MAPA - TEORIA DOS JOGOS -
51-2023
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QUESTÃO 1
Olá, estudante! Chegou o momento de explorar, de
forma PRÁTICA, os conteúdos apreendidos na nossa disciplina! Para isso, você
precisa cumprir três etapas, a saber:
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio.
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação-problema da atividade.
Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.
PRIMEIRA
ETAPA: leitura do texto de apoio.
A Teoria dos Jogos é um ramo da Matemática aplicada que estuda situações
estratégicas onde os jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de
melhorar seu retorno. Essa abordagem tem sido utilizada para analisar problemas
de conflito quando existe a interação entre tomadores de decisão. Os métodos
dessa teoria são amplamente utilizados em mercados competitivos. Ela se
constitui como uma importante área de interligação entre a investigação
matemática e econômica.
A Teoria dos Jogos se constitui como um conjunto de ferramentas analíticas
projetadas para ajudar a entender o fenômeno que se observa quando os tomadores
de decisão interagem. A suposição básica em que se apoia essa teoria é que os
tomadores de decisão adotam objetivos exógenos bem definidos (eles são
racionais) e levam em conta seus conhecimentos e suas expectativas em relação
ao comportamento dos outros tomadores de decisão (eles pensam
estrategicamente).
Os jogos podem
ocorrer de maneira simultâneas ou sequenciais. Nos jogos simultâneos, os
jogadores se movem ao mesmo tempo, desconhecendo previamente as ações de seus
adversários. Nos jogos sequenciais, os jogadores fazem os movimentos um após o
outro. Isto é, os jogadores tomam suas decisões estratégicas em uma sequência
definida anteriormente (conhecida pelos jogadores).
Fonte: adaptado de: https://www.tiespecialistas.com.br/teoria-dos-jogos-no-planejamento-estrategico/.
Acesso em: 26 jan. 2023.
SEGUNDA ETAPA: análise da situação-problema.
Considere a seguinte situação hipotética: para não correr o risco de perder sua
liderança no varejo de moda brasileiro, a Empresa Moda S.A. iniciou
2023 com uma agressiva campanha de marketing e um programa de modernização
de algumas de suas lojas físicas. Já a sua principal concorrente (Empresa Vest
Bem) preferiu aumentar os pontos de venda e investir também em Marketing,
ameaçando o lugar da líder. Dadas essas estratégias, tanto a Empresa Moda
S.A. quanto a concorrente esperam conseguir como recompensa acréscimos em
seus respectivos faturamentos no ano corrente.
O jogo entre a
Empresa Moda S.A. e sua concorrente (Empresa Vest Bem) terá as seguintes
interações:
I) A campanha de
Marketing (CM) proporcionará à Empresa Moda S.A. um acréscimo de 10% nas
suas vendas em qualquer cenário. Diante dessa escolha, a Empresa Vest
Bem ganhará 7% a mais de faturamento se aumentar seus pontos de venda (PV)
ou 9% se escolher a estratégia de Marketing (CM).
II) Na hipótese
da Empresa Moda S.A. colocar em prática seu plano de modernização das
lojas (ML), ela ganhará 8% a mais no seu faturamento independentemente do que a
concorrente fizer. Nesse ambiente, a Empresa Vest Bem poderá acrescentar
9% a mais em seu faturamento se construir mais lojas (PV) ou 7% se optar por
investir em marketing (CM).
Nesse contexto, considere a seguinte representação das estratégias de tomada de
decisão das empresas Moda S.A. e Vest Bem no varejo de moda no Brasil:
TERCEIRA ETAPA: realização
da atividade.
Chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?
Suponha que você faça parte da equipe de planejamento estratégico da Empresa Moda
S.A., a qual tem a tarefa de analisar qual é a melhor estratégia possível que
sua empresa pode tomar com o objetivo de maximizar o seu faturamento ao longo
do ano de 2023. Com base no exposto anteriormente e os conhecimentos adquiridos
ao longo da disciplina, responda o que se pede a seguir:
1. Encontre a solução final do jogo (Equilíbrio de Nash) aplicando o método da
indução retroativa.
2. Represente o jogo na forma simultânea.
3. Considerando o
jogo simultâneo, identifique as estratégias dominantes, se elas existirem.
Explique.
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