Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

4 de mai. de 2022

MAPA - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II

       Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato:

MAPA - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II



=================MVF5SYSTEM-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

====================================================================

QUESTÃO 1

Olá, estudante!


Esta é sua atividade M.A.P.A. da disciplina de Física Geral e Experimental II. A seguir, você encontrará uma série de exercícios tanto práticos quanto teóricos que explorarão de maneira assertiva os conceitos vistos durante as nossas aulas.

Leia todas as questões com calma e muita atenção. A seguir, mais algumas orientações:
 
Modo de Entrega e outras Orientações (leia todas):


- As respostas dos exercícios propostos devem ser todas colocadas no slide que serve como Modelo de Resposta – você o encontrá em “Material da Disciplina” com o nome “MAPA 2022_Modelo de Resposta”.


- Uma vez que você colocou todas as respostas no Modelo de Resposta, deve salvá-lo em formato .pdf e enviar este arquivo. Para isso, no próprio slide, clique em “Salvar como” e, em seguida, selecione a opção “.pdf”. Somente serão aceitos arquivos em formato .pdf e que sejam produzidos a partir do slide Modelo de Resposta.


- Atenção: somente um arquivo é aceito como resposta no Studeo. Portanto, verifique se o arquivo que você está entregando é o correto.


- Você pode escolher entre digitar dentro do próprio slide todas as respostas, ou se resolve o que se pede à mão. Caso opte em fazer à mão, é necessário, então, que você tire uma foto daquela resolução e coloque dentro do slide, como uma figura. Atenção: letras legíveis.

- Caso precise de mais páginas no slide para colocar a resposta dos exercícios você pode adicionar mais páginas sem nenhum problema. Basta, simplesmente, clicar em “Duplicar slide”. Contudo, cuidado: se você utilizará três slides para a resposta do exercício 1, então nesses três slides é preciso que apareça “Exercício 1”.

- Caso sejam necessários cálculos para a resolução de alguns exercícios demonstre todo o memorial de cálculo da maneira mais detalhada possível.

 
Atenção ao plágio:

O plágio é passível de zero na atividade M.A.P.A., portanto, atenção às cópias indevidas de outros (as) estudantes ou até mesmo em sites da internet.

 Desejo-te um excelente trabalho e caso surjam dúvidas a equipe de mediação está à postos para saná-las. Lembre-se: não deixe para última hora!

Bom trabalho,

Prof. Arquimedes.



-------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE 1.

 
Labirinto de Resistores.

Observe o arranjo de resistores dados abaixo:



Neste labirinto todas as resistências são de 4,0 Ω e todas as fontes são ideais e possuem uma força eletromotriz de 10 V.

 
Exercício 1A – Determine o valor absoluto e o sentido da corrente i.

Dica 1: lembre-se que a corrente elétrica procura sempre o caminho “mais fácil”, ou seja, o caminho que lhe proporciona menor resistência ao seu movimento dentro do circuito.

Dica 2: Esta questão é resolvida por meio da Primeira Lei de Ohm.
Dica 3: você não precisa resolver o Labirinto todo para encontrar o sentido e o valor da corrente, apenas o ramo que possui a corrente sinalizada.


 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE 2.

 
Proceda aos passos elencados abaixo e em seguida responda às perguntas:

Passo 1 – Acesse a disciplina de Física Geral e Experimental II no seu Studeo.

Passo 2 – Clique em Laboratório Virtual e procure pelo experimento “Lei de Ohm”.

Passo 3 – Clique em “Roteiro” e leia-o INTEIRAMENTE.

Passo 4 – Realize o experimento de acordo com o Roteiro lido no passo anterior e tome nota dos pontos que você considera mais importante. Realize este passo quantas vezes você achar necessário.

 
Responda:

Exercício 2A – Seguindo o Virtualab, realize a Fase I – Resistência elétrica em função da área e do comprimento do condutor (páginas 12 a 18 do roteiro). Em seguida, preencha as duas tabelas abaixo:



​Em seguida, responda: a partir dos resultados obtidos nas duas tabelas, o que é possível afirmar sobre a relação entre a Resistência e (i) o comprimento e; (ii) a área do fio utilizado, respectivamente? (iii) Existe uma fórmula que correlaciona essas três variáveis? Se sim, qual? (iv) Os valores de Resistência mudariam caso o material do fio condutor fosse alterado? Se sim, o valor da resistividade do material e a resistência são diretamente ou indiretamente dependentes?


Exercício 2B – Seguindo o Virtualab, realize a Fase II – A corrente elétrica em função da tensão e da resistência elétrica em um fio resistor (páginas 19 a 25 do roteiro). Em seguida, preencha a tabela abaixo:


​Em seguida, após o preenchimento da Tabela 3, construa um gráfico de corrente (A) por tensão (volts). Coloque a corrente no eixo das abcissas e a tensão no eixo das ordenadas. Montado o gráfico, responda:


(i) O resistor trabalhado pode ser considerado um resistor ôhmico? Justifique a sua resposta.

(ii) Qual o valor da resistência nesta fase do experimento?


----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE 3.

 
Proceda aos passos elencados abaixo e em seguida responda às perguntas:

Passo 1 – Acesse a disciplina de Física Geral e Experimental II no seu Studeo.

Passo 2 – Clique em Laboratório Virtual e procure pelo experimento “Campo Magnético

em um Fio Retilíneo”.

Passo 3 – Clique em “Roteiro” e leia-o INTEIRAMENTE.

Passo 4 – Realize o experimento de acordo com o Roteiro lido no passo anterior e tome nota dos pontos que você considera mais importante. Realize este passo quantas vezes você achar necessário.

 
Responda:

Exercício 3A – Antes de ligar o interruptor e fazer a corrente circular pelo circuito, a agulha da bússola está apontando para o Norte. O que acontece quando colocamos a bússola em uma das três possíveis posições? Por quê?


Exercício 3B – Ao ligarmos o interruptor e permitir a circulação da corrente pelo circuito existe a deflexão da agulha da bússola (a agulha mexe), mesmo quando invertemos a polaridade da fonte. Pergunta-se: por que a agulha mexe?


Exercício 3C – Suponha que a corrente elétrica que passa por esse circuito é de 2 A, e que um ponto de interesse P esteja perpendicularmente a 2 cm do eixo do fio condutor. Qual a intensidade e direção do campo magnético neste ponto? (Considere a permeabilidade magnética do meio igual à do vácuo).


Exercício 3D – Observe os dois desenhos dados abaixo com a circulação das correntes em ambos os sentidos no circuito. Desenhe o sentido do campo magnético em ambos os desenhos.



----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE 4.

 
Proceda aos passos elencados abaixo e em seguida responda às perguntas:

Passo 1 – Acesse a disciplina de Física Geral e Experimental II no seu Studeo.

Passo 2 – Clique em Laboratório Virtual e procure pelo experimento “Ângulo Limite e

Refração da Luz”.

Passo 3 – Clique em “Roteiro” e leia-o INTEIRAMENTE.

Passo 4 – Realize o experimento de acordo com o Roteiro lido no passo anterior e tome nota dos pontos que você considera mais importante. Realize este passo quantas vezes você achar necessário.

 
Responda:

Exercício 4A – Seguindo o Virtualab, realize o Tutorial Virtualab das páginas 8 a 12. Observe que você trabalhará com a face convexa do prisma neste momento. Girando o prisma como demonstra o roteiro, complete a tabela abaixo com os valores de ângulo de incidência e ângulo de refração, respectivamente:


Exercício 4B – A partir dos valores encontrados para os índices de incidência e refração ao girar o prisma em 40º no Exercício 4A, calcule o valor do índice de refração da lente. Considere que o índice de refração do meio externo é igual ao índice de refração do ar: 1,00.


Exercício 4C – Seguindo o Virtualab, realize o Tutorial Virtualab das páginas 13 a 15. Observe que você trabalhará agora com a face plana do prisma. Girando o prisma como demonstra o roteiro, complete a tabela abaixo com os valores de ângulo de incidência e ângulo de refração, respectivamente:

 


 Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato:

MAPA - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II



=================MVF5SYSTEM-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

====================================================================

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares