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1 - LOG - NEGÓCIOS ELETRÔNICOS - 542023
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O marketing de relacionamento representa a mudança
paradigmática dos conceitos clássicos do marketing de transações para uma
abordagem baseada na conquista e no encantamento dos consumidores. Os estudos
sobre marketing de relacionamento podem ser enquadrados em relações
business-to-consumer (B2C) ou entre díades organizacionais (B2B) (DEMO et al.,
2015). Nesse último, incluem-se tanto o relacionamento entre empresas membras
de canais de distribuição quanto outros tipos de relações entre empresas que
envolvem suas decisões de compra (ROCH; LUCE, 2006). Enquanto o B2C se
desenvolve em prazos mais curtos e com menor intensidade, no B2B, o
relacionamento é mais intenso e duradouro (IACOBUCCI; OSTROM, 1996). Para
complementar, uma forma alternativa de ver a diferença entre B2B e B2C
encontra-se na origem da demanda. Se a demanda parte de clientes subsequentes,
trata-se de B2B. Caso seja impulsionada pelas escolhas, emoções e gostos do
cliente, então o relacionamento é B2C (LILIEN, 2016).
CODA, R. C.; CASTRO, G. H. C. de. Marketing business-to-business:
análise da produção científica brasileira de 2008 a 2018. Revista de Administração
de Empresas, v. 59, n. 4, p. 258-270, 2019.
Cabe destacar que o B2B Business to Business (empresa para
empresa) é um tipo de e-commerce que possui um funcionamento similar ao B2C, ou
seja, o Business to Consumer (empresa para consumidor), porém,
ao invés de envolver um consumidor final que compra e uma empresa que vende,
ele proporciona comunicação e negociação entre duas empresas. Ainda, segundo
O’Brien (2004) esta categoria de e-commerce envolve mercados eletrônicos e
ligações diretas de mercado entre empresas. A partir das informações
apresentadas no texto e com base nas aulas ministradas pelo professor da
disciplina, descreva sobre vantagens para se utilizar uma ferramenta de
comércio eletrônico do tipo B2B.
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