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MAPA - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
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QUESTÃO 1
Olá
Estudante!
Este é o
nosso M.A.P.A. da disciplina de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de
Pessoas (52/2022). Ele foi preparado pensando no desenvolvimento da sua
capacidade de propor soluções analíticas diante de situações reais que nos cercam.
Para isso, siga as orientações abaixo.
ORIENTAÇÕES
GERAIS:
- Baixe o
arquivo "2022.52 - MAPA Gestão de Pessoas e
Desenvolvimento de Pessoas, enunciado" (arquivo
PDF) que contém toda a descrição e instruções para a realização da atividade. O
arquivo está disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Baixe o arquivo "2022.52 - MAPA Gestão de Pessoas e
Desenvolvimento de Pessoas, template" (arquivo
DOCX) no qual você deve desenvolver seu trabalho. Este modelo também está
disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA
Obs.:
Para acessar esses materiais, lá na tela inicial do ambiente da disciplina,
você verá ao lado direito, logo abaixo do calendário, 'Material da
Disciplina'. É só clicar em cima, que abrirá a tela com os materiais
disponibilizados na disciplina.
Este é um trabalho INDIVIDUAL. As respostas devem ser
entregues utilizando o template/modelo de resposta disponibilizado, que deve
ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou
PDF , e apenas estes formatos serão aceitos. Sobre o seu
preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
- Todas
as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração de sua resposta
devem ser devidamente referenciadas. Procure responder com as suas próprias
palavras, prezando pela linguagem adequada ao ambiente acadêmico. Caso utilize
fontes de pesquisa, não deixe de referenciá-las ao final de sua resposta
seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Consulte
a ferramenta de Sala do Café da disciplina para obter mais informações sobre
estas Normas de citação e referência
- O
template/modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para
respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.
- É
permitido anexar apenas um (1) arquivo.
-Coloque
um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio;
Como
enviar o arquivo:
-
Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final
da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então
selecionar o arquivo de resposta da sua atividade a ser enviado;
- Antes
de clicar em FINALIZAR, sugerimos que você clique no link gerado da
sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo
entregue pois, uma vez finalizada a atividade, você não poderá mais modificar
o arquivo. .
- A
Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, onde não
haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o
envio por outras ferramentas, portanto, faça a devida conferência de seu
arquivo anexado antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade Mapa.
Obs.: A
resposta desta atividade deverá ser realizada em um modelo de arquivo padrão do
WORD seguindo o Modelo de Resposta M.A.P.A, e deve ser enviado única
e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta
disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega não é considerada.
Sobre
plágio e outras regras:
-
Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados;
-
Procure ser autêntico e responder com as suas próprias
palavras e suas próprias ideias, cópias indevidas não serão avaliadas.
-
Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você
tenha sido o autor.
A equipe
de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas
por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite
essa ferramenta!
HOME
OFFICE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES PARA EMPRESAS
Um dos
efeitos mais visto na pandemia da Covid-19 no trabalho foi alterar o regime de
milhares de empregados, que deixaram de bater ponto nas empresas todos os dias
e passaram a trabalhar em casa. Se em um primeiro momento a mudança para o home
office foi “forçada”, em razão da situação sanitária, com o passar dos meses
algumas vantagens do novo regime saltaram aos olhos de empregadores e seus
funcionários, ainda que o teletrabalho não seja uma unanimidade.
As Tecnologias da
Informação e da Comunicação (TICs) passaram a estarem presentes em nosso
cotidiano na forma de redes, hardwares, aplicativos e plataformas que
possibilitam o contato entre pessoas e a troca de informações para os mais
diversos fins. Em tempos de distanciamento social, as TICs ganharam ainda mais
protagonismo, sobretudo no mundo do trabalho.
Para quem trabalha
em home office, internet e ferramentas como WhatsApp, ZOOM e Hangouts são
indispensáveis. Mas a conexão constante proporcionada por esses recursos,
especialmente aqueles disponíveis no celular, pode tornar os limites entre
trabalho, afazeres domésticos, vida pessoal e lazer menos definidos. Em um
mundo pautado pela avalanche de informações e reações em rede, tudo é urgente,
e quando menos se espera, uma demanda de trabalho que em outros tempos seria
adiável pode se impor em pleno horário de descanso.
