MAPA
- ADM - GESTÂO DE PROJETOS – 522023
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
============================================================
Olá, aluno(a)!
Chegou o momento de praticar o
que vimos nas aulas de Gestão de Projeto. O planejamento é uma etapa essencial
para o sucesso dos seus projetos. Nesta atividade você será o(a) Gerente do
Projeto e vai desenvolver documentos que fazem parte do plano do projeto. Para
isto, você deverá seguir as etapas a seguir.
Etapa 1
- Leia o texto de apoio
- Assista a aula conceitual referente ao conteúdo da Unidade 3 do livro.
- Leia o conteúdo da Unidade 3 do livro didático: Termo de
- Abertura do Projeto (p. 111-115); Estrutura Analítica do
- Projeto (p. 134 - 140); Modelo de Termo de Abertura do Projeto - TAP
(p. 158-160) e; Modelo Estrutura Analítica do Projeto – EAP (p. 135).
Etapa 2
- Leitura e análise do Estudo de Caso
- Realização e envio da atividade solicitada
Vamos lá?!
Etapa 1: Leitura do texto de apoio
Ciclo PDCA: uma ferramenta
imprescindível ao gerente de projetos!
Você já usa o PDCA na sua
empresa, sabe para que ele serve e que vantagens essa ferramenta de gestão traz
para a melhoria dos processos, projetos e produtos desenvolvidos por sua
equipe? Sim, sim e sim? Então merece os parabéns, porque esse é um sinal mais
que claro de que está realmente preocupado em trabalhar com mais eficiência!
O Ciclo PDCA é uma ferramenta de
gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por
meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar
(check) e agir (act). O intuito é ajudar a entender não só como um problema
surge, mas também como deve ser solucionado, focando na causa e não nas
consequências. Uma vez identificada a oportunidade de melhoria, é hora de
colocar em ação as atitudes para promover a mudança necessária e, então,
atingir os resultados desejados com mais qualidade e eficiência.
Esse método de análise e mudança
de processos parte do pressuposto de que o planejamento não é uma fase estanque
— ou seja, não acontece uma única vez —, tampouco é absoluta. Por isso, no
decorrer do projeto pode ser preciso mudar o planejamento. E o Ciclo PDCA ajuda
a fazer exatamente esse controle, que é contínuo, contribuindo para que cada
processo se desenvolva da melhor maneira possível.
Por sua vez, na gestão de
projetos, é uma forma de não se fechar às mudanças, além de possibilitar a
evolução incremental, ou seja, baseada em ajustes contínuos e graduais. Também
é uma medida para centralizar os esforços com clareza, uma vez que os alvos —
pontos de melhoria — estarão muito bem delimitados com as repetições do PDCA.
No desenvolvimento de produtos a
relação é ainda mais evidente. A cada nova experimentação, a equipe aprende
qual a lacuna entre o resultado esperado e o produzido, retomando o
planejamento para definir ajustes até que a solução esteja pronta para ser
entregue ao cliente.
Perceba, portanto, que a
ferramenta é bastante versátil, e