Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

21 de fev. de 2022

MAPA - ESOFT - PESQUISA OPERACIONAL - 51/2022

 ===============MVF5SYSTEM-ASSESSORIA==================

MAPA - ESOFT - PESQUISA OPERACIONAL - 51/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO

(15)98170-8778
====================================================================

QUESTÃO 1

Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber:
 
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema da atividade;
Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio
 
Como programar em equipe pode ser possível? O que acontece se você trabalha em padrões de código de uma maneira e a outra pessoa de outra? E se ambos pensarem na mesma solução e trabalharem ao mesmo tempo nela sem saberem? Não seria uma perda de tempo? Como é possível estar sempre ligado no que o outro está fazendo e organizar as tarefas?
Parece maluco, mas é bem possível e proveitoso codificar com outras pessoas. Assim como em outros projetos, será enriquecedor compartilhar ideias para a prototipação e conhecimentos na hora da codificação. Mas se ligue, algumas coisas precisam ser estabelecidas.
O primeiro passo para programar em equipe é criar padrões. Reúna-se com a equipe para dividir o projeto em módulo, estabeleça uma interface entre estes módulos, defina as funções de cada um deles e os parâmetros que serão criados para elas. Além disso, não se esqueçam de:
1) Criar um documento com todos os padrões estabelecidos, se certificando de que eles englobam o que toda a equipe deseja para a plataforma;
2) Designar um responsável por monitorar o código de forma que estes padrões sejam seguidos e organizados;
3) Sempre avaliar a entrada de novos membros que se adequem aos padrões estabelecidos, assim como que possam trazer ideias que possam melhorar o que já foi definido.
Como em qualquer tipo de relação, a chave de ouro para um time de desenvolvimento é a comunicação. Fale o tempo todo, o máximo que puder. Se comunique sempre que for necessário e quando não for também! Resolvam as coisas, sentem-se um do lado do outro ou compartilhem telas para entender realmente o que está acontecendo.
Principalmente, façam revisões constantes do código, sigam os padrões estabelecidos no começo e aproveitem a oportunidade de compartilhar ideias sobre as dúvidas que tiverem em qualquer etapa. Essa é a parte mais gostosa de qualquer código feito em equipe, além dos empurrões que cada um pode dar ao outro para seguir confiantes. Prepare os dedos e go team!
 
Disponível em: <https://blog.mastertech.com.br/tecnologia/como-programar-em-equipe-codigo-tambem-faz-parceiros-de-time/>. Acesso em: 20 jan. 2022. (Adaptado).
 
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE - Situação Problema

A Sísifo Sistemas é uma grande empresa do ramo de programação. As principais atividades desenvolvidas pela empresa podem ser resumidas em: a) realização e documentação do levantamento de requisitos necessários para a realização da implementação do software almejado pelo cliente; b) recebimento da documentação, criação do banco de dados e implementação propriamente dita dos requisitos levantados, criando o software (sistema); e c) teste e verificação se o sistema está de acordo com os parâmetros/requisitos levantados para poder entregar o sistema para o cliente. Dado que vários projetos são desenvolvidos ao mesmo tempo na empresa, a Sísifo Sistema possui três equipes de programadores altamente capacitados, Equipe Lobo, Equipe Águia e Equipe Tubarão. O método de trabalho adotado na empresa segue o seguinte parâmetro, cada atividade da empresa pode ser designada a apenas uma equipe, e cada equipe pode realizar apenas uma atividade. O tempo de processamento de cada atividade por cada equipe está ilustrado na Tabela abaixo.
 
 Tempo (horas)
AtividadeEquipe LoboEquipe ÁguiaEquipe Tubarão
Levantamento dos requisitos567084
Criação do banco de dados e implementação1059184
Teste e verificação568470
 
Elaborado pelo professor, 2022.


TECERIA ETAPA: AÇÃO - Realização da atividade
Agora, com base no exposto anteriormente e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?!
 
Situação hipotética:
Considere que você, engenheiro (a) de sucesso, seja o (a) proprietário (a) da Sísifo Sistemas, em que dentro das suas atribuições está designar qual equipe ficará responsável por qual atividade desenvolvida dentro da empresa. Assim, você precisa analisar toda a situação problema exposta na Segunda Etapa e fazendo uso da Programação Linear minimizar o tempo total de realização.
 
Agora, com base nessas informações, você deverá:
 
1) Construir o modelo de programação linear que minimize o tempo total de realização das atividades pela empresa. Nesse modelo deve estar identificado as Variáveis de Decisão, a Função Objetivo e as Restrições do problema.
 
2) Utilizando a ferramenta Solver do Excel® apresentar a solução ótima do problema, com a definição de qual equipe deve realizar qual atividade. Essa solução deve estar apresentada na Planilha Layout de uso do Solver utilizada na disciplina (ela será o Formulário Padrão desse M.A.P.A.) com todos os campos preenchidos.

3) Considerando o tempo gasto por cada equipe realizando cada uma das atividades, na possibilidade de contratação de novos programadores, estes deveriam ser alocados para qual atividade? Justifique a sua resposta.
 

Observações importantes:
- A situação problema apresentada nessa atividade é uma simplificação da realidade, mas a validade do raciocínio exigido permanece.
- Assista ao vídeo de orientação da atividade, disponível no ambiente da disciplina.
- Utilize o Formulário Padrão da Atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.
- Qualquer dúvida, entre em contato com o professor mediador.
- Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.​

ATENÇÃO: a entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares