Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

3 de fev. de 2022

MAPA SUB - TI - MATEMÁTICA FINANCEIRA

  Atenção: Precisando de ajudas nos seus trabalhos entre em contato e realize um orçamento: E-mail: mvf5system@gmail.com


(15) 981708778

MAPA SUB - TI - MATEMÁTICA FINANCEIRA

QUESTÃO 1


Muitas ideias e expectativas passam pela cabeça de quem está pensando em expandir ou mesmo iniciar um novo negócio. No entanto, poucos sabem que a má gestão, falta de planejamento e de um estudo de viabilidade de uma empresa são os grandes responsáveis por um fracasso prematuro delas.

Para um planejamento ter sucesso é fundamental que o gestor realize o estudo de viabilidade sobre aquilo que pretende executar. Sem ele, o empreendedor deixa de atuar, estrategicamente, e fica refém das situações adversas, agindo apenas para resolver problemas que vão surgindo.  

Com esse diagnóstico, o empresário terá conhecimento necessário para saber se vai conseguir o retorno dos investimentos e garantirá que seus negócios sejam frutíferos e com bons rendimentos no futuro.

 

CLEMENTE, L. Saiba como é feito o estudo de viabilidade econômica de uma empresa. INEPAD CONSULTING, 06 fev. 2016. Disponível em: https://blog.inepadconsulting.com.br/saiba-como-e-feito-o-estudo-de-viabilidade-economica-de-uma-empresa/. Acesso em: 05 out. 2021.

 

O que é um estudo de viabilidade econômico-financeira?

Fazer esse estudo significa dizer que todo investimento deve ser analisado no início para saber se ele é viável ou não, ou seja, essa análise compara retornos que podem ser obtidos com os investimentos feitos e, a partir disso, é possível saber se vale a pena ou não tal investimento.

A Viabilidade Financeira estima todo o investimento necessário para um projeto:

capital;

receita;

despesas;

rendimento;

desembolso.

 

Já a Viabilidade Econômica analisa os custos e benefícios do projeto, ou seja, se economicamente a ideia é viável ou não.

Ao utilizar os dois termos, o Estudo de Viabilidade Econômico Financeira faz uma análise completa do investimento e retorno de um projeto.

 

Como é feita a análise de viabilidade econômico-financeira?

Não existe uma única forma de realizar essa análise. Cada forma possui suas vantagens e especificidades. Porém em toda análise desse tipo existem alguns pontos em comum, que não podem deixar de ser avaliados, são eles:

Capital que será preciso para começar o projeto;

Atividade que esse capital será investido;

Necessidade de caixa que o projeto precisará quando estiver funcionando;

Despesas e receitas esperadas para curto, médio e longo prazo;

Rendimento do Capital investido;

Rentabilidade de outras alternativas além do projeto;

Estimativa de lucro após superar os custos.

 

Sem esses pontos definidos todo investimento tende ao fracasso.

 

Agora é a vez de entender quais são as etapas de uma análise básica:

1. Projete receitas, custos, despesas e investimentos

Essa primeira etapa é realizada para identificar se o projeto pode gerar dinheiro com o tempo para o investidor. Mas para que ela seja realizada da forma correta, é preciso não avaliar apenas o projeto, e sim o mercado que ele está inserido, como segmento de atuação, sazonalidade do setor e economia.

 

2. Projete os fluxos de caixa futuros

O fluxo de caixa refere-se a toda saída e entrada de dinheiro da empresa todos os dias, por isso, deve ser observado com clareza e cuidado. Esse fluxo é sempre obtido pela diferença entre as projeções das receitas e das despesas. Se um projeto gasta mais do que recebe, provavelmente, ele não será viável, pois o seu fluxo de caixa não está funcionando da maneira correta. Ainda falando sobre eles temos 3 tipos de fluxos que devemos diferenciar:

 

Fluxo líquido: diferença entre a soma dos investimentos e despesas e as receitas.

 

Fluxo de caixa descontado: retorna o valor presente de um investimento. O valor presente é o valor total correspondente ao valor atual de uma série de pagamentos futuros.

 

3. Faça a análise de indicadores

Após projetar todos esses detalhes, a análise de viabilidade segue para os indicadores financeiros e econômicos. Neles são analisados fatores como expectativa de lucros, período de recuperação de investimentos, rentabilidade e, claro, a real efetividade do projeto.

 

Esses indicadores são:

 

Taxa Mínima de Atratividade (TMA)

Essa taxa representa o mínimo que um investimento deve remunerar para que seja considerado viável economicamente. Ela varia de acordo com a empresa e é definida considerando a fonte de capital e a margem de lucro que se espera com o investimento.

 

Valor Presente (PV ou VP) e Valor Presente Líquido (VPL)

Essa taxa leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente

Taxa Interna de Retorno (TIR)

É a própria rentabilidade de um projeto de investimento.

Ao analisar a TIR, ela precisa ser maior que a TMA para uma análise de viabilidade preliminarmente positiva, além disso é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

Payback

Indicador que mede quanto tempo levará para que o projeto gere retornos que paguem os investimentos, nos quais temos ainda o Payback descontado que é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo. Ele é medido pelo tempo decorrido entre a data inicial do fluxo de caixa (data zero) e a data futura mais próxima que o investimento será coberto.

 

Agora, vamos imaginar uma situação hipotética. Você pretende abrir empresa de fabricação de peças para computadores. Apresento, a seguir, as receitas e os custos que cada produto terá ao longo do tempo, assim como impostos, despesas fixas e variáveis entre outras coisas, necessária para a abertura do negócio.


Para essa empresa determine:

a) O fluxo de caixa da operação em forma de tabela.

b) O valor presente de cada fluxo de caixa e o valor presente total.

c) O valor presente líquido.

d) O Payback do investimento.

e) Se o investimento será ou não viável.


0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares