MAPA - GFIN - PLANEJAMENTO E GESTÃO DE
NEGÓCIOS - 54/2022
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Estruturando um novo negócios em ambientes
complexos
Problematização
“Inflação e alta dos custos são maiores preocupações para metade dos pequenos
negócios. Os donos de micro e pequenas empresas brasileiras parecem ter virado
a página da Covid-19 e não enxergam mais a pandemia como um obstáculo para os
seus negócios. Entretanto, quase 60% deles continuam registrando um faturamento
23% menor, em média, quando comparado ao período anterior à crise.
Para 50% dos empreendedores, o maior vilão atualmente passou a ser o aumento
dos custos (insumos, combustível, energia), seguido da falta de clientes (21%)
e das dívidas com empréstimos (11%)” (PORTAL CORREIO, 2022).
PORTAL CORREIO. Inflação e alta dos custos são as maiores preocupações para
metade dos pequenos negócios. 3/06/2022.
Disponível
em:<https://portalcorreio.com.br/inflacao-e-alta-dos-custos-sao-maiores-preocupacoes-para-metade-dos-pequenos-negocios/>
Acesso em 19/09/2022.
Significação
“Pequenos negócios fecham o primeiro semestre de 2022 respondendo por 7 em cada
10 empregos no Brasil” (SEBRAE, 2022). Pois bem, podemos perceber que as micro
e pequenas empresas sustentam a geração de postos de trabalho no país, uma vez,
que são responsáveis por cerca de 70% dos empregos que primeiro semestre de
2022 elas “foram responsáveis por 961,9 mil vagas de emprego (72,1% do total),
enquanto as médias e grandes responderam por pouco mais de 279,8 mil (21%)”
(SEBRAE, 2022).
SEBRAE. Pequenos negócios fecham o primeiro semestre de 2022 respondendo por 7
em cada 10 empregos no Brasil. 05/08/2022.
Disponível
em:<https://agenciasebrae.com.br/brasil-empreendedor/pequenos-negocios-fecham-o-primeiro-semestre-de-2022-respondendo-por-7-em-cada-10-empregos-no-brasil/>
Acesso em 19/09/2022.
Assim, podemos ver a importância da sobrevivência dos pequenos negócios para a
economia local e nacional, já que a maioria dos empregos gerados no país
depende deles. O que significa que se houver um fechamento em massa dessas
empresas, muitos pais de famílias poderão perder sua renda e consequentemente
sua capacidade de consumo.
Experimentação
Perceba que nós enquanto trabalhadores ou estudantes, precisamos gerenciar
nossos recursos financeiros para que consigamos pagar nossas contas de água,
luz, internet, aluguel, supermercado, faculdade, lazer, dentre outras. E para
isso devemos gerenciar nossos recursos financeiros para que possamos manter a
nossa sustentabilidade financeira a longo prazo, mediante a problemas como
guerras, pandemias e inflações altas. Neste sentido você já parou para pensar
que nosso orçamento precisa ser gerenciado da mesma forma que um orçamento
empresarial? Você já notou que quando o preço de alguma mercadoria ou serviço
sobe, muitas vezes precisamos optar por outros produtos para que o consumo
fique dentro do orçamento? Você já sentiu que o seu orçamento foi impactado por
altas de preços ou de juros?
Reflexão
Você pode notar que se fizermos um paralelismo entre a forma que somos
impactados por variáveis externas, como câmbio, inflação, desemprego e também
como gerenciamos nossos recursos e a forma que deveríamos gerenciar em uma
empresa veremos que os processos são em sua maioria parecidos. O que significa
que precisamos desenvolver estratégias de gerenciamento dos recursos de forma
eficaz, tanto no ambiente doméstico como no empresarial. Uma vez, que
precisamos nos mantermos dentro do orçamento para não ficarmos no vermelho,
pagarmos juros altos, e até irmos à falência, ou ter que mudar nosso padrão de
vida. Da mesma forma as empresas, precisam fazer escolhas, trocas, de forma
manter-se sustentável no mercado, diante dos impactos sofridos por variáveis
externas.
Conceitualização
“Cada empresa possui seu microambiente de forma específica, em que recursos
são retirados e transformados em produtos/serviços. O microambiente, criado
por um segmento próprio do ambiente geral, pode ser intitulado ambiente de
operações da organização” (OSHITA, 2022, p.19) .
“O macroambiente de uma organização está relacionado a seus ambientes geral
e externo, que impactam a forma de trabalho, o processo de tomada de decisão,
a estratégia e o desempenho do negócio. Ele é dinâmico com tendência de
mudança e possui fatores externos que uma entidade não pode controlar. As
variáveis que influenciam o ambiente geral são: culturais, sociais,
demográficas, tecnológicas, legais, ecológicas, políticas e econômicas, e
elas impactam todas as entidades, sem qualquer discriminação [...] Todas as
referidas variáveis exercem influência recíproca em um ambiente geral. O
macroambiente é comum a todos os negócios e a todas as empresas, afetando-os
de maneira ampla, genérica e abrangen- te, isto é, ele impulsiona alguns, mas
afeta, restriti- vamente, outros” (OSHITA, 2022, p.19).
Assim, todas as empresas sofrem influências do micro e do macroambiente nos
quais o nível de complexidade e incerteza no ambiente de negócios aumenta
conforme acontecem inovações tecnológicas disruptivas provocadas por pandemias,
guerras, e instabilidades econômicas mundiais. O que significa que para iniciar
os negócios, sobreviver no mercado e ainda ampliar as suas
atividades precisam de estratégias de negócios sólidas, que começam a partir da
definição da missão e visão organizacional e conjunto com uma análise dos
pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, sob a perspectiva
organizacional.
OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Planejamento e Gestão de Negócios. Maringá
- PR: Unicesumar, 2022.
Ação/Atividade Proposta
Considerando que o macro ambiente sofre alterações e/ou mudanças em que a empresa não consegue controlar. Precisamos desenvolver estratégias de forma que os negócios sofram o menor impacto possível diante de um cenário negativo, e um maior impacto positivo em caso contrário. Ou ainda podemos desenvolver formas de conseguir se sobressair em tempos de crise a partir de estratégias direcionadas, por exemplo: dependendo do nicho de mercado você pode desenvolver modelos de produtos com preços mais acessíveis ou desenvolver uma estratégia de exportação.
Neste contexto, a partir da Unidade 1 do seu material de estudos considere a seguinte situação: Você foi contratado para dar consultoria para uma micro empresa que presta serviço de beleza, mais especificamente um salão de cabeleireiros. E que mesmo diante da crise que passou nos últimos anos devido a pandemia COVID 19, aumento dos preços dos combustíveis, energia, aumento da concorrência, dentre outros, tem como objetivo expandir a sua empresa em formato de franquia para atender as classes sociais B e C. O que gerará oferta de empregos e consequentemente uma renda para diversas regiões onde o empreendimento será aberto. Para isso, a empresa está desenvolvendo uma estratégia de mídia social forte, para que o cliente possa se entreter enquanto recebe o serviço de beleza. Disponibilizando serviços de bordo, como mini refeições chiques, champanhe, drinks e coquetéis. Tudo para que o cliente tire a sua melhor foto e receba o maior número de likes no instagram e facebook.
Assim a sua tarefa será criar uma missão e visão para esse negócio, desdobrando a visão em objetivos e realizando a compatibilização adequada da visão e missão a partir de uma matriz de swot do negócio. Realizando uma argumentação sobre os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças listadas. Em outras palavras, justifique o porquê você decidiu que aquele seria um ponto forte e/ou ponto fraco, uma ameaça e/ou oportunidade.
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