MAPA - CCONT - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 512023
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
============================================================
Olá, estudante!
A partir das discussões realizadas durante a
disciplina de Teorias da Administração, este é o momento para você colocar em
prática os conhecimentos aprendidos sobre Planejamento Estratégico (Matriz
SWOT). A proposta da Atividade MAPA é que você, enquanto futuro(a)
profissional, analise o ambiente organizacional de uma empresa, avaliando
aspectos influenciadores, tanto internos como externos. Dessa forma, para
desenvolver esta atividade você deverá seguir as seguintes etapas:
PRIMEIRA
ETAPA: compreender o conteúdo abordado na atividade. Para isso, você deve:
* Ler o conteúdo da
Unidade 5 do livro didático, que explica as características básicas da Matriz
SWOT.
* Ler o texto
“Matriz SWOT: entenda como usar e as vantagens para sua empresa”.
* Ler e analisar o
Estudo de Caso da construtora Preço Justo (caso fictício).
* Ler o material
extra sobre a Matriz SWOT, arquivo disponível na pasta "Material da
Disciplina".
* Assistir às aulas
conceituais (disponíveis no Studeo), referente ao tema da atividade.
* Assistir ao vídeo
sobre Matriz SWOT pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=SjNMKb46n80. Para isso, copie
e cole o link em seu navegador.
SEGUNDA
ETAPA: leitura e análise do Estudo de Caso apresentado na atividade.
TERCEIRA ETAPA: realizar e
enviar a atividade solicitada.
* Após realizar o
solicitado nas etapas 1 e 2, você deverá analisar o caso apresentado, responder
as questões propostas e enviar sua atividade no Studeo.
Dicas dos
professores:
* Busque
compreender os elementos que compõem a Matriz SWOT (forças, fraquezas,
oportunidades e ameaças).
* Leia o conteúdo
dos capítulos 3 e 4 do livro disponível na Minha Biblioteca do Studeo: BRUGNOLO
FILHO, Mariano. Gestão Estratégica de Negócios. [S.l.]: Saraiva, 2018.
Vamos lá?!
PRIMEIRA ETAPA: compreendendo o conteúdo abordado na
atividade.
"Matriz SWOT: entenda como usar e as vantagens para sua empresa
[...]
Imagine que você tenha a opção de viajar para um país novo mês que vem e
vai fazer um quadro de prós e contras para tomar essa decisão. Você vai pesar
fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de tempo, de dinheiro e
aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está
favorável, se há boas condições de segurança, entre diversas características
que fogem do seu controle. Nas empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de
colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada.
Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as forças (S, de strengths) fraquezas (W,
de weaknesses) do negócio – fatores internos – assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T,
de threats) do macroambiente – fatores externos. Muito utilizada pelas empresas
durante o planejamento estratégico e para novos projetos, ela consiste em uma
análise detalhada da situação do negócio no cenário econômico, o que ajuda o
empreendedor na tomada de decisão. Seu principal objetivo é dar um diagnóstico
estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar
diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar.
Como montar uma matriz SWOT?
O primeiro passo para colocar em prática essa técnica estratégica é
definir quais são os pontos fracos e fortes do ambiente interno do negócio, ou
seja, o que é controlado pela empresa. Os pontos fracos ou fraquezas consistem
em analisar o que pode ser feito para melhorar o negócio: se os funcionários
possuem as capacidades que o cargo exige, quais as deficiências de seus
funcionários, produtos e/ou serviços, e porque seus clientes não voltam após
uma compra.
Em seguida, definem-se os pontos fortes, que devem ser algo como: o que
você faz de melhor na empresa, de quais recursos o empreendimento dispõe, o que
seu negócio possui de melhor em relação ao concorrente e o que faz seus
clientes retornarem à empresa.
Por fim, deve-se analisar o ambiente externo do negócio, ou seja, o que
a empresa não consegue controlar. Nesse quesito, são observadas as
oportunidades que existem no mercado, como as tendências/novidades, expansão da
linha de produtos, chances de conquistar novos clientes, ou seja, o que pode
gerar receita e valor. Também são exploradas as ameaças que a empresa pode
sofrer, como novas empresas para o mesmo nicho, queda no padrão de consumo,
investimento de novas tecnologias por concorrentes ou o que puder afetar
negativamente a receita ou a imagem do negócio.
