Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato:
MAPA - ESOFT - ESTRUTURA DE DADOS I – 522022
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
====================================================================
QUESTÃO 1
Um motorista
de aplicativo recebeu uma corrida para realizar. A localização atual do
motorista é representada a seguir pelo vértice número 1 (um) e a corrida está
no vértice de número 5 (cinco).
O grafo
acima exibe todas as rotas para alcançar o destino a partir do ponto de
partida. O destino da corrida é o vértice indicado pelo número 5 (cinco). As
possíveis rotas são representadas pelos demais vértices que vão de 1 (um), que
é a origem, a 4 (quatro).
Desenvolva
um algoritmo que ajude o motorista de aplicativo a tomar a melhor decisão de
rota, pois devido ao aumento consecutivo do valor do combustível, o motorista
quer uma estimativa de qual é a melhor rota até o destino da corrida. Para
isso, foi feito um levantamento histórico do consumo médio das viagens passando
por cada ponto de origem até o destino final.
Na figura
do grafo, os vértices 1, 2, 3, 4 e 5 representam, respectivamente as rotas em
que o motorista deve passar para chegar ao destino. O trajeto é representado
pelas arestas que liga (1 a 2), (1 a 3), (2 a 4), (2 a 5), e assim por diante.
O consumo médio (peso) entre cada conexão está representado por X. Você deve
substituir o X pelos 7 primeiros dígitos do seu RA (indo da esquerda para
direita) multiplicado por 6,596, que é o valor do litro da gasolina nesse
momento, na sequência: (1-2), (1-3), (2-4), (2-5), (3-2), (3-5), (4-5).
Exemplo:
RA
2045703-5 = Será utilizado os seguintes números do seu RA 2045703
RA
204570-5 = Em caso de 6 dígitos, acrescentar o dígito 1 ao final 2045701
(1-2) = 2
* 6,596 = 13,192
(1-3) = 0
* 6,596 = 0
(2-4) = 4
* 6,596 = 26,384
......
Utilize o
algoritmo de Dijkstra para resolver o problema e informe o caminho de menor
custo saindo de 1 (que é o ponto de partida da corrida) e chegando em 5 (que é
o destino da corrida). O resultado do seu programa deverá indicar as rotas que
poderão ser utilizadas pelo motorista e o seu respectivo peso.
Passos
para realizar o Mapa:
1.
Desenvolva um programa em linguagem C, salvar com a extensão (.c) que informe
os caminhos saindo de 1 e chegando em 5.
1.1.
Neste código, usuário deverá excetuar as seguintes ações:
- informar o número de vértices (ponto de rota),
- informar as arestas com suas respectivas rotas de origem e destino,
- informar o custo correspondente ao seu RA para todas as rotas.
1.2.
Calcular rotas.
1.3.
Apresentar na tela todos os destinos com os seus respectivos pesos.
2.
Após a impressão (item 1.3) tirar um print da sua tela de forma que pegue todos
os destinos.
- Neste print marque o(s) caminho(s) de menor custo saindo de 1 e chegando em 5
(usar qualquer programa de edição de imagem)
- Salve com extensão (.doc), (.docx), (.pdf), (.png) e (.jpg)
*
Indicação de IDE para desenvolver sua atividade MAPA (DEV C++, Code::Block,
https://replit.com/)
Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato:
MAPA - ESOFT - ESTRUTURA DE DADOS I – 522022
0 comentários:
Postar um comentário