ATIVIDADE 1 - PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO - 54/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
============================================================
Matriz SWOT A denominação Matriz SWOT
vem do acrônimo (Strengths = Forças; Weaknesses = Fraquezas; Opportunities =
Oportunidades; Threats = Ameaças). Há dúvidas se ela foi criada no Stanford
Research Institute, por volta de 1960 e 1970, ou por Kenneth Andrews, da
Harvard Business School, como uma metodologia para abordar tanto o ambiente
externo como o ambiente interno da organização em termos de oportunidades e
ameaças exógenas e de forças e fragilidades endógenas. Tarapanoff mostra que a
matriz SWOT tem mais de três mil anos ao citar um conselho de Sun Tzu em que
ele dizia: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as
oportunidades e proteja-se contra as ameaças”. A formulação das políticas
realizada a partir da matriz SWOT é uma das práticas mais utilizadas no
processo de planejamento estratégico. A base de aplicação da matriz SWOT é o
cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção
estratégica da organização, levando-se em conta sua missão, visão, valores e
objetivos estratégicos, com as forças (pontos fortes) e fragilidades (pontos
fracos ou para melhoria) dessa organização ao lidar com aquelas ameaças e
oportunidades. Em uma primeira etapa, listam-se as oportunidades e ameaças
presentes no ambiente externo, com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente
interno da organização, conforme figura 01.
Considerando a
Matriz SWOT apresentada na imagem, analise o caso hipotético a seguir: Paula é
uma empreendedora no segmento de tecnologia que decidiu criar o seu próprio
negócio em meados dos anos 2000, onde havia um grande movimento para empresas
de alta tecnologia. Durante os primeiros anos, Paula buscou conquistar clientes
e desenvolver produtos que resolvessem os problemas de seus consumidores mais
exigentes. Mesmo diante de muitos desafios, a empresa tem sido muito bem
sucedida, mas diante de uma grave crise enfrentada durante alguns anos, a
diretoria da empresa decidiu contratar uma empresa de consultoria para desenvolver
um diagnóstico organizacional através da Matriz SWOT. No entanto, para a
surpresa da empresária, muitos pontos foram levantados com o trabalho realizado
pela consultoria, sendo que dentre os principais pontos levantados foram:
- Crescimento da
inflação e taxa de juros;
- Falência de
empresas concorrentes;
- Alta qualidade
dos produtos e serviços;
- Instabilidade
política e econômica;
- Gestão
profissionalizada;
- Ambiente
físico interno não adequado (ergonomia);
- Falta de
processos interno bem definidos;
- Crescimento do
consumo de produtos online;
- Equipamentos
sem manutenção;
- Crescimento do
PIB;
- Resistência
dos funcionários às mudanças;
- Equipe
treinada e qualificada;
- Aumento do
desemprego;
- Competência
administrativa;
- Redução do
poder aquisitivo dos consumidores.
A partir dos pontos levantados pelo
diagnóstico, você deverá se colocar na posição de gestor(a) da organização para
responder as questões a seguir:
a) Identifique quais são os pontos fortes e
quais são os pontos fracos do caso apresentado.
b) Identifique quais são as oportunidades e
quais são as ameaças do caso apresentado.
ATIVIDADE 1 - PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO - 54/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
0 comentários:
Postar um comentário