Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

24 de fev. de 2022

MAPA – GCOM -DIREITO DO CONSUMIDOR E COMERCIAL- 51/2022

   Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato:

MAPA – GCOM -DIREITO DO CONSUMIDOR E COMERCIAL- 51/2022


==================EQUIPE SGP-ASSESSORIA============================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

====================================================================
1ª QUESTÃO

Para a realização da atividade é necessário que você leia cada uma das partes do texto. 

O Código de Defesa ao Consumidor tem por objeto, além da proteção dos interesses dos consumidores, regulamentar a relação entre estes e os fornecedores, buscando um equilíbrio na relação, justamente por estar implícito que o consumidor é a pessoa vulnerável da relação.

 

Assim, sabemos que a Lei nº 8.078/90 (CDC), trouxe em seu rol legislativo a definição clara de quem é fornecedor e consumidor, além de trazer os direitos básicos dos consumidores brasileiros e as proteções que surgem desta relação, que uma vez estabelecida pode sofrer com ocorrências infracionais.

 

Também, é na legislação e na doutrina que aprendemos que cada interface ocorrida na relação entre fornecedor e consumidor, ocasiona uma designação e/ou capitulação nos dispositivos legais, sendo que podemos ter responsabilidade pelo fato ou vício do produto e serviço, obrigações de oferta e publicidade, além de práticas abusivas que devem ser evitadas.

 

Nesse sentido, vejamos o seguinte caso.

 

A empresa TEM DE TUDO comercializa diversos produtos tecnológicos e dentre eles o produto celular da fabricante MERC. O Sr. Inácio adquiriu o aparelho celular, com 01 ano de garantia, sendo que após 03 meses de uso o produto apresentou problemas, razão pela qual Inácio foi até a empresa TEM DE TUDO e no local foi informado que a empresa não teria qualquer responsabilidade e que seria necessário contatar a fabricante MERC. Inácio contatou a fabricante MERC por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e foi orientado a levar o produto para a assistência técnica autorizada. Seguindo a orientação, Inácio levou o produto, contudo passados 20 dias não obteve retorno, razão pela qual retornou na empresa TEM DE TUDO e pediu por ajuda. No ato, novamente a empresa TEM DE TUDO informou que não tinha como ajudar, pedindo que ele aguardasse o contato da fabricante. Após este fato, passou-se mais 15 dias sem o retorno do produto e qualquer contato, seja da revendedora seja da fabricante. Com o intuito de solucionar o problema, Inácio foi até a empresa TEM DE TUDO e pediu por uma solução, sendo novamente negado o atendimento ao seu pedido, explicando o gerente que não tinha como arcar com a responsabilidade e devolver o dinheiro de Inácio, pois quem sairia no prejuízo seria a Loja, e que quem deveria tomar uma atitude seria a fabricante. Bastante inconformado com a situação, Inácio buscou ajuda no PROCON, solicitando o dinheiro pago pelo produto de volta, e, este por sua vez contatou a empresa TEM DE TUDO que novamente se isentou da responsabilidade, afirmando que não teria nenhuma relação com o vício ocorrido no produto e que era necessário contatar a fabricante MERC. Diante da resposta, o Consumidor optou por encerrar o atendimento junto ao Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor e ingressar com Ação Judicial contra a empresa TEM DE TUDO.

 

Observando o problema acima, você, na qualidade de gestor da empresa TEM DE TUDO, deve responder aos seguintes questionamentos:

 

a. A empresa TEM DE TUDO é uma fornecedora? Justifique sua reposta apontando o dispositivo legal do Código de Defesa do Consumidor.

b. Qual o prazo máximo o produto pode ficar na assistência técnica da fornecedora? Justifique sua resposta apontando o artigo legal do Código de Defesa do Consumidor.

c. De acordo com o relato acima, quais as opções o consumidor tem após transcorrido o prazo sem o reparo necessário? Aponte o artigo legal do Código de Defesa do Consumidor.

d. A empresa TEM DE TUDO agiu corretamente em isentar-se da responsabilidade informando ao Sr. Inácio que a fabricante MERC era a responsável? Justifique sua resposta.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares