MAPA - DESENHO TÉCNICO - 512023
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
============================================================
M.A.P.A. DESENHO TÉCNICO
O DIA A DIA DO DESENHISTA
Olá, aluno(a)! Tudo bem? Seja bem-vindo(a) a nossa atividade M.A.P.A. da
disciplina Desenho Técnico. A atividade tem como tema “o dia a dia do
desenhista”, e está dividida em três etapas, abordando os conteúdos que serão
estudados ao longo de toda a disciplina Desenho Técnico.
As suas principais tarefas nesse M.A.P.A. serão:
- desenhar um
projeto a partir da descrição verbal de uma peça;
- desenvolver croquis em perspectivas axonométricas e oblíquas;
- apresentar a projeção ortográfica do projeto anterior;
- desenvolver as projeções de um novo projeto.
Bom trabalho!
INSTRUÇÕES DE
ENTREGA
- Este é um
trabalho INDIVIDUAL.
- As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA
Desenho Técnico disponibilizado. Sobre o seu preenchimento, é
necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
- toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários
deve ser citada ao final da questão;
- após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA Desenho
Técnico deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo
DOC / DOCX ou PDF, e apenas estes formatos serão aceitos;
- o Modelo de Resposta MAPA Desenho Técnico pode ter quantas páginas você
precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura;
- o Modelo de Resposta MAPA Desenho Técnico deve ser enviado única e
exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina.
Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é
considerada;
- a qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha
tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre
o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho,
melhor!
Problemas frequentes a evitar:
- coloque um nome
simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio;
- se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar
incompatibilidades;
- verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina
certa? Ele está preenchido adequadamente?
Como enviar o arquivo:
- acesse no
Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página
há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então
selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;
- antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo,
pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos
que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir
se está de acordo com o arquivo entregue.
Sobre plágio e outras regras:
- trabalhos
copiados da internet ou de outros alunos serão zerados;
- trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você
tenha sido o autor;
- a equipe de mediação está a sua disposição para o atendimento das dúvidas por
meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
VOCÊ ESTÁ
PREPARADO(A)?
Nas próximas
páginas, você será DESAFIADO(A)! Como futuro(a) profissional da área de
tecnologia, queremos que você desenvolva habilidades essenciais para a sua
jornada, como: analisar, sistematizar, refletir e tomar decisão. Uma
aprendizagem ativa relevante é relacionada a nossa vida, aos nossos projetos e
expectativas. E nisso, o Desenho Técnico é excelente! Analisar e interpretar os
desafios da vida real para a tomada de decisão, transformando-os em um objeto
de estudo que permita a aplicação de conceitos de tecnologia na vivência
prática de concepção de projetos.
O objetivo deste
desafio é provocar o seu senso de interpretação, buscando os fundamentos
necessários à explicação e compreensão das questões propostas, conectando o
conteúdo de Desenho Técnico à realidade de uma determinada indústria. Além
disso, este desafio proporciona autonomia para que você seja capaz de organizar
suas atividades mentais, de modo a desenvolver não somente o que compete as
suas atribuições como estudante, mas também como futuros profissionais.
Nossa atividade está dividida em três etapas que deverão ser feitas
individualmente. Você será desafiado(a) a realizar uma interpretação de uma
determinada peça primeiramente usando a descrição verbal de um cliente. Em
seguida, aplicará conceitos de perspectivas e projeções em uma indústria que
você foi contratado(a) para desenhar e executar. Assim, seus
conhecimentos serão colocados à prova! Você está preparado(a)? Vamos lá!
RESPOSTA NO FINAL!!!!
CONTEXTUALIZAÇÃO
Em um belo fim de semana junto com os seus amigos, enquanto se divertem com
jogos de tabuleiro, você propõe jogar uma partida de "O Jogo da
Vida". No primeiro momento pode até parecer estranho, todo o pessoal
animado para um Role-Playing Game (RPG) de tabuleiro ou uma
boa partida de truco ou uno, mas ninguém discorda e a partida então é iniciada.
Durante a primeira rodada, na sua vez de jogar, você pensa logo em seguir o
jogo, buscando o caminho que segue a universidade e, ao girar a roleta, você
segue as casas e acaba recebendo seu diploma de Engenheiro. Pois é... A vida
imita a arte, ou melhor, o jogo. E hoje estamos aqui dentro de um curso da área
de tecnologia, podendo ter a chance de adquirir novos conhecimentos que com
toda certeza serão essenciais para que você possa desenvolver suas habilidades
em sua nova carreira.
