
atuais, e alinhar os objetivos organizacionais ao desenvolvimento de pessoas, a
organização procurou por ajuda especializada, e contratou os serviços de
Consultoria de RH e Negócios, do qual VOCÊ, aluno, é o responsável, e cujos
benefícios incluem maior engajamento e performance da equipe, contratações mais
efetivas e melhor controle sobre os processos internos, além de atender as
demais demandas na área de Gestão de Pessoas.
Conforme o levantamento e análise dos
objetivos organizacionais realizados pela sua empresa de consultoria, foi
constatado que as principais atividades de Recrutamento e Seleção eram
realizadas da seguinte forma:
Análise de currículos: a empresa não possuía
um banco de dados, então os currículos eram entregues pessoalmente pelos
candidatos nas lojas que, por sua vez, encaminhavam por malotes para a unidade
administrativa. O setor de RH também recebia os currículos via e-mail, não
havia estrutura para realizar o recrutamento interno e a divulgação das vagas
realizadas apenas em classificados nos jornais.
Seleção: após a triagem dos
currículos, a seleção de pessoal é realizada apenas por meio de entrevista com
o gestor da área contratante, estes gestores também não possuem habilidades
para realizar esta tarefa, também não há um modelo a ser seguido.
Treinamento e Capacitação: a empresa
não investe na aprendizagem de seus colaboradores, cada loja tem liberdade para
realizar ou não a integração, treinamentos operacionais entre outros, sendo
assim, colaboradores novos aprendem, na maioria das vezes, sem acompanhamento,
logo isso acaba desmotivando as pessoas e gerando um relacionamento
interpessoal insatisfatório, levando aos pedidos de demissões.
Outras falhas também foram
encontradas, como: plano de carreiras, gestão do desempenho, alinhamento de
informações, falta de comunicação, mau atendimento etc.
Momento 3: Seu desafio como
profissional de RH:
Diante das informações coletadas por
sua empresa de Consultoria em RH e Negócios, agora você precisa apresentar um
Planejamento de Recursos Humanos a ser implantado no primeiro semestre de 2023,
com a proposta de uma reestruturação das atividades-chave da área de RH. Este
planejamento será apresentado para validação do Presidente da SOLMAIS, junto a
área de Recursos Humanos. Em sua apresentação deverá conter as seguintes
etapas:
1) Diagnóstico interno do negócio da
Rede de Farmácia SOLMAIS, identificando dois pontos fortes e fracos;
2) Elaboração de um plano de metas e
objetivos considerando os objetivos do RH e os dados levantados no diagnóstico.
(Apresente no mínimo 5 itens);
3) Elaboração de um plano de ação
contendo o conjunto de áreas e ações de RH a serem realizadas, para que os
objetivos do plano de metas sejam plenamente alcançados. (Apresente no mínimo 5
ações);
4) Como Profissional de RH, apresente
suas considerações finais, ressaltando a importância sobre a elaboração do
Planejamento de RH da SOLMAIS.
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