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1 - FENÔMENOS DE TRANSPORTE - 522023
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Talvez, você já tenha reparado que alguns equipamentos
apresentam superfícies estendidas feitas de materiais altamente condutores
(como o alumínio), e outros possuem um sistema de isolamento para garantir a
segurança operacional do equipamento.
Agora, como engenheiro(a), você foi contratado(a) por uma indústria que fabrica
componentes eletrônicos. Para a construção de um determinado componente
elétrico, um fio magnético revestido com verniz isolante deve ser utilizado.
Para o revestimento do fio com o verniz isolante, um tanque completamente preenchido
com o verniz está acoplado a uma matriz circular. O fio passa por dentro da
matriz circular, onde recebe a camada de verniz.
Fonte: o autor.
Para revestir o fio, ele é puxado por meio de uma
matriz circular com 5 mm de diâmetro e 100 mm de comprimento.
A distância entre o centro da matriz circular e o nível (superfície) do verniz
no tanque é de 2 m.
O diâmetro do fio é de 2 mm e ele passa centrado na matriz.
O verniz preenche completamente o espaço entre o fio e as paredes da matriz.
O verniz possui viscosidade dinâmica de 25 cP e densidade de 0,85 g/mL.
O fio é puxado a uma velocidade de 50 m/s.
O tanque contendo o verniz está aberto para a atmosfera (1 atm).
Com essas informações, o seu gestor pediu que você
fizesse uma análise do processo e respondesse às seguintes perguntas:
a) Qual é a força (N) necessária para puxar o fio por meio da matriz?
b) Qual é a pressão absoluta e manométrica (kPa) que o verniz exerce na matriz
circular?
Obs.: justifique cada passo tomado e cada consideração realizada.
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