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MAPA - ESOFT - MODELAGEM DE SOFTWARE - 51/2022
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QUESTÃO 1
Caro estudante,
Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.
Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!
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Segundo Silva et al. (2019), o projeto Blind Vision consiste em um protótipo equipado com um sensor ultrassônico que detecta um obstáculo à frente do deficiente visual, a partir de um metro e meio em um raio de oitenta graus, acionando um aviso sonoro. Essa tecnologia dá uma noção de distância ao deficiente visual para que possa se desviar do obstáculo e parar o aviso sonoro. Incorporado ao protótipo tem um sensor piroelétrico, que é capaz de captar a quantidade de calor de um ser vivo, e realizar a diferenciação entre um obstáculo e um ser vivo. Caso o deficiente visual também tenha problemas de audição um vibracall emitirá vibrações no usuário. O protótipo é ligado a uma bateria de 9v, que deve ser trocada com o decorrer do tempo. Apesar de diminuir os acidentes que ocorrem com os deficientes visuais da cintura para cima, o protótipo não busca substituir o cão guia e a bengala, mas ser um método adicional de segurança.
SILVA, V. C. da et al. Visão Cega. Ciências Exatas e da Terra e a Dimensão Adquirida através da Evolução Tecnológica 3 - Capítulo 9. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. Acesso em 07 de fev. De 2022 Disponível em < https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/07/E-BOOK-Ciencias-Exatas-e-da-Terra-3-1.pdf>
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Para a atividade Mapa, você deve levar em consideração o texto exposto acima e a leitura do artigo sobre Visão Cega disponível no link acima.
A partir da leitura do artigo sobre Visão Cega, referente ao protótipo Blind Vision, desenvolva um projeto de engenharia reversa.
Você vai partir do protótipo e fazer a modelagem de software de acordo com o que se pede a seguir:
1) Qual é a arquitetura de software indicada para esse projeto? Justifique a sua resposta.
2) Crie um diagrama de casos de uso para representar o escopo do sistema.
3) Como você deve ter percebido é necessário realizar algumas configurações de temperatura, distância e análise de carga. Para isso, esboce um diagrama de classes com as devidas operações.
4) Crie um diagrama de comunicação para representar a interação entre os sensores, o controlador e os atuadores.
5) Elabore um diagrama de atividades que represente a entrada, processamento e saída de dados do sistema em um ponto de detecção de obstáculo.
Ao realizar as atividades 2 a 5 você terá elaborado a modelagem de software utilizando os 4 modelos fundamentais: contexto, estrutural, interação e comportamental.
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* Dicas para realizar a atividade:
1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente, e
2. Assista às aulas conceituais da disciplina.
ATENÇÃO:
- A entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos .doc ou .pdf.
- Utilize o template de entrega da atividade avaliativa disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe.
- Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.
Orientações:
- Ao serem identificadas respostas idênticas entre trabalhos pelo setor de avaliação, as respectivas atividades serão penalizadas com desconto na nota. Portanto, sempre que possível, elabore seu próprio texto e utilize de referências bibliográficas consultadas. Lembre-se o MAPA é uma atividade individual e avaliativa.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.
Boa atividade!
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