MAPA
- CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 542023
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Olá,
estudante! Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA da disciplina de
Ciências do Ambiente.
A atividade tem como tema a “GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA DE CERÂMICA
VERMELHA” e está dividida em 4 (quatro) etapas. Inicialmente
apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade,
posteriormente os passos para realização e as etapas para desenvolvimento de
sua atividade. E, por fim, instruções sobre a entrega.
Bom trabalho!
Prof.ª Paula Polastri
Contextualização
Por meio de uma consultoria especializada, você, futuro profissional, e sua
equipe, foram contratados pelo proprietário de uma indústria de cerâmica
vermelha, para a elaboração e implementação da gestão ambiental do seu
empreendimento. Dentre os levantamentos a serem realizados e planos a serem
elaborados está o plano de gerenciamento de resíduos sólidos.
Analisando a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei
nº 12.305/2010 (BRASIL, 2010), você verificou que em seu artigo 20 versa
que, dentre o conteúdo mínimo do plano de gerenciamento de resíduos
sólidos, deve constar a descrição do empreendimento ou atividade, tal como
o diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, contendo a origem,
o volume e a caracterização dos resíduos.
Nas visitas técnicas, realizadas in loco, foi possível você observar
que geração de resíduos sólidos no processo são decorrentes de perdas
por falhas na qualidade do produto. Assim, por meio de reuniões com o
proprietário, você argumentou que a implementação de boas práticas ambientais
não deve ser enxergada como um custo, mas como um fator de resultado. Isso de
forma que a melhoria deve ser contínua e que a adoção de boas práticas
ambientais tem potencial de proporcionar uma série de benefícios, como a
redução dos custos operacionais e a redução da geração de poluentes.
Desenvolvimento
Estudo de caso: gestão ambiental na indústria de cerâmica vermelha.
Nesse contexto, considerando a situação hipotética apresentada, para elaborar a
atividade MAPA desta disciplina, você deve seguir 3 (três) passos e 4 (quatro)
etapas, conforme a seguir:
Passos:
Passo 1. Acessar e baixar o formulário padrão para realizar o MAPA e o
modelo de fluxograma. Baixar o formulário padrão intitulado
“Formulário padrão – MAPA Ciências do Ambiente” e o "modelo de
fluxograma da indústria de cerâmica vermelha", que estão
disponíveis no Material da Disciplina dentro do ambiente da disciplina em seu
Studeo. Neste formulário, a atividade MAPA já estará estruturada em tópicos,
conforme as etapas de desenvolvimento solicitadas.
Passo 2. Acessar os materiais de suporte para desenvolvimento de seu MAPA.
Acessar os materiais de apoio como o livro da disciplina e outras leituras que contribuam
para a sua realização, assim como o vídeo explicativo sobre o MAPA, o “guia
técnico ambiental da indústria de cerâmica vermelha” e a "cartilha
ambiental da cerâmica vermelha". Disponibilizamos alguns links importantes
para desenvolvimento de sua atividade:
Guia técnico ambiental da indústria de cerâmica vermelha (FIEMG):
https://www.feam.br/images/stories/3SMRR/guia_ceramica.pdf
Cartilha ambiental da cerâmica vermelha (ANICER/SEBRAE):
https://www.anicer.com.br/wp-content/uploads/2020/03/CartilhaAmbientalCeramicaVermelha.pdf
Lei nº 12.305/2010:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm
Resolução CONAMA nº 275/2001: http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=273
Resolução CONAMA nº 313/2002:
http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=331
Resolução CONAMA nº 362/2005: http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=457
Logística reversa de embalagens vazias de óleo lubrificante usado:
https://www.joguelimpo.org.br
Logística reversa de lâmpadas fluorescentes de vapor de mercúrio:
https://reciclus.org.br/
Passo 3. Realizar a atividade MAPA. Depois de baixar o formulário
padrão, o modelo de fluxograma, e acessar os materiais de suporte, em seu
formulário você deve apresentar o que é solicitado nas Etapas de 1 a 4.