Pensando nessa imersão do jogo onde foi escolhida a profissão da engenharia,
vamos mergulhar neste caso seguinte, que não é de todo hipotético, pois
quando eu iniciei minha própria jornada dentro da engenharia, passei por algo
parecido, mas infelizmente não tive a chance de poder simular uma situação
dessas antes da situação real. Então, espero que essa caminhada neste material
de aprendizagem prática (MAPA) seja muito bem aproveitada por você e que possa
tirar o devido aprendizado nessa jornada.
Assim como no jogo da vida citado anteriormente, estamos aqui com o foco em ser
engenheiros(as). Logo após iniciar a graduação, você teve a chance de iniciar
um estágio dentro do escritório de projetos de uma empresa de engenharia. É uma
empresa pequena, familiar, mas com funcionários focados em entregar um serviço
de qualidade na área metalmecânica, associando um serviço de qualidade, mas com
foco em rentabilidade e competitividade no mercado.
Logo na sua primeira semana de trabalho, você realiza alguns trabalhos mais
simples, como conferência de projetos, verificar se eles estão em ordem,
organizados em suas respectivas pastas, mas sempre de olho no Engenheiro líder,
que na maior parte do tempo ou está buscando soluções viáveis sentado em sua
mesa, sempre com livros e normas abertas na sua frente, sua calculadora
científica ao lado e um computador para realizar alguns processos, ou está conversando
com a equipe de produção, buscando o conhecimento prévio técnico que só o tempo
do chão de fábrica vai poder te trazer.
Certo dia, você observa um cliente sendo atendido na recepção, um senhor que
gostaria de produzir algumas peças específicas, porém não tem domínio de
leitura e interpretação de desenho técnico. Ele tenta descrever com palavras
mais ou menos como são as peças que ele gostaria de produzir, e na sua
observação você escuta a seguinte explicação:
- "O que eu preciso mesmo é uma peça redonda e na ponta dela é
quadrada, aí de um lado vai ter um buraquinho pra passá um pino e do outro vai
enganchar na outra parte que já tá lá."
Nesse momento, vamos para o nosso primeiro desafio onde podemos fazer um breve
exercício de interpretação. Utilizando uma folha de papel e grafite (lápis ou
lapiseira), faça o desenho da peça que o cliente gostaria que fosse produzida.
ETAPA
1 (Perspectivas)
E aí, como se saiu? Fácil? Eu acredito que não, pois aqui podemos perceber que a descrição verbal não é a melhor escolha para se fazer um projeto, já que muitas brechas ficam expostas e precisam ser preenchidas para que a peça produzida não seja diferente da que o cliente espera. Então até podemos concluir que a representação verbal é uma forma de se iniciar um projeto, mas não é nada confiável, a não ser que a peça a ser produzida seja de uma simplicidade ínfima.
Percebendo que a descrição não teve o efeito desejado, o senhor então se lembra que tirou uma foto da peça que ele precisa, então pega seu smartphone no bolso e abre a galeria de imagens. Ali ele mostra uma foto de como é a peça que ele gostaria de produzir e, ao ver a imagem, você acaba ficando abismado(a) com tamanha distância entre a interpretação da fala feita anteriormente, comparado com a imagem da peça.
É,
meu caro futuro colega... A nossa profissão tem dessas, muito mais do que se
imagina, indiferente de qual engenharia você está seguindo... Quantos detalhes
que não estavam presentes na descrição! Quanta informação errada que foi
passada... Agora sim, com a imagem, podemos ter uma ideia melhor do que se
trata esse produto.
Ainda assim, a fotografia, apesar de ser uma forma de demonstrar uma
peça/projeto, também é superficial, pois não temos medidas precisas como
diâmetros de furos, espessura de parede, comprimento de haste... Eis então que
você se lembra das suas primeiras aulas de desenho técnico e ouviu seu
professor falando de um tal de croqui. Ou será que era algo sobre perspectivas?
Ah, se pelo menos naquela hora da aula não tivesse com uma guia do site de
vídeos aberta... Melhor rever a aula novamente sob demanda, então...
Realmente, poderia fazer um croqui de uma perspectiva dessa peça para
apresentar para a equipe. Isso com certeza facilitaria o entendimento de todos
e pouparia tempo. Contudo, qual perspectiva fazer? Talvez seja melhor fazer
duas, uma cilíndrica axonométrica e outra cilíndrica oblíqua...
