MAPA - TI - TECNOLOGIAS EMERGENTES EM TI - 512023
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
============================================================
Caro(a) estudante,
Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de
conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o
que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.
Neste MAPA, você é convidado(a) a realizar uma atividade para verificar como a
disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação
profissional. Por esse motivo, você é instigado(a) a solucionar um problema
voltado para sua área de formação.
Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!
Iniciaremos nosso MAPA com uma provocação: você já imaginou chegar em um
supermercado onde os preços estão escritos à mão nos produtos, onde existe
demora para repor produtos na gôndola porque todo o processo é manual, onde o
açougue e a padaria fazem pesagem com balança tradicional, onde os caixas não
possuem computadores e somam suas compras usando papel e caneta? O pagamento é
apenas em dinheiro, pois não existem máquinas de cartão. Pois é, talvez, se
você tivesse ido a esse supermercado há algumas décadas, seria assim mesmo!
Entretanto, será que isso é aceitável atualmente? As tecnologias evoluem e as
exigências dos clientes também, pois o mesmo cenário tecnológico em que estão
inseridos os negócios estão inseridos os consumidores.
Para desenvolver a proposta deste MAPA, leia atentamente o cenário hipotético a
seguir, em que você foi convidado(a) para assessorar uma empresa sobre o uso de
tecnologias:
Você foi convidado(a) como Gestor(a) de Tecnologia para prestar assessoria à diretoria de uma empresa de locação de veículos com matriz em uma grande cidade do Brasil, mas que possui filiais espalhadas por diversos estados. Essa empresa faz a locação de carros e, depois, de um certo tempo ou quilometragem, vende como seminovo. Os clientes precisam ir até a loja para saber quais carros estão disponíveis e ver os modelos para, então, tomar a decisão sobre a locação. Apesar de existir um site, ele é apenas institucional, ou seja, mostra informações sobre a empresa, endereço e alguns dados corporativos.
Ao alugar o veículo, a empresa faz a vistoria de entrega em prancheta e
anota o estado do carro para identificar se tem arranhões, amassados ou
qualquer avaria antes do cliente sair da loja. Isso também ocorre na entrega do
veículo, para conferir se tudo está como no dia que foi contratado. Esse papel,
depois, vai para uma planilha no computador que, na sequência, é impressa para
o cliente assinar. O cliente também precisa preencher uma planilha com a
quilometragem diária utilizada e qualquer problema que teve com o carro para
ser entregue junto ao veículo no final da locação. Qualquer problema que o
cliente tenha, ele precisa acionar a empresa por telefone, explicar para o
operador o que ocorreu para que ele possa tomar uma ação. No setor de
vendas de seminovos, não é nada muito diferente, ou seja, os processos são
feitos presencialmente ou via telefone e alguns registros são feitos no papel
e, depois, transcritos para planilhas eletrônicas e impressos para assinaturas
físicas.
A diretoria entende que precisa evoluir e que existem diversas melhorias que
podem ser realizadas se utilizando de tecnologias.
Você, como consultor(a) externo(a), sabe que a diretoria está certa e que o
negócio está em risco se continuar operando dessa forma. Por isso, no papel que
foi designado a você, é necessário que descreva:
- Quais são as
oportunidades de uso de tecnologia que você identificou? Cite, no mínimo, três.
- Explique como é realizado hoje e como seria com o uso da tecnologia,
destacando os ganhos para o negócio.
- Por fim,
descreva qual tecnologia você sugere para cada oportunidade mapeada e por que a
escolheu, justificando, assim, as indicações.
Não se apegue aos
custos e à viabilidade técnica da empresa para aplicação da solução na hora de
indicar a tecnologia.
Além das
informações anteriores, utilize os conhecimentos adquiridos no livro da
disciplina, nas aulas conceituais e ao vivo. Fique à vontade para explorar o
cenário em todas as suas possibilidades.
Atenção, aluno(a): você não precisa apresentar a sua resposta em
tópicos, da forma que foram estruturados anteriormente, pois são apenas
referências de perguntas que devem ser respondidas no seu MAPA.
Antes de enviar a sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as
perguntas da atividade e não se esqueceu de nenhum detalhe. Após o envio, não
são permitidas alterações. Por favor, não insista.
Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizados com nota zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a
interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade
antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite
envio de atividade em cima do prazo.
Boa atividade!
0 comentários:
Postar um comentário