MAPA - RH - IDENTIFICAÇÃO E REALOCAÇÃO DE TALENTOS - 54/2023
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ATIVIDADE MAPA:
Olá, estudante.
Preparado(a) para realizar a sua Atividade MAPA? Antes de iniciar, realize a
leitura proposta, a seguir:
De acordo com os
autores Snell, Morris e Bohlander (2020, p. 158), o Employer Branding (Marca
do Empregador) “refere-se ao esforço da empresa para ajudar atuais e possíveis
funcionários a entenderem porque ela é um empregador desejável”, ou seja, fazer
com que as pessoas a percebam como um bom lugar para se trabalhar. Nessa linha
de raciocínio, Roberto Madruga (2023) afirma que a adoção de
estratégias de Employer Branding pode gerar alguns benefícios
tanto para as empresas, quanto para seus colaboradores. Para o autor, dentre os
benefícios gerados para a empresa empregadora, destacam-se os seguintes:
1- Coloca o recrutamento e a seleção no centro das estratégias da
empresa.
2- Cria
diferenciais competitivos em relação a outras empresas.
3- Atrai
pessoas mais conectadas aos valores da organização.
Neste sentido, um elemento de grande valor na busca pela retenção de talentos é
a adoção de um plano estruturado de Employee Value Proposition (EVP),
programa de proposição de valor para o empregado. Assim como as organizações
buscam definir, já em seu nascimento, uma proposta de valor muito clara para
seus clientes e acionistas, essa proposta de valor também pode ser construída
para atender às necessidades de diversos stakeholders, em especial,
do colaborador da própria empresa. Nem sempre um candidato a emprego ou um
atual colaborador busca somente salários, bônus e benefícios. Implicitamente a
esses elementos de remuneração, as pessoas buscam cada vez mais trabalhar em um
lugar onde possam viver seus propósitos e contribuir para os propósitos da
empresa. Não há nada de errado em a empresa, algumas vezes, não conseguir
atender a toda e qualquer necessidade. O errado é ela ser incapaz de dizer
qual é sua proposição de valor para o colaborador ou, ainda, declarar que sua
proposição de valor atende a toda e qualquer expectativa (HANASHIRO; TEIXEIRA,
2021, p. 112).
Fontes: HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.
(orgs.). Gestão do fator humano: uma visão baseada na era digital.
– 3. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2021, p. 112.
MADRUGA, R. Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura
Organizacional: a trilogia para atrair, engajar e desenvolver talentos. –
1. ed. [2ª Reimp.] – Barueri-SP: Atlas, 2023.
SNELL, S. A.; MORRIS, S. S.; BOHLANDER, G. W. Administração de recursos
humanos. São Paulo: Cengage, 2020, p. 158.
Assim, imagine que você é o(a) Gestor(a) de
Recursos Humanos da GRH Market, uma grande rede de supermercados que, por sua
vez, está passando por dificuldades em atrair bons candidatos, e em manter seus
talentos na organização.
Com base nisso, foi decidido, junto à diretoria, sobre a necessidade de
implementar estratégias para melhorar a imagem da empresa, de modo que seja
vista como um bom lugar para se trabalhar, aumentando seu nível de atração no
mercado de talentos e, consequentemente, seu nível de retenção de pessoal.
Para isso, você recebeu a missão de elaborar uma Proposição de Valor para o
Empregado (EVP), levando em consideração que tal EVP seja capaz de incentivar
os potenciais candidatos a se interessarem pela empresa e por suas ofertas de
vagas de emprego, bem como, sirva de incentivo aos já contratados, para
permanecerem no quadro de empregados da GRH Market.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.
ATIVIDADE:
Nesse caso, para fins desta Atividade MAPA, enquanto profissional responsável
pelo setor de RH dessa empresa, você deverá considerar os textos acima e os
estudos da disciplina, ao atender as seguintes Etapas:
PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:
ETAPA 1 - Discorra sobre cada um dos três (3) benefícios apontados
pelo autor Roberto Madruga, justificando como cada um deles se torna
possível por intermédio da adoção de estratégias de Employer Branding.
ETAPA 2 - Elabore uma Proposição de Valor para o
Empregado (EVP), levando em consideração que tal EVP seja capaz de
incentivar os potenciais candidatos a se interessarem pela empresa e por suas
ofertas de vagas de emprego, bem como sirva de incentivo aos já contratados,
para permanecerem no quadro de empregados da GRH Market. Apresente sua
EVP em formato de lista, ou tópicos, ok. (Sua EVP deverá conter no mínimo
10 elementos)
ETAPA 3 - Crie um Texto para anunciar uma vaga de emprego ofertada
pela rede de supermercados GRH Market, em que a EVP fique evidente para os
potenciais candidatos. A vaga fica a sua escolha, desde que esteja
relacionada ao tipo de negócio da referida empresa fictícia. Não se esqueça de
trazer todos os elementos fundamentais para atrair a atenção de potenciais
candidatos, ok.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Realize a leitura da Unidade 5 do Livro da Disciplina.
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor.
- Realize pesquisas complementares sobre os benefícios do Employer Branding,
sobre EPV’s e sobre anúncios de vagas similares a que você escolheu para
anunciar.
- Não se esqueça de apresentar referências das fontes de pesquisa.
- Use sua criatividade ao atender cada uma das etapas propostas, buscando
soluções para possíveis questões que não foram abordadas na narrativa fictícia.
- Realize sua Atividade MAPA no "Formulário Padrão" que está
disponível para download no campo "Material da Disciplina".
- Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima
do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada
ao sistema e você não conseguirá substituir o arquivo.
Bons estudos. Sucesso!
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