As TICs intensificam a jornada de trabalho e a expandem para a
vida privada, não há mais espaço fora do trabalho. Tudo e todo o tempo é
trabalho. Você não descansa. Isso traz danos para a saúde física e mental das
pessoas. Além do eventual impacto na privacidade e nas relações familiares do
trabalhador, a forma como as tecnologias de comunicação estendem a jornada
laboral traz ainda outro problema: fica difícil mensurar e remunerar
devidamente o tempo dedicado ao trabalho fora do expediente regular. No
entanto, apesar de todas essas alterações serem necessárias em razão da
situação excepcional em que vivemos, devem observar as leis, normas, decretos
que buscam regulamentar a forma como essas alterações ocorrem.
Essa nova relação com o trabalho e com o tempo representa uma
verdadeira mudança cultural, que exigirá disciplina e reorganização por parte
dos trabalhadores. Todos os suportes que permitem a conexão para a comunicação
demandam do sujeito uma adequada gestão de si para trabalhar, refazer normas de
trabalho que antes eram presenciais. Há uma tensão para o desenvolvimento de
novas rotinas para se implementar o trabalho. Ressalta-se, também, como esse
contexto exige o desenvolvimento de novas habilidades para o uso das TICs, que
impactam especialmente trabalhadores mais velhos e menos escolarizados.
Nesse cenário questões
relacionadas a Gestão de Pessoas estão cada vez mais tirando o sono dos
empresários que tiveram que adotar o home office em suas organizações.
PROBLEMÁTICA:
No começo, parecia a situação ideal: poder trabalhar de
casa, sem pegar transporte e encontrar um melhor equilíbrio entre a vida
pessoal e profissional. Mas com o passar do tempo, o lado B do home office foi
aparecendo para as milhões de pessoas que puderam desfrutar dessa alternativa
durante a pandemia de coronavírus. Conexão ruim com a internet, computador
pessoal inadequado, cadeira desconfortável, controle acentuado dos superiores,
dificuldade de realizar as mesmas tarefas longe do escritório, isolamento,
burn-out. A lista de consequências negativas do trabalho remoto é longa e pode
levar as empresas a ter de enfrentar uma onda de processos trabalhistas nos
próximos anos.
De olho
nesta tendência sua missão na atividade MAPA é identificar como a gestão de
pessoas está se articulado e encontrando possibilidades de melhorar o home
office? O objeto é encontrar e analisar uma empresa que tenha adotado o home
office como regime de trabalho na Pandemia.
Sua missão é seguir os seguintes passos:
1º Localizar uma empresa que tenha adotado (ou ainda tenha colaboradores)
em home-office; (Pode ser a empresa que você trabalha – se ela tiver o regime
de home office)
2º Entrar em contato com o Setor de Pessoas da empresa para conseguir
autorização para estudar como a empresa adotou o Home Office;
3º Busque informações sobre a empresa. Nome; ramo de atividades,
quantos anos está no mercado que atua, histórico da empresa, produtos e/ou
serviços, etc.
4º Entreviste a/o gestor(a) de pessoas buscando entender como se
deu o processo de implantação do regime de trabalho em home office. Use
perguntas como: Quando a empresa adotou o Home Office? Porque? Como se deu a
implantação? Por quanto tempo a empresa adotou o modelo? Por que parou? Quais
as principais dificuldades? Os colaboradores gostaram do modelo de trabalho
home office? ... Etc, Neste item busque o maior número de dados possível
para embasar seu relatório.
5º A partir dos dados estudados faça, ao menos uma (01) sugestão
de melhoria do processo, respondendo a seguinte questão: Como o processo de
trabalho em casa (home office) poderia ser produtivo, agradável e com melhores
resultados?
6º Construir um relatório com todos os dados levantados na empresa,
apresentados no formato de storytelling. Storytelling é um
termo em inglês. "Story" significa história e "telling",
contar. Mais que uma mera narrativa, Storytelling é a arte de
contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir
uma mensagem de forma inesquecível. Use a criatividade e conte a história da
empresa de forma interessante, apresente os personagens, os conflitos
dificuldades, a proposta de melhoria.
Desejamos sucesso na sua
atividade e bons estudos!
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