MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - 51-2023
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
============================================================
1ª QUESTÃO
Posicionar a marca, produto
e/ou serviço no mercado significa ocupar um lugar na mente dos consumidores e,
com isso, tornar-se a opção de escolha no momento de compra. Segundo
Vieira e Shimohigashi (2016, p.199), “Algumas das estratégias de posicionamento
podem ser adotadas pelas organizações, mas só acontecerá após a definição e
consolidação da segmentação de mercado, [...]. Com a seleção dos segmentos, é
possível a implementação das ações de marketing, devendo adotar estratégias de
posicionamento adequada ao segmento.”
E, para que haja sucesso na
escolha e definição do posicionamento de mercado, as empresas devem compreender
a forma como querem ser vistas e lembradas pelos seus públicos e assim, escolher
o tipo de posicionamento a ser utilizado.
Um exemplo de
reposicionamento de marca foi o realizado pela Victoria’s Secret, marca
mundialmente famosa de lingerie e produtos de beleza. Por muitos anos, a marca
usou suas “Angels”, modelos que integravam o casting da marca, incluindo algumas
brasileiras, e que traçava um perfil, gerando um estereótipo de beleza.
Porém a sociedade mudou, os
conceitos e ideias se alteraram, e o mercado seguiu essa nova demanda, e a
marca passou a sofrer consequências de seu posicionamento. As vendas
começaram a cair, lojas fecharam e a fórmula de comunicação da empresa
passou a ser considerada ultrapassada pelo público e mercado. A marca mudou seu
posicionamento e conceito, lançando uma nova ação de mercado, a VS Collective, sendo esse
um novo projeto de mercado e marketing que
busca representar a marca com pessoas que possuam representatividade do
mercado.
Além de se adequar às mudanças da
sociedade, a marca busca corrigir erros de posicionamentos que realizou e que
refletiram em sua imagem de mercado.
Você encontra mais informações sobre essa
mudança de segmento no link: Fonte: https://www.fashionismo.com.br/2021/06/o-novo-posicionamento-da-victorias-secret/.
Acredito que você conseguiu entender o quanto é
importante posicionar-se da maneira correta no mercado e, principalmente,
entender o que o mercado e público estão pedindo e esperando da marca. Com
a nossa atividade MAPA, vamos descobrir, estudar e analisar o posicionamento de
mercado das organizações. Vamos começar!
Para realizar a atividade MAPA você deve:
1 – Pesquisar e escolher uma marca, um produto ou serviço
real e que tenha realizado um reposicionamento de mercado, para realizar
uma análise das informações que serão solicitadas. É obrigatório citar a fonte
de pesquisa. Em seguida, apresente o produto ou serviço, preenchendo a
tabela a seguir:
Produto (características, funções, necessidade e desejo que atende do
público) |
|
Mercado de Atuação (definir em qual segmento a empresa
atua, justificando) |
|
Público Alvo da Empresa (idade, gênero, perfil e
hábito de consumo). |
|
2 – Agora é hora de discutir sobre o
reposicionamento da empresa que você escolheu no item 1. E para isso, preencha
a tabela a seguir. Utilize as informações do material da disciplina e as
discussões das aulas conceituais e ao vivo como base.
POSICIONAMENTO ANTIGO |
Realize uma pesquisa e apresente qual era o posicionamento antigo da
empresa. Use o material da disciplina como apoio para explicar o
posicionamento apresentado (qual era o posicionamento, justificando com base
na teoria). |
REPOSICIONAMENTO |
Apresente o novo posicionamento da empresa, determinando seu tipo e
como vem sendo apresentado pela empresa. |
3 – Para finalizar, é preciso analisar todas as
informações coletadas. Assim, elabore um texto, analisando o reposicionamento
realizado pela empresa (quais mudanças realizaram, como o público e mercado
reagiram, a escolha foi a correta?). Elabore um texto entre 7 e 15 linhas.
MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE
MARKETING - 51-2023
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse
trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
0 comentários:
Postar um comentário