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- INTRODUÇÃO À ENGENHARIA- 512023
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M.A.P.A. – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
Olá, estudante!
ESTA ATIVIDADE M.A.P.A. DEVE SER FEITA INDIVIDUALMENTE.
LEIA TODO O ENUNCIADO COM ATENÇÃO ANTES DE COMEÇAR A FAZER A ATIVIDADE.
Como finalizar e entregar a Atividade M.A.P.A.:
Ao final do seu trabalho, é necessário que você tenha um arquivo em
mãos. O mesmo deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de
arquivo DOC/DOCX ou preferencialmente em PDF,
sendo que apenas esses formatos serão aceitos.
Obs 1.: O STUDEO ACEITA SOMENTE O ENVIO DE UM ANEXO/ARQUIVO.
Obs 2.: Em materiais da disciplina, poderá ser encontrado um template (modelo
padrão) para que você possa adaptar o seu próprio trabalho (não é obrigatório o
uso do template, você pode usar um modelo de sua escolha para entregar o
trabalho).
Problemas frequentes a evitar:
Coloque um nome simples no seu arquivo. Se
o nome tiver caracteres estranhos (principalmente
pontos) ou for muito grande é possível que a equipe de correção não
consiga abrir o seu trabalho e ele seja zerado;
Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .PDF
para evitar incompatibilidades;
Verifique se você está enviando o arquivo correto! É a Atividade M.A.P.A.
da disciplina de Introdução à Engenharia? É outra atividade de estudo?
Como enviar o seu arquivo:
Ao final do enunciado desta atividade, aqui no Studeo, tem uma caixa de envio
de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até a
caixa de envio de arquivo;
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo
certo, pois uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o
arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o
download para conferir.
ATENÇÃO!!!
Sobre plágio e outras regras:
Esta Atividade M.A.P.A. é, obrigatoriamente, individual, ou seja, não pode
ser feita em duplas, trios, quartetos etc.;
Não é permitido que duas ou mais pessoas entreguem o mesmo trabalho. Se isso
acontecer, todos os envolvidos terão suas atividades zeradas;
Trabalhos com plágio, copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
SITUAÇÃO
PROBLEMA 1
Uma das maiores empresas de consultoria
estratégica mundial (BNO Consulting Group) te contratou para realizar a gestão
de todos os projetos de Engenharia referentes à transição energética. Alguns
clientes precisam entender de forma mais detalhada e analítica a demanda de
energia no Brasil para compor o plano de negócios que visa instalar plantas de
produção de equipamentos hospitalares no país. Você recorre aos dados do
Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para conferir o valor da carga (MW)
em um determinado instante de tempo para o Sistema Interligado Nacional (SIN) e
coleta os dados em tempo real, apresentados na Figura 1.
A partir dos conhecimentos adquiridos em aula, livro didático e na
leitura detalhada desta atividade, responda:
a) É possível afirmar que os dados obtidos pelo ONS representam a matriz
elétrica do Brasil?
b) Segundo o glossário do ONS, a carga representa a potência requerida
por um sistema ou equipamento elétrico. Considere que a carga mostrada na
Figura 1 representa a média de energia utilizada por hora em um dia. Assim,
calcule a demanda quantidade de energia per capita do país, em kWh, para o dia
analisado. Considere que o Brasil possui 214 milhões de habitantes e explique o
raciocínio utilizado nos cálculos.
SITUAÇÃO PROBLEMA 2
Finalizado o projeto sobre a demanda de energia no Brasil, você foi
alocado em outro projeto com o objetivo de entender o cenário de emissões de
gases de efeito estufa (GEE) no país. Seus gestores e clientes requerem
informações precisas e atuais sobre as vantagens e desvantagens de se investir
no Brasil quando o assunto é desenvolvimento sustentável.
Sua equipe já possui a informação de que o Brasil pode ser uma potência
na economia verde global, porém se apresenta como um dos maiores emissores de
GEE do mundo. Além disso, a equipe de Engenharia já identificou alguns insights (achados a
partir das fontes consultadas). Agora cabe a você validar as informações
coletadas, com responsabilidade, para que haja uma efetiva comunicação de
ciência.
O que deve ser feito?
Você deverá percorrer a Trilha de Aprendizagem proposta e validar
os insights obtidos a partir delas como verdadeiros ou falsos, justificando
todas as suas respostas.
Trilha de Aprendizagem
I – Mudanças climáticas – Emissões de gases de efeito estufa aumentam no
Brasil.
Relatório anual do Observatório do Clima indica aumento de 9,6% em 2019,
em relação a 2018. Mudanças no uso da terra e agropecuária correspondem a 72%
dos gases de efeito estufa emitidos no país.
Fonte: disponível em:
https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2020/11/emissoes-de-gases-estufa-aumenta-no-brasil-atividades-rurais-lideram.
Acesso em: 24 jan. 2023.
II – Emissões totais do Brasil pelo Sistema de Estimativas de Emissões e
Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).
É uma iniciativa do Observatório do Clima criada em 2013 que compreende
a produção de estimativas anuais das emissões de gases de efeito estufa no
Brasil, documentos analíticos sobre a evolução das emissões e um portal na
internet para disponibilização de forma simples e clara dos métodos e dados do
sistema. Explore as emissões de gases de efeito estufa categorizados por
setores.
Observação: explore este site!
https://plataforma.seeg.eco.br/total_emission.
III – Brasil pode ser uma potência verde global. Mas tem um preço: US$ 2
trilhões
Os retornos desse investimento vão além do seu propósito inicial, de
garantir a sobrevivência do planeta: uma economia verde pode gerar quase 2
milhões de empregos, um aumento no PIB de R$ 2,8 trilhões, a restauração de 12
milhões de hectares de terra e R$ 742 milhões captados a partir de arrecadação
de impostos.
https://www.uol.com.br/tilt/colunas/leticia-piccolotto/2022/09/27/brasil-potencia-global-e-verde-mudanca-climatica-crise-do-clima.htm
Insights:
a) Um relatório intitulado Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções
de Gases de Efeito Estufa (SEEG), produzido pelo Observatório do Clima e
publicado em 2020, aponta que os setores de uso da terra, agropecuária e de
energia correspondem por mais de 90% do cenário de emissões no Brasil.
b) Em 2015, no acordo de Paris, o Brasil estabeleceu como uma de suas
Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) uma redução de 43% até 2030 em
relação ao ano que o acordo de Paris ocorreu. No cálculo líquido, considera-se
a taxa bruta subtraída pelo volume de remoções de carbono da atmosfera.
c) No ano de 2019, só o desmatamento foi responsável por,
aproximadamente, 920 milhões de toneladas de gases de efeito estufa emitidos na
atmosfera.
d) Os processos industriais correspondem por 5% do total de emissões de
2019, segundo o site do SEEG. Ao analisar de forma mais detalhada, é possível
identificar que a produção de minerais é a que mais contribui para as emissões
deste setor.
e) O Brasil é o quinto maior emissor de metano do mundo. O setor de
agropecuária é o maior emissor de metano do Brasil, responsável por 14,54
milhões de toneladas em 2020, ou 71,8% das emissões. O setor de energia é o
segundo maior emissor de CH4 no país. Temos, entretanto, o
potencial para redução de 75% do metano empregando todas as tecnologias
conhecidas em escala.
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