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- GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA - 542023
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GESTÃO DA
INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA - ATIVIDADE M.A.P.A.:
Estudo de caso: otimização de vendas em uma empresa de varejo
Contexto: a empresa de varejo "SuperMart" está
enfrentando desafios com relação à otimização de suas vendas. A empresa possui
várias filiais espalhadas por diferentes regiões e está buscando maneiras de
melhorar sua estratégia de vendas para aumentar a receita e a rentabilidade.
Descrição do cenário:
A SuperMart vende
uma variedade de produtos, incluindo alimentos, produtos eletrônicos, roupas e
itens domésticos. Ela coleta dados de vendas diárias, informações sobre os
produtos vendidos, preços, localizações das filiais e dados demográficos das
regiões onde estão localizados. A empresa também possui um programa de
fidelidade que rastreia os clientes e suas compras.
Desafios:
A empresa enfrenta
os seguintes desafios:
- Identificar quais
produtos têm a maior demanda em diferentes regiões.
- Determinar se
campanhas de desconto específicas têm impacto nas vendas.
- Identificar os
clientes mais fiéis e entender seus padrões de compra.
- Otimizar os
preços dos produtos para maximizar a receita.
- Identificar os
horários de pico de vendas em cada filial.
Agora, é com você!
Dentro do contexto
apresentado no estudo de caso, descreva possíveis análises que a equipe da
empresa pode realizar com base em dados que podem ser obtidos e cruzados frente
ao cenário apresentado, e que tipo de ação ou decisão pode ser aplicada
baseando-se nessa análise de dados.
Sua tarefa está em
descrever PELO MENOS 4 (quatro) possíveis análises. Para te ajudar, vou colocar
um exemplo e alguns insights:
Análise 1: Demanda
por Região (EXEMPLO! Não copiar)
Quais são os
produtos mais vendidos em cada região? Quais são os produtos de baixo
desempenho que podem ser retirados das prateleiras?
Ao identificar os
produtos mais vendidos em uma região é possível definir estratégias logísticas
e de otimização de estoque para que tais itens possam ter preços mais
competitivos. Além disso, aquelas regiões que não têm aceitação de determinados
produtos não receberão esses itens, fazendo com que não se tenha prejuízo
com perdas.
Insights de
possíveis análises:
- Desconto e
promoção
- Comportamento do
consumidor
- Programas de
fidedlidade
- Otimização
logística
- Identificação de
horários de maior fluxo de clientes
Use a sua criatividade para criar suas próprias análises.
Bom trabalho!
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