MAPA - SI - E-MARKETING - 51/2021
Atenção: Precisando de ajudas nos seus trabalhos entre em contato e realize um orçamento: E-mail: mvf5system@gmail.com
Criatividade e
Empreendedorismo
De forma geral, a
criatividade, principalmente no mercado atual, é um diferencial para os
profissionais que buscam por boas oportunidades de trabalho. De forma
específica, no empreendedorismo ela é indispensável! Essa relação é movida pelo
fato de o empreendedorismo proporcionar a criação de um produto ou serviço para
solucionar algum problema ou facilitar a vida de seus consumidores.
E é graças às ideias
criativas que é possível aproveitar oportunidades, enxergar soluções nos
problemas e fazer delas um negócio. Quanto mais o empreendedor desenvolver a
sua criatividade, mas potencial ele terá para lidar com as adversidades que
surjam no caminho. Para quem já é empreendedor ou deseja ser, algumas ações são
fundamentais para ter a criatividade como a sua maior aliada! Anotações,
planejamentos, organizações, conexão, networking e busca por conhecimentos são
algumas delas. Dê atenção a cada uma!
Em tempos de
empreendedorismo revolucionário, a criatividade é essencial para o crescimento
pessoal quanto empresarial. É um movimento que infere em assumir riscos, a
possibilidade de fracassar e também de valorizar as conquistas e inovações.
IPOG. Criatividade e
Empreendedorismo: melhores amigos! Disponível em:
<https://blog.ipog.edu.br/comunicacao-e-marketing/criatividade-e-empreendedorismo/>
Acesso em: 05.04.2021
Como apontado no texto
acima, a atividade de empreender é dependente da criatividade. Sendo assim,
nesse MAPA utilizaremos o modelo das quatro ações criado por Kim e Mauborgne
(2005) para, com base nele, propor um novo empreendimento.
O que você precisa
fazer:
1. Selecione um negócio
(um site, negócio ou uma empresa na área de tecnologia) e o descreva.
2. Agora, com base no
modelo das quatro ações:
2.a. Indique quais
atributos do negócio, descrito por você, devem ser eliminados.
2.b. Indique quais
atributos do negócio, descritos por você, devem ser reduzidos bem abaixo dos
padrões setoriais.
2.c. Indique quais
atributos do negócio, descritos por você, devem ser aumentados bem acima dos
padrões setoriais.
2.d. Indique quais
atributos do negócio, descritos por você, devem ser criados.
3. Descreva esse novo
negócio, com as mudanças nos atributos, tal qual você propôs.
4. Dê um novo nome ao
negócio.
Se você quiser, pode ler o livro “A Estratégia do Oceano Azul” como uma referência técnica para essa atividade de reformulação de negócios. O assunto se encontra nas páginas 37 à 43 do livro.
(Esse material também
estará disponível no material da disciplina de Empreendedorismo)
Referências bibliográficas:
KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul. Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005.
0 comentários:
Postar um comentário