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21 de fev. de 2022

MAPA - RH – Planejamento de Recursos Humanos - 51/2022

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MAPA - RH Planejamento de Recursos Humanos - 51/2022

1ª QUESTÃO

 

Certamente você já ouviu falar sobre cultura e clima organizacional não é mesmo? Mas afinal, do que se trata esses dois temas? Para Teixeira et al. (2013), a cultura e o clima organizacional são dimensões importantes da gestão estratégica de pessoas e se combinam com todos os aspectos citados na análise interna para proporcionar às organizações uma vantagem competitiva. Isso porque para que os profissionais de uma empresa se disponham a atuar e se empenhar para o alcance dos objetivos vai depender da cultura organizacional estabelecida que, por exemplo, determina se há flexibilidade para mudanças, essenciais numa administração estratégica e o clima organizacional que reflete a satisfação das pessoas no seu local de trabalho. Havendo insatisfação, não há o “vestir a camisa” e o esperado comprometimento. Mas vamos diferenciar os conceitos de cultura e clima que, muitas vezes, são considerados como se fossem a mesma coisa. Teixeira et al. (2013, p. 58) apresentam as seguintes definições: “Entende-se cultura como um conjunto de ideias, conhecimentos, formas de agir, pensar e sentir expressas em termos materiais ou não, que são partilhados por um grupo ou uma organização, com certa regularidade no tempo e no espaço. Compreende-se como clima organizacional um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação”. A cultura é de caráter mais profundo e de mais difícil mudança. Ela refere-se ao modo como as coisas são feitas dentro da organização e reflete escolhas compartilhadas ao longo do tempo por líderes e membros dos grupos.

A partir da leitura do texto anterior, acompanhe a narrativa fictícia a seguir: ​

João Martins foi contratado como Gestor de RH da XYZ, uma empresa do setor de serviços que realiza entregas rápidas. A experiência de trabalho anterior de João foi na área de construção civil, onde atuou sem grandes desafios em uma empresa de pequeno porte, com 23 funcionários e atuação local. O seu desafio agora é maior, pois a XYZ atua em 10 cidades e tem um quadro de 78 funcionários contratados e mais de 300 terceirizados. Os funcionários contratados atuam na parte operacional e de logística interna e os terceirizados na parte de entrega dos pacotes. A XYZ é uma empresa nova, tem apenas 3 anos, sendo que nos últimos 12 meses teve um crescimento de 150% no volume de entregas, o que acarretou no crescimento do seu quadro de funcionários. No momento, 60% do volume das entregas se concentra na cidade onde está a sede da empresa e os demais 40% se dividem nas outras 9 cidades onde a XYZ opera. Nessas cidades há um escritório pequeno com apenas um supervisor e uma secretária, além dos terceirizados necessários para as entregas. Em cada escritório há um quadro com a missão, a visão e os valores da empresa, que são:

Missão: Atender nossos clientes com as melhores soluções em entregas rápidas, sempre com um sorriso no rosto e a disposição de servir.

Visão: Ser a maior empresa de entregas rápidas do Estado até 2023.

Valores: Comprometimento; Ética; Honestidade; Respeito; Qualidade; Agilidade; Companheirismo.

Recentemente a diretoria da XYZ montou o Planejamento Estratégico para 2021 e uma meta audaciosa foi traçada: duplicar o número de cidades atendidas. A diretoria da XYZ compreende que o crescimento acelerado da empresa está comprometendo e pode comprometer ainda mais a cultura organizacional desejada pela empresa: colaboradores com espírito de autoliderança, alinhados com a missão e os valores da XYZ, trabalhando em um ambiente descontraído e de ajuda mútua. O RH terá forte participação estratégica em 2021 e a diretoria espera que três objetivos sejam alcançados: redução do turnover, treinamento para toda equipe e, por fim, ter uma equipe motivada e engajada em conquistar as metas, dentro da cultura organizacional desejada para toda a empresa. A cultura desejada é de flexibilidade para acolher mudanças e transparência na forma de trabalhar.

A diretoria solicitou que João preparasse um Planejamento Estratégico de RH baseado em competências, com as seguintes especificações:

Recentemente a diretoria da XYZ montou o Planejamento Estratégico para 2021 e uma meta audaciosa foi traçada: duplicar o número de cidades atendidas. A diretoria da XYZ compreende que o crescimento acelerado da empresa está comprometendo e pode comprometer ainda mais a cultura organizacional desejada pela empresa: colaboradores com espírito de autoliderança, alinhados com a missão e os valores da XYZ, trabalhando em um ambiente descontraído e de ajuda mútua. O RH terá forte participação estratégica em 2021 e a diretoria espera que três objetivos sejam alcançados: redução do turnover, treinamento para toda equipe e, por fim, ter uma equipe motivada e engajada em conquistar as metas, dentro da cultura organizacional desejada para toda a empresa. A cultura desejada é de flexibilidade para acolher mudanças e transparência na forma de trabalhar.

A diretoria solicitou que João preparasse um Planejamento Estratégico de RH baseado em competências, com as seguintes especificações:

  1. Ações para todas as etapas da administração estratégica, incluindo uma Matriz SWOT da XYZ. Neste item A espera-se que o planejamento tenha cinco etapas, como seguem:

 

1. Análise do ambiente Interno e Externo (incluindo a matriz SWOT, com forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

2. Estabelecimento das diretrizes organizacionais: missão (está no texto) e objetivo do planejamento.

3. Formulação de estratégias (precisam estar descritas).

4. Implementação de estratégias (como será feito isso).

5. Controle estratégico (como será feito isso).


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