Etapas:
Etapa 1. Descrição do empreendimento e elaboração do fluxograma do processo
produtivo. Apresentar uma breve descrição sobre o processo produtivo em
estudo, e também, um fluxograma de processo genérico da indústria de cerâmica
vermelha, compreendendo em entradas, atividades e saídas (resíduos sólidos,
emissões atmosféricas, dentre outros aspectos ambientais e produtos). Você
poderá utilizar o modelo de fluxograma que será disponibilizado, assim
como o exemplo de fluxograma dos materiais de apoio, no entanto NÃO
poderá ser realizada a cópia das figuras; você deverá criar seu próprio
fluxograma.
Etapa 2. Diagnóstico dos resíduos sólidos. Nesta etapa, apresente pelo
menos 3 (três) dos resíduos sólidos gerados na indústria de cerâmica
vermelha, incluindo a sua fonte de geração (local ou etapa do processo no qual
é gerado), classificação conforme a NBR 10004:2004 da Associação Brasileira de
Normas Técnicas (ABNT), forma de armazenamento interno e a destinação final
ambientalmente adequada. Você pode citar resíduos sólidos que são gerados no
processo produtivo ou não, como, por exemplo, nas áreas de apoio (refeitório,
banheiros, escritórios etc.). Utilize o exemplo do Quadro 1 para apresentar o
seu diagnóstico.
Quadro 1 - Gerenciamento dos resíduos sólidos gerados na indústria de cerâmica
vermelha
Fonte: a autora.
Etapa 3. Diagnóstico dos efluentes líquidos e emissões atmosféricas.
Nesta etapa, apresente pelo menos 3 (três) tipos de efluentes líquidos e 3
(três) tipos de emissões atmosféricas geradas na indústria de cerâmica
vermelha, incluindo a sua fonte de geração (local ou etapa do processo no qual
é gerado). Utilize o exemplo do Quadro 2 para apresentar o seu diagnóstico.
Quadro 2 - Emissões atmosféricas e efluentes líquidos gerados na indústria de
cerâmica vermelha.
Fonte: adaptado de: http://www.feam.br/images/stories/3SMRR/guia_ceramica.pdf.
Acesso em: 1 set. 2023.
Etapa 4. Medidas/ações de controle da poluição. Nesta etapa, de acordo
com o diagnóstico das Etapas 2 e 3, você deverá escolher 3 (três) aspectos
ambientais, ou seja, a geração de um resíduo sólido, de um efluente líquido e
de uma emissão atmosférica, e apresentar pelo menos uma medida mitigadora para
cada aspecto ambiental escolhido. Utilize o exemplo do Quadro 3 para apresentar
as suas medidas.
Quadro
3 - Medidas de controle da poluição na indústria de cerâmica vermelha
Fonte: adaptado de: http://www.feam.br/images/stories/3SMRR/guia_ceramica.pdf.
Acesso em: 1 set. 2023.
Instruções para realização da atividade
- É obrigatória a utilização do formulário padrão (template) para a
realização do MAPA.
- Esta é uma atividade individual, portanto, trabalhos com plágios, copiados da
internet ou de outros alunos serão zerados.
- O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que
siga a sua estrutura. Formatação exigida para esta atividade: documento Word,
Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto
justificado.
- Após inteiramente respondido, você entregará apenas UM ARQUIVO com suas
respostas. O trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato
de arquivo doc/docx ou PDF, na forma de anexo no campo de resposta da atividade
MAPA. Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para
evitar incompatibilidade.
- Coloque um nome simples no seu arquivo para não haver confusão no momento do
envio.
- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, apresente as referências no
final do trabalho conforme as Normas ABNT NBR 6023:2018.
- Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio
de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até a
caixa de envio de arquivo.
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo
certo, pois uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o
arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o
download para conferir.
- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação,
então preencha tudo com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são a
utilização do template; atendimento ao tema; constituição dos
argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às
Normas ABNT.
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