Então vamos praticar! Utilizando de lápis e papel ainda, faça um croqui
de uma perspectiva ISOMÉTRICA e um outro croqui de uma perspectiva CAVALEIRA a
45°. Utilize seu livro de estudos e as folhas reticuladas para te auxiliar na
elaboração do croqui. Lembre-se de que para um croqui não necessariamente é
obrigatório o uso de escala específica ou representação de cotas, mas seu
desenho deve ser capaz de transmitir a informação necessária para se
identificar a peça.
ETAPA
2 (Projeções)
Agora sim, tudo começa a ficar mais claro. Entretanto, ao mostrar para a equipe
de produção o seu croqui, eles te perguntam quais são as dimensões da peça?
Nesse momento você realmente concorda que não tem como fabricar uma peça igual
se eu não tiver todas as dimensões... Isso é engenharia, os milímetros
importam... Rapidamente você entra em contato com aquele cliente e, para nossa
surpresa, ele disse que irá até o escritório levando a peça em mãos, para que
você possa conferir.
Ao chegar na empresa, o senhor vai desdobrando um paninho sujo de graxa,
revelando, assim, a peça real. Ao observar ela, você fica feliz por seu croqui
ter chegado bem próximo da realidade, mas percebe que alguns detalhes ficaram
esquecidos, como um rebaixo que na foto não aparecia porque estava na parte
posterior da peça e só tínhamos a foto de um único ângulo.
Então,
você se lembra que recentemente aprendeu sobre projeções ortogonais? E que com
elas, e suas respectivas normas, seria possível mostrar todos os detalhes dessa
peça? Fazendo o uso de uma escala de aço, podemos criar as vistas frontal,
superior e lateral esquerda, junto com as linhas contínuas e tracejadas,
incluindo também suas dimensões através de cotas. Chegou a hora de mais uma
etapa, então.
Faça a projeção ortogonal da peça do nosso cliente, utilize uma escala 1:1,
régua e lapiseira. Destaque as linhas contínuas grossas das linhas contínuas
estreitas como linhas auxiliares e linhas de cotas. Não se esqueça também de
usar as linhas tracejadas para demonstrar os contornos não visíveis. Se for necessário,
faça o uso de papel milimetrado. E lembre-se do posicionamento das vistas na
folha, seguindo a norma para alinhamento entre a vista frontal e as vistas
lateral e superior.
ETAPA 3 (Um novo projeto)
Agora sim, a equipe da produção poderá fabricar a peça com todos os detalhes
sem correr o risco de cometer um erro durante o processo por causa de falha no
projeto. O engenheiro
líder fica feliz com sua
evolução no aprendizado e logo começa a te passar projetos mais complexos,
sendo um deles auxiliar na digitalização do escritório de projetos, a fim
de criar um escritório virtual. Para isso, ele te entrega alguns projetos
feitos à mão para que você faça usando um sistema CAD, padronizado com as
folhas de projeto da empresa, usando uma folha com margem e legenda adequada.
Faça a projeção ortogonal do projeto a seguir utilizando escala e gere o
arquivo em PDF, seguindo a norma para alinhamento entre a vista frontal e as
vistas lateral e superior. Para que a empresa tenha o mesmo padrão de
excelência em seus projetos, utilize o modelo de legenda/carimbo da Figura 6 a
seguir para criar o leiaute da folha A3 na etapa 3. Ainda posicione a
legenda/carimbo no canto inferior direito em formato A3 na posição paisagem.
Você pode utilizar um programa CAD de sua preferência (solidworks, autocad,
sketchup, inventor...) ou pode também fazer à mão, mas lembre-se de manter as
medidas da peça em suas devidas proporções, em escala 1:2.
ETAPA
FINAL
Bom, chegamos ao fim da nossa jornada. Espero que o que tenha começado em um
simples rolar de roleta em um jogo da vida possa te servir de conhecimento para
a vida toda. O aprendizado de um engenheiro só termina quando a vida chega ao
final e é um imenso prazer poder fazer parte dessa sua jornada rumo ao sucesso.
Espero que tenha gostado desse MAPA e entendido todo o seu propósito. Agora,
você deverá compilar todas as informações em um único arquivo PDF para o envio.
0 comentários:
Postar um comentário