MAPA - RH - COACHING APLICADO Á GESTÃO DE PESSOAS -
54/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
============================================================
Olá, estudante, chegou
o momento de elaborarmos nossa atividade MAPA! Para desenvolver esta atividade,
você deverá seguir as seguintes etapas:
Primeira etapa: considere a
situação-problema da atividade.
Segunda etapa: REALIZE e ENVIE a
atividade solicitada.
Primeira etapa:
considere a situação-problema da atividade
Márcia foi contratada
para trabalhar como secretária de uma clínica de odontologia muito requisitada
em Curitiba. Além dos atendimentos rotineiros, a clínica também é muito
conhecida pelos cursos extras que oferece para os estudantes do último ano de
odontologia. As responsabilidades do cargo para o qual Márcia foi
contratada consistem no atendimento ao público, na organização da agenda dos
pacientes e na organização das datas para aplicação dos cursos, que, em sua
maioria, são ministrados por professores do exterior que trazem, em sua
bagagem, técnicas novas para a área.
No treinamento que
Márcia recebeu, foi exposto que essas atividades exigiriam dela um bom
relacionamento com os clientes e com os colegas de trabalho, além de foco e
organização. Contudo, enquanto Márcia recebia o treinamento para executar as
suas novas funções, foi observado e relatado para a gestão que a nova
colaboradora se distraía com facilidade e não prestava atenção ao que estava
sendo dito, apresentava impaciência com a explicação sobre o trabalho, deixando
claro que não havia necessidade de tantos detalhes, visto que não era a
primeira vez que teria que desenvolver tais tarefas, pois ela tinha
experiências anteriores.
Com o passar dos dias
no exercício de suas funções, a colaboradora, por não gostar de controles
rígidos, decidiu fazer um pouco diferente de como foram transmitidas as
informações sobre o trabalho no período de treinamento. Márcia promoveu
mudanças radicais tanto na forma de execução do seu trabalho quanto na
estrutura da organização dos móveis dispostos na recepção. Isso gerou um certo
espanto nos colegas, porém todos tiveram que reconhecer o quanto Márcia era
criativa e que o ambiente havia realmente ficado melhor. Contudo, com toda essa
mudança, Márcia se esqueceu do mais importante: a atenção aos detalhes da
agenda, que ocasionou o cancelamento de um curso importante para a clínica. A
falta do contato e agendamento prévio com professor que viria dos EUA resultou
em prejuízos para a empresa, que, por sua vez, teria um gap no ensino
naquele ano, visto que o professor em questão não teria outra data disponível.
Segunda etapa: REALIZE
e ENVIE a atividade solicitada:
A partir de agora,
estudante, sua tarefa, nesta atividade MAPA, é agir como gestor(a)
imediato(a) da colaboradora Márcia, promovendo um feedback corretivo, a
fim de ajudá-la na compreensão do seu erro e dos prejuízos causados pela falta
de foco. Contudo, atenção! Para ser mais assertivo(a) no feedback, é
importante, primeiramente, compreender as motivações
do comportamento da colaboradora e o que gerou as suas ações.
Diante disso e
considerando os estudos sobre o teste de perfil comportamental dos bichos,
que representa uma das ferramentas do coaching, responda as
questões 1 e 2:
1.
O comportamento de Márcia, descrito no case, pode ser representado
por qual dos bichos? Águia, gato, tubarão ou lobo?
2. Analise o case
e descreva, ao menos, três dos comportamentos apresentados pela colaboradora
Márcia que correspondem ao perfil comportamental do bicho escolhido por você.
3. Após entender o
perfil comportamental da colaboradora Márcia, você deverá desenvolver um
feedback corretivo, respondendo as questões a seguir :
a) Descreva como iniciaria a conversa com a
colaboradora, relatando pontos positivos e elogios.
b) Descreva como relataria o fato ocorrido
para a colaboradora, sem promover possíveis julgamentos.
c) Descreva para a colaboradora qual
foi o sentimento que o fato ocorrido gerou em você, como gestor(a).
d) Aponte as consequências do fato ocorrido.
Houve prejuízos para a empresa? Quais foram?
e) Descreva o que acredita que Márcia
traria como sugestão para corrigir e evitar o erro cometido.
f) Descreva o seu incentivo às mudanças no
comportamento de Márcia e agende o acompanhamento.
MAPA - RH - COACHING APLICADO Á GESTÃO DE PESSOAS -
54/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
0 comentários:
Postar um comentário