Atenção: Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato e realize um orçamento: E-mail: mvf5system@gmail.com
==================EQUIPE SGP-ASSESSORIA============================
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)981708778
====================================================================
MAPA SUB - ADS - PROCESSOS DE NEGÓCIO
QUESTÃO 1
O
BPMN (Business Process Modeling Notations), comumente conhecido como BPMN é
descrito como uma notação gráfica que descreve a sequência de processos e o
fluxo de atividades de um determinado contexto. Nesse cenário, o BPMN é baseado
na técnica de fluxograma e projetado para coordenar a sequência de atividades
no processo (SHARMA et. al, 2015).
Nesse sentido, o núcleo do gerenciamento de
processos de negócios BPM é definido como um corpo de métodos e ferramentas
para identificar, analisar, melhorar, executar e monitorar processos de
negócios. Dessa forma, possibilita-se monitorar todo o ciclo de vida dos
processos, a fim de otimiza-los para aprimorar o desempenho do processo. Sob
essa perspectiva, entende-se que o sucesso do BPM em uma organização também
depende de fatores mais amplos (VAN DER AALSTET al., 2016).
Um desses fatores, refere-se aos
funcionários dessa empresa. Isso porque, motivar adequadamente os funcionários
é essencial para o sucesso geral das mudanças organizacionais, como a adoção de
BPM. Essa motivação dos funcionários e a gestão de desempenho por meio de
recompensas desempenham um papel na suavização da introdução de novos processos
no local de trabalho (AL‐MASHARI; ZAIRI, 1999). Por
exemplo, os analistas podem redesenhar um processo perfeito no papel, mas se a
maioria dos gerentes funcionais negligenciar as necessidades do processo e as
propostas de valor para os clientes finais (por exemplo, devido a incentivos
projetados para motivar o comportamento localizado de otimizar a própria função
ou departamento), um sub- a otimização de todo o processo será o resultado
(ROSEMANN; VOM BROCKE, 2015). Assim, quando um processo redesenhado é colocado
de volta em uma estrutura funcional existente, sem outras mudanças (ou seja,
sem mudanças nos incentivos de desempenho), a ênfase gerencial predominante nas
funções provavelmente continuará, o conflito de interesses prevalecerá e o
desempenho do processo acabará sendo prejudicado (Hammer, 2007). Além disso,
uma subestimação do papel relacionado às pessoas e cultural para o sucesso do
BPM e a falta de motivação e recompensas têm sido uma das principais razões do
fracasso dos projetos de BPM (DUMAS et al., 2018).
Fontes
:
DUMAS,
Marlon et al. Fundamentals of business process management. Heidelberg:
Springer, 2013. SHARMA, D. K. et al. Individualization of process model from
configurable process model constructed in C-BPMN. In: International Conference
on Computing, Communication & Automation. IEEE, 2015. p. 750-754. VAN DER
AALST, W. M. P.; LA ROSA, M.; SANTORO, F. M. Business process management: Don’t
forget to improve the process! Business and Information Systems Engineering, 58
(1), 1–6. 2016. AL‐MASHARI, M.; ZAIRI, M.. BPR implementation process: an
analysis of key success and failure factors. Business process management
journal, 1999. ROSEMANN, M.; VOM BROCKE, J. The six core elements of business
process management. In:
Handbook
on business process management 1. Springer, Berlin, Heidelberg, 2015. p.
105-122.
O
uso do BPM para mapear os processos e os fluxos de uma empresa já é um objeto
de estudo recorrente na literatura. No entanto, para que o BPM seja efetivo na
empresa é necessário que os funcionários estejam alinhados e motivados para sua
realização. Isso porque, são os funcionários que vão fornecer o nível de
detalhe necessário para o entendimento e mapeamento dos processos dentro de uma
empresa.
Nesse
sentido, com os funcionários motivados se faz possível conhecer os processos e
atividades realizadas, bem como os artefatos que podem ser produzidos nesses
processos. Esses artefatos podem corresponder a qualquer documento produzido,
como por exemplo, provas, diagramas e manuais.
Diante do exposto acima sobre o BPMN,
análise a seguinte modelagem BPMN:
Sua
missão nesta atividade é: Baseado no cenário descrito acima, realize as
seguintes atividades:
1)
Descreva o processo que está sendo representado na modelagem.
2)
Identifique qual (is) processo(s) possui(em) a identificação de tempo.
3) Identifique qual (is) processo(s)
possui(em) o envio de mensagens.
4) Identifique todas as funções de negócio
(lanes).
5) Identifique quantos fluxos e quais fluxos
finais existem no processo apresentado.
6) Identifique no processo quais são os dados
produzidos/consumidos, denominado artefatos que estão presentes no modelo.
7)
Explique de forma detalhada a diferença de: Pools, lanes, processo e artefatos.
8) Sugira um fluxo alternativo ao diagrama
apresentado no qual aprimore o processo da modelagem Como entrega de sua
atividade MAPA você deverá enviar arquivo contendo todas as 8 questões
respondidas. A entrega da atividade deve ser em um documento do tipo word
(.docx) ou em PDF (.pdf).
0 comentários:
Postar um comentário