MAPA - FÍSICA GERAL E
EXPERIMENTAL I- 522023
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MAPA — FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I
Olá, estudante!
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
ESTA ATIVIDADE MAPA DEVE SER FEITA INDIVIDUALMENTE.
LEIA TODO O ENUNCIADO COM ATENÇÃO ANTES DE COMEÇAR A FAZER A ATIVIDADE.
Como finalizar e entregar a atividade MAPA:
Ao final do seu trabalho, é necessário que você tenha um arquivo em
mãos. Ele deve ser enviado para correção pelo seu Studeo, em formato de
arquivo DOC/DOCX ou PDF, e apenas esses formatos
serão aceitos.
Obs.: O STUDEO ACEITA SOMENTE O ENVIO DE UM ANEXO/ARQUIVO.
Problemas frequentes a evitar:
Coloque um nome simples no seu arquivo. Se
o nome tiver caracteres estranhos — principalmente, pontos
— ou for muito grande, é possível que a equipe de correção não consiga
abrir o seu trabalho e ele seja zerado.
Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .PDF
para evitar incompatibilidades.
Verifique se você está enviando o arquivo correto! É a atividade MAPA da
disciplina de Física Geral e Experimental I? É outra atividade de estudo?
Como enviar o seu arquivo:
Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio
de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até
ela.
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo
certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o
arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o
download para conferir.
ATENÇÃO!!!
Sobre plágio e outras regras:
Esta atividade MAPA é, obrigatoriamente, individual, ou seja, não pode ser
feita em duplas, trios, quartetos etc.
Não é permitido que duas ou mais pessoas entreguem o mesmo trabalho. Se isso
acontecer, todos os envolvidos terão suas atividades zeradas.
Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
EQUIPE PEDAGÓGICA
A seguir, estão as instruções para atividade. Leia-as integralmente e com
atenção!
P&D de Veículos
Os veículos têm diversos componentes de segurança, sendo um dos principais o
sistema de freios, que pode ser a disco ou a tambor, com acionamento
hidráulico, pneumático e/ou sistemas ABS. No sistema de freio a tambor, a
frenagem ocorre quando as pastilhas de freio são pressionadas contra um tambor
de freio que está preso à roda. O sistema de freio a disco, por outro lado,
funciona com um disco de freio preso à roda e pastilhas de freio que são
pressionadas contra o disco para desacelerar o carro. Quando o motorista pisa
no pedal do freio, um pistão é acionado e empurra as pastilhas de freio contra
os discos (ou tambores) de freio, criando atrito e desacelerando o carro. O
fluido de freio também desempenha um papel importante no sistema, transmitindo
a força do pedal de freio para as pastilhas de freio.
O sistema de frenagem também é equipado com um
sistema de assistência ao freio, como o sistema ABS (Sistema de Freios
Antibloqueio), que ajuda a prevenir o bloqueio das rodas e permite que o
motorista mantenha o controle do veículo durante a frenagem. Além do sistema de
frenagem do veículo, aconselha-se aos condutores realizarem a técnica de freio
motor, a qual diminui a velocidade do veículo sem precisar utilizar os freios
de forma intensa; o freio motor é realizado ao desacelerar o veículo por meio
da redução de marchas, aproveitando a resistência oferecida pelo motor e pela
transmissão para diminuir a velocidade do veículo.
Fontes:
Disponível
em: https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2021/11/pisou-no-freio-e-o-pedal-tremeu-se-seu-carro-tem-abs-esta-tudo-certo.ghtml.
Acesso em: 20 abr. 2023.
Disponível em:
https://blog.nakata.com.br/sistema-de-freio-tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-nao-correr-perigo/. Acesso
em: 20 abr. 2023.
Ao ser contratado(a) por uma nova montadora de veículos, você tem um novo
projeto junto à equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa para analisar
os sistemas de frenagem já existentes e propor melhorias/atualizações. Nos
sistemas de frenagem, diversas são as variáveis que influenciam o
desenvolvimento de diferentes tecnologias, como, por exemplo, tempo de
frenagem, possibilidades de pista molhada/escorregadia, peso do veículo,
durabilidade do equipamento, probabilidade de falhas, otimização de energia
etc. São variadas as possibilidades de análises e algumas delas são
apresentadas a seguir:
1. Testes com um sistema de frenagem já aplicado nos veículos
atuais da montadora em que você está atuando apresentam os seguintes
resultados: o veículo de, aproximadamente, 1100 kg iniciou no repouso e, em
seguida, é acelerado uniformemente por 15 segundos, atingindo a velocidade de
30 m/s. Ao atingir essa velocidade, o veículo é freado e atinge o repouso 20
segundos após o início do movimento.
a) Faça o gráfico de velocidade em função do tempo para o movimento
descrito, apresentando, no gráfico, o tipo de movimento (progressivo,
retrógrado, acelerado, retardado).
b) Calcule a distância total percorrida por esse veículo.
c) Qual é a força do sistema de frenagem, considerando que a força de
desaceleração foi totalmente resultante dos freios? Justifique o sinal (+ ou -)
da sua resposta.
d) Nos sistemas internos do veículo, após finalizado o teste, foi
observado que o freio motor (sistema de redução de marchas) realizou trabalho
com intensidade de 99000 J. Assim, conclui-se que a força do sistema de
frenagem foi menor que a observada anteriormente, devido à dissipação de
energia por aquecimento. A partir dessas informações, qual é a porcentagem de
dissipação de energia do sistema de frenagem?
2. Em outro teste em pistas controladas, um veículo (A) com massa
de 1200 kg se movendo a 200 km/h velocidade inicia frenagem com máxima
capacidade, reduzindo sua velocidade. Entretanto, em sua frente, há um veículo
(B) com massa de 4000 kg e sem velocidade. Há a colisão frontal entre A e B e,
após a colisão, os dois veículos se movem juntos com velocidade de 36
km/h. Qual é a variação de velocidade que a frenagem foi capaz de realizar no
veículo A imediatamente antes da colisão?
RESPOSTA NO FINAL!!!!
RESPOSTA!!!!
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