MAPA SUB - ESOFT - ENGENHARIA DE REQUISITOS - 542022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
============================================================
Olá,
estudante!
Chegou
o momento de desenvolvermos nossa atividade MAPA!
Para
iniciarmos, leia o trecho a seguir:
Em um
mercado altamente competitivo, a busca por inovação tornou-se foco de muitos
gestores preocupados com a sustentabilidade da empresa. A adoção de novas
ideias de produtos e serviços e a aplicação de estratégias que ajudem a
otimizar os processos organizacionais são aspectos fundamentais e que merecem
especial atenção para a competitividade. No entanto, há quem pense que não é
necessário inovar ou não encontra recursos para isso – seja financeiro, tempo,
pessoas ou estrutura. Afinal, grandes organizações possuem estrutura
burocratizada e funcionamento complexos. Por esse motivo, é necessário agir
acertadamente reduzindo ao máximo os riscos envolvidos na decisão de inovar. No
caminho rumo aos processos e práticas mais eficientes, é comum que existam muitas
dúvidas e incertezas.
A
inovação corporativa permite que empresas promovam estratégias para melhorar
seu posicionamento no mercado, tanto pelo desenvolvimento de novos produtos,
serviços e tecnologias, quanto por canais de distribuição, processos organizacionais,
novas formas de competir ou cooperar, novos modelos de negócios etc.
Frente ao exposto, notamos como a inovação é
importante às empresas, ainda mais em tempos de ampla concorrência e muitos
avanços tecnológicos. Mas, para que a inovação tenha êxito, ela deve ser
planejada e bem estruturada. Vamos agora à situação problema de nossa
atividade:
Imagine
que você é o coordenador da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação de uma
indústria de confecção, que produz vestuário feminino, apenas. A empresa, de
médio porte, atua há dois anos no mercado e, nesse último ano, teve uma queda
considerável nas vendas. Preocupado com a situação, você foi encarregado de
analisar o ambiente organizacional e o cenário enfrentado em busca de melhorar
o desempenho da empresa.
Após
uma complexa análise da situação e da empresa, você determinou dois caminhos
possíveis a serem seguidos com foco na inovação para a empresa, a saber: (1)
inovação nos produtos; (2) inovação nos processos produtivos dos produtos
existentes.
Além
disso, preocupado para que a inovação não se limite apenas à situação
momentânea, você pesquisou mais informações sobre o impacto que ambientes
inovadores têm em empresas, para fomentar processos inovativos ao longo dos
anos.
Estudante, agora sua missão será desenvolver algumas
análises sobre a situação proposta. Para tanto, desenvolva as seguintes etapas:
1)
Apresentar uma proposta para implementar a inovação na empresa, sendo:
a)
Inovação de produto (desenvolva um texto discursivo, de 05 a 08 linhas em
média, apresentando e descrevendo os principais aspectos da inovação de produto
que você poderia seguir e utilizar para implementar na empresa do caso).
b)
Inovação de processo (desenvolva um texto discursivo, de 05 a 08 linhas em
média, apresentando e descrevendo os principais aspectos da inovação de produto
que você poderia seguir e utilizar para implementar na empresa do caso).
obs.: desenvolver ambas as propostas, tanto A quanto
a B.
2)
Independente do tipo de inovação final escolhida, apresente três vantagens que
poderiam ser obtidas com a implantação das inovações.
3) Além da
implementação de inovação de produto e/ou de processo, existem outras
possibilidades para inovar, como inovação de posição e inovação de paradigma.
Diante disso, explique esses dois outros tipos de inovação.
0 comentários:
Postar um comentário