Uma dica é listar todos os pontos levantados em um quadrante, separado
nesses 4 aspectos. Depois, dê uma nota de prioridade para cada item, seguindo o
critério de sua preferência, e classifique cada item da lista de 5 (excelente)
a 1 (fraco). Multiplique a nota de prioridade pela classificação, logo obterá
um valor x sobre aquele item final, que te dará uma visão ampliada sobre onde
focar esforços.
Mantendo a empresa preparada para os desafios
Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva para definir
relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com o que se
verifica de mais importante no mercado, seja a nível local ou global. A análise
permite entender a posição de sua empresa comparada a seus concorrentes,
conferindo mais confiança, segurança e força para lidar com os imprevistos e
situações desafiadoras".
Fonte: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/entenda-matriz-swot/.
Acesso em: 26 jan. 2023.
SEGUNDA ETAPA: leitura e análise do Estudo de Caso (fictício).
Estudo de caso: Construtora Preço Justo
A empresa Preço Justo, é uma pequena empresa de construção civil e de
consultoria imobiliária e possui como principal objetivo a construção e venda
de imóveis de baixo custo. A empresa, no ano de 2022, havia completado apenas
15 anos de existência e, apesar de ser uma pequena empresa familiar, com
algumas limitações da alta administração, conseguiu atingir um grande nível de
sucesso em suas atividades.
No entanto, durante o ano de 2022, o mercado de construção civil
enfrentou um grande problema mercadológico ocasionado pela crise financeira que
atingiu o país. Para não encerrar suas operações, a empresa Preço Justo
precisou, assim como grande parte das empresas do segmento, realizar diversos
estudos e análises sobre os ambientes organizacionais para futuras adaptações.
Durante a crise financeira, os gestores da empresa identificaram que
algumas decisões regulatórias (criação de leis) poderiam afetar negativamente a
empresa e, também, que o cenário econômico, devido à crise, reduziria o poder
de compra dos consumidores. E, apesar da empresa apresentar excelente saúde
financeira, equipe capacitada e produtos de qualidade, seria inevitável que a
organização sofresse algum tipo de impacto. Diante das decisões tomadas pela
alta administração, a organização conseguiu ajustar seu portfólio e priorizar
algumas estratégias, como, por exemplo, investir em máquinas e equipamentos de
alta qualidade e reduzir seus custos operacionais.
Após alguns meses da crise, muitas empresas do mesmo segmento fecharam
as portas possibilitando que a empresa Preço Justo expandisse seu mercado e
ampliasse seu portfólio de produtos e serviços. Essa facilitação foi
possibilitada por um grande investimento do Governo Municipal, que, por
iniciativa, decidiu realizar empréstimos com juros baixos para empresas de
pequeno porte e, também, reduziu os impostos locais sobre a construção civil.
A empresa Preço Justo, por apresentar traços de uma empresa familiar
pequena, mesmo depois da reestruturação, apresentava limitações quanto às
habilidades gerenciais dos gestores, o que dificultava o processo de
comunicação (ineficiência) entre alta administração e colaboradores, e
desmotivação da equipe, por exemplo.
Agora, é com você!
TERCEIRA ETAPA: realização e envio da atividade.
A partir das leituras realizadas e considerando o Estudo de Caso
apresentado, faça o que se pede:
1. Escreva um texto de até 15 linhas descrevendo a importância da
ferramenta Matriz SWOT e de cada um de seus quadrantes para o planejamento
estratégico de uma organização, seja ela de grande, pequeno ou médio porte.
2. Com base no Estudo de Caso da Construtora Preço Justo, construa uma
Matriz SWOT — análise dos ambientes: externo e interno — identificando, ao
menos, três oportunidades, três ameaças, três pontos fortes e, também, três
pontos fracos.
3. A partir da Matriz SWOT realizada na questão 2 e da identificação das
oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, elabore uma estratégia de melhoria
para cada FRAQUEZA identificada.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
- Leia o conteúdo da Unidade 5 do livro didático, disponível no Studeo,
que explica as características básicas da Matriz SWOT.
- Assista ao vídeo de orientações gravado pela professora. Para isso,
copie e cole o link a seguir em seu navegador: https://youtu.be/YFxrs9JXSDY
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão disponível para
download no Material da Disciplina.
- Fique atento(a) ao que foi solicitado e revise sua resposta para
garantir que não se esqueceu de responder nenhum item ou de atender a algum
ponto requisitado.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no Studeo
antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após
a finalização.
- Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao(à) seu(sua) professor(a)
mediador(a).
Bons estudos!
0 comentários:
Postar um comentário