MAPA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 54/2022
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Olá,
estudante! A partir das discussões realizadas durante a disciplina de
Planejamento Estratégico, este é o momento para você colocar em prática os
conhecimentos apreendidos sobre estratégia organizacional.
Para
tanto, você, enquanto futuro(a) gestor(a), terá a oportunidade de avaliar a
participação e o crescimento de mercado de determinados produtos.
Primeira etapa
-
Ler o material de apoio sobre a Matriz BCG e se atentar ao livro didático da
disciplina, mais especificamente, à Unidade 5.
-
Assistir às aulas conceituais referentes ao tema e disponíveis no seu ambiente
virtual.
-
Assistir ao vídeo de apoio: Matriz BCG:
https://www.youtube.com/watch?v=D9wibHoBHKw
Segunda etapa –
Analise cada produto em
seu respectivo quadrante, avaliando a relação existente entre os eixos —
crescimento de mercado e participação relativa de mercado.
Terceira etapa –
Realize e envie a atividade solicitada
Vamos lá?!
PRIMEIRA ETAPA: Matriz
BCG – Matriz de participação de mercado/crescimento de mercado.
Também denominada
análise do portfólio de negócios ou matriz de participação de
mercado/crescimento do mercado, é uma técnica de análise da carteira
(portfólio) de negócios para a formulação de estratégias com base na filosofia
de que a organização deve ter estratégias adequadas para melhor administrar
suas carteiras de investimentos. Da mesma forma como os investimentos rentáveis
devem ser mantidos e aplicados, os investimentos deficitários devem ser desativados
ou descartados.
A matriz de crescimento
e participação foi criada pela consultoria Boston Consulting Group (BCG) e data
de pelo menos 50 anos, quando foi publicado o artigo de Bruce Henderson, que a
desenvolveu e popularizou como uma ferramenta de análise de portfólio. A
proposta do BCG é buscar um equilíbrio entre os produtos (ou unidades de
negócio) geradores de fundos e aqueles produtos nos quais os fundos são
requeridos. A potencialidade de geração de fundos de determinado negócio
(produto ou unidade de negócio) deve ser dada pela sua posição competitiva
relativa e pela taxa de crescimento do mercado. A inter-relação entre essas
duas variáveis é representada pela matriz de portfólio, onde são categorizados
os produtos de uma carteira.
Trata-se de um modelo
para classificar cada um dos produtos ou linhas de produtos de acordo com dois
fatores: sua parcela de mercado relativa à concorrência e a taxa de crescimento
do mercado do produto. Os dois fatores são divididos em categorias alta e baixa,
para criar uma grade 2 × 2.
Os quadrantes diferem
com respeito não somente à parcela de mercado e taxa de crescimento do setor,
mas também com relação às necessidades de caixa e as estratégias adotadas. Os
produtos situados em cada quadrante recebem nomes sugestivos para denotar suas
características em função dos fatores considerados. Dessa classificação saem
indicações de estratégias que serão elaboradas, considerando a dinâmica de
funcionamento entre as quatro diferentes situações dos produtos:
Estrelas: as altas parcelas de mercado e as altas taxas de
crescimento do mercado caracterizam os produtos nesse quadrante.
Vacas leiteiras: são produtos com grande participação em um mercado
que cresce cada vez menos e possivelmente estão atravessando o estágio de
maturidade de seu ciclo de vida. Pontos de interrogação: identificam os
produtos caracterizados por baixas parcelas de mercado, mas com altas taxas de
crescimento.
Abacaxis: são produtos com baixas parcelas de mercado e operam em
setores com baixas taxas de crescimento.
Como o crescimento do
mercado não é uma variável controlável, o problema consiste em selecionar
produtos que, ao investir neles, tragam participação maior (pontos de
interrogação) e se consolide o domínio (realocação dos fundos gerados pelas
estrelas).
Você foi contratado(a)
como consultor(a) empresarial por uma grande empresa especializada em gestão de
marcas e de produtos do setor alimentício e fast-food. Sendo você um(a)
consultor(a) experiente, sua primeira atividade consiste na avaliação de
algumas marcas relevantes nesse mercado. Seu objetivo será traçar estratégias
de ações após o diagnóstico detalhado sobre as seguintes empresas: Dunkin
Donuts, Burger King, McDonald's e Wendy's. Apesar dessas empresas oferecerem
produtos diferentes a um público consumidor variado, essa análise servirá de
base para estudos futuros, principalmente, sobre a implementação de novas
marcas concorrentes. Assim, caberá a você, enquanto consultor(a) empresarial,
realizar uma avaliação da matriz BCG (Figura 1) e, também, apresentar
estratégias para cada marca, conforme solicitado a seguir.
TERCEIRA ETAPA: resolver
e enviar a atividade.
Agora, é com você!
a) Descreva a
importância da matriz BCG para o desenvolvimento das estratégias
organizacionais e/ou seus produtos.
b) Descreva qual é o
posicionamento de cada marca em seus respectivos quadrantes: Dunkin Donuts,
Burger King, Wendy's e McDonald's.
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