Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

4 de mai. de 2022

MAPA - TI - Algoritmo e Lógica da Programação 1- 52/2022

       Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato:

MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I - 52/2022



=================MVF5SYSTEM-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

====================================================================

1ª QUESTÃO

 

Considere que você é um profissional de desenvolvimento de softwares e acaba de ser contratado por uma empresa que comercializa aplicações e softwares para pequenas e microempresas. E, em sua primeira semana de trabalho, você foi colocado a frente de um projeto que requer o desenvolvimento de uma aplicação para realizar o gerenciamento de estoque de um mercado. Neste projeto lhe é pedido que elabore um algoritmo capaz de avaliar estoques e impedir que estes fiquem abaixo de zero (negativos) a cada venda realizada, sendo que cada produto tem seu estoque representado por uma variável.  Ao ser realizada uma venda, o valor da variável deve ser reduzido na quantidade de unidades vendidas.

 

Pois bem, antes de iniciar esta atividade é importante ressaltar que, a utilização de variáveis em um software é uma das coisas mais triviais que existem. Afinal, as operações de entrada e saída em um programa de computador está diretamente relacionada a manipulação destas variáveis. Podemos dizer inclusive que, sem variáveis, o software simplesmente não existe.

Além das variáveis, a construção de um software requer também o uso de raciocínio lógico, que na maioria dos casos, se configura com a parte mais desafiadora no desenvolvimento de uma aplicação ou sistema de software. Assim, quando trabalhamos com algoritmos, podemos nos apoiar em algumas ferramentas e técnicas que permitem a elaboração de uma solução viável para o problema em questão. Alguns exemplos são: os fluxogramas, a descrição narrativa e o próprio algoritmo em pseudocódigo. Assim, podemos esboçar algumas alternativas válidas para a solução de problemas computacionais experimentando o uso de variáveis e o exercício do raciocínio lógico.

 

Mas afinal, o que são variáveis?

As variáveis são elementos básicos na programação, pois são aquelas que armazenam os dados que precisamos no nosso algoritmo. Cada dado pode ser de um tipo diferente e, por isso precisamos mostrar ao nosso algoritmo logo no início o que esperar armazenar.

E o que é raciocínio lógico?

Raciocínio lógico é um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema. Um raciocínio lógico requer consciência e capacidade de organização do pensamento. Existem diferentes tipos de raciocínio lógico, como o dedutivo, indutivo e abdução. No entanto, também pode ser aplicado na área da dialética.

Disponível em: < https://bityli.com/PetwC > acesso em 04 de abril de 2022.

 

Ok, agora que já nos familiarizamos com alguns conceitos e estudamos em nossa disciplina sobre a elaboração de algoritmos, vamos colocar a mão na massa! Para que se possa elaborar este algoritmo (em pseudocódigo), observe os requisitos a seguir:

 

1. O algoritmo deve contemplar o armazenamento de estoque para 5 produtos: água, refrigerante, vinho, suco e cerveja, podendo estes serem os nomes das variáveis a serem declaradas para serem mais intuitivas.

2. Uma venda só pode ser realizada se houver saldo positivo em estoque. Caso contrário, não haveria como entregar o produto ao cliente na venda.

3. Em caso de uma venda ser bem-sucedida, exibir uma mensagem positiva do processo. Caso contrário, exibir uma mensagem informando que a venda não pode ser efetuada.

4. A escolha do produto deve ser feita a partir de um menu de opções a ser exibido ao usuário que escolhe a opção desejada para em seguida, informar a quantidade desejada.

5. Todos os produtos iniciam o algoritmo com um estoque de 10 produtos, e ao longo das vendas vão sendo reduzidos estes valores, sem a necessidade de reposição durante a execução, imaginando que seria a única quantidade possível disponível no momento em que o algoritmo é executado.

Considerando o que foi apresentado acima, elabore um algoritmo simples e objetivo que atenda as demandas solicitadas na atividade, e em caso de dúvidas, assista ao vídeo explicativo da atividade e aos vídeos de conteúdos relacionados ao que é utilizado na implementação do algoritmo nas aulas conceituais e ao vivo.

Obs.: Outras funcionalidades adicionais não geram acréscimos na nota e não precisam ser implementadas no algoritmo, como por exemplo, a exibição do estoque atual de cada produto antes de cada venda ou o saldo restante após cada venda realizada.

ATENÇÃO!!! ORIENTAÇÕES GERAIS

- Para entrega da atividade utilize um arquivo do bloco de notas (.txt), contendo todo o desenvolvimento da atividade em pseudocódigo (Portugol) . Não serão aceitos arquivos de imagens ou de qualquer compilador de Portugol. A utilização de ferramentas como o VisualG, não estão proibidas para o desenvolvimento da atividade. Porém, quando for enviar sua participação, não envie o arquivo do programa (.alg ou .exe, por exemplo), mas sim, um arquivo .txt contendo apenas o código fonte. Caso envie qualquer outro tipo de arquivo que não seja um arquivo .txt contendo o código fonte, sua atividade será zerada. 

- Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.

- Use a criatividade, não há um único tipo de resposta, porém os itens devem ser atendidos de forma adequada, ou seja, precisam atender as demandas requisitadas.

- Antes de enviar o arquivo, certifique-se de que atendeu a todos os itens solicitados. Após o envio não são permitas alterações. Por favor, não insista.

- O ambiente da atividade só aceita o envio de um único arquivo (e uma única vez). Portanto, tenham atenção, pois caso tentem submeter mais de um arquivo, ou mais de um envio, infelizmente não será possível.

- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

 


       Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato:

MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I - 52/2022



=================MVF5SYSTEM-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

====================================================================

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares