Atenção: Precisando de assessoria nos seus
trabalhos entre em contato e realize um orçamento: E-mail: mvf5system@gmail.com
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)981708778
====================================================================
MAPA SUB - GCOM - GESTÃO DE CUSTOS E
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA- 542021
QUESTÃO 1
Olá acadêmico!
Vamos percorrer o ciclo juntos?
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como explicar para sua equipe de vendas qual é a diferença no cálculo dos
custos do produto levando em consideração os dois métodos de custeamento mais
utilizados na apuração dos custos dos produtos?
SIGNIFICAÇÃO:
O objetivo desse mapa sub é de proporcionar para você aluno do curso de Gestão
Comercial, uma atividade diferenciada sobre a aplicação dos dois métodos de
custeio considerados como sendo os mais importantes na gestão de custos.
Por meio deste exercício prático, será possível que você efetue os
cálculos e que consiga realizar as devidas análises e comparações entre ambos,
nosso intuito é de que você possa compreender como essa ferramenta poderá ser
útil para o Gestor Comercial.
Então vamos lá? Você topa esse
desafio?
EXPERIMENTAÇÃO E REFLEXÃO:
Imagine que você é diretor(a) comercial de uma loja de artigos esportivos
e que pretende realizar uma campanha de vendas daqui dois meses. O objetivo
dessa ação é de que a empresa possa alavancar as vendas e alcançar destaque na
preferência dos consumidores dentro desse segmento de mercado.
Para tanto você entrou em contato com um de seus maiores fornecedores com
o intuito de renegociar melhores preços no produto que ele está vendendo para
você.
Percebendo a dificuldade que ele está tendo em apurar o valor do custo do
produto que fabrica, você se prontificou a ajudá-lo nessa importante tarefa.
Segue relatório enviado pelo fornecedor apresentando os gastos do período
para produzir 500 unidades do produto que fabrica:
GASTOS DO PERÍODO VALOR (R$)
Aluguel do barracão da produção 25.000,00
Comissão sobre as vendas do período 5.000,00
Materiais de limpeza do setor comercial 1.200,00
Seguros dos equipamentos da fábrica 4.000,00
Salários do departamento administrativo 13.500,00
Depreciação das máquinas da fábrica 2.700,00
Matéria-prima 88.000,00
Depreciação do veículo do setor de vendas 3.500,00
Encargos sobre a folha de pagamento do administrativo 1.650,00
Aluguel do prédio da administração e vendas 6.000,00
Gastos com marketing 8.000,00
Material secundário 12.000,00
Energia elétrica consumida no setor de vendas 900,00
Salários e encargos da fábrica 30.000,00
AÇÃO:
Depois de analisar o relatório sua missão será de
ajudar o fornecedor a identificar o custo unitário do produto que ele fabrica,
respondendo aos seguintes questionamentos:
1 – Separar os gastos em custos e despesas;
2 – Classificar os custos em fixos e variáveis;
3 – Calcular o total dos custos e despesas;
4 – Apurar o custo unitário do produto utilizando o
método de Custeio por Absorção;
5 – Apurar o custo unitário do produto utilizando o
método de Custeio Variável;
6 – Seu fornecedor acaba de informar que quebrou
uma das máquinas do setor de fabricação, contudo a produção do período não
poderá atingir a programação de 500 unidades, como havia sido previsto,
portanto você deverá realizar novos cálculos considerando que serão produzidas
apenas 400 unidades desse mesmo produto. Quais serão os valores dos custos
unitários calculados pelos dois métodos de custeio? Comente a respeito da
diferença encontrada no custo unitário pelo método de custeio por absorção e
pelo variável.
0 comentários:
Postar um comentário