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9 de nov. de 2022

MAPA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 54/2022

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Olá, estudante! A partir das discussões realizadas durante a disciplina de Planejamento Estratégico, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos apreendidos sobre estratégia organizacional.

Para tanto, você, enquanto futuro(a) gestor(a), terá a oportunidade de avaliar a participação e o crescimento de mercado de determinados produtos.

 

Primeira etapa

- Ler o material de apoio sobre a Matriz BCG e se atentar ao livro didático da disciplina, mais especificamente, à Unidade 5.

- Assistir às aulas conceituais referentes ao tema e disponíveis no seu ambiente virtual.

- Assistir ao vídeo de apoio: Matriz BCG:

https://www.youtube.com/watch?v=D9wibHoBHKw

Segunda etapa

Analise cada produto em seu respectivo quadrante, avaliando a relação existente entre os eixos — crescimento de mercado e participação relativa de mercado.

Terceira etapa –

 Realize e envie a atividade solicitada

Vamos lá?!

PRIMEIRA ETAPA: Matriz BCG – Matriz de participação de mercado/crescimento de mercado.

Também denominada análise do portfólio de negócios ou matriz de participação de mercado/crescimento do mercado, é uma técnica de análise da carteira (portfólio) de negócios para a formulação de estratégias com base na filosofia de que a organização deve ter estratégias adequadas para melhor administrar suas carteiras de investimentos. Da mesma forma como os investimentos rentáveis devem ser mantidos e aplicados, os investimentos deficitários devem ser desativados ou descartados.

A matriz de crescimento e participação foi criada pela consultoria Boston Consulting Group (BCG) e data de pelo menos 50 anos, quando foi publicado o artigo de Bruce Henderson, que a desenvolveu e popularizou como uma ferramenta de análise de portfólio. A proposta do BCG é buscar um equilíbrio entre os produtos (ou unidades de negócio) geradores de fundos e aqueles produtos nos quais os fundos são requeridos. A potencialidade de geração de fundos de determinado negócio (produto ou unidade de negócio) deve ser dada pela sua posição competitiva relativa e pela taxa de crescimento do mercado. A inter-relação entre essas duas variáveis é representada pela matriz de portfólio, onde são categorizados os produtos de uma carteira.

Trata-se de um modelo para classificar cada um dos produtos ou linhas de produtos de acordo com dois fatores: sua parcela de mercado relativa à concorrência e a taxa de crescimento do mercado do produto. Os dois fatores são divididos em categorias alta e baixa, para criar uma grade 2 × 2.

 

Os quadrantes diferem com respeito não somente à parcela de mercado e taxa de crescimento do setor, mas também com relação às necessidades de caixa e as estratégias adotadas. Os produtos situados em cada quadrante recebem nomes sugestivos para denotar suas características em função dos fatores considerados. Dessa classificação saem indicações de estratégias que serão elaboradas, considerando a dinâmica de funcionamento entre as quatro diferentes situações dos produtos:

Estrelas: as altas parcelas de mercado e as altas taxas de crescimento do mercado caracterizam os produtos nesse quadrante.

Vacas leiteiras: são produtos com grande participação em um mercado que cresce cada vez menos e possivelmente estão atravessando o estágio de maturidade de seu ciclo de vida. Pontos de interrogação: identificam os produtos caracterizados por baixas parcelas de mercado, mas com altas taxas de crescimento.

Abacaxis: são produtos com baixas parcelas de mercado e operam em setores com baixas taxas de crescimento.

Como o crescimento do mercado não é uma variável controlável, o problema consiste em selecionar produtos que, ao investir neles, tragam participação maior (pontos de interrogação) e se consolide o domínio (realocação dos fundos gerados pelas estrelas).

Você foi contratado(a) como consultor(a) empresarial por uma grande empresa especializada em gestão de marcas e de produtos do setor alimentício e fast-food. Sendo você um(a) consultor(a) experiente, sua primeira atividade consiste na avaliação de algumas marcas relevantes nesse mercado. Seu objetivo será traçar estratégias de ações após o diagnóstico detalhado sobre as seguintes empresas: Dunkin Donuts, Burger King, McDonald's e Wendy's. Apesar dessas empresas oferecerem produtos diferentes a um público consumidor variado, essa análise servirá de base para estudos futuros, principalmente, sobre a implementação de novas marcas concorrentes. Assim, caberá a você, enquanto consultor(a) empresarial, realizar uma avaliação da matriz BCG (Figura 1) e, também, apresentar estratégias para cada marca, conforme solicitado a seguir.


TERCEIRA ETAPA: resolver e enviar a atividade.

Agora, é com você!

a) Descreva a importância da matriz BCG para o desenvolvimento das estratégias organizacionais e/ou seus produtos.

b) Descreva qual é o posicionamento de cada marca em seus respectivos quadrantes: Dunkin Donuts, Burger King, Wendy's e McDonald's.

c) Apresente uma estratégia para cada marca em seus respectivos quadrantes.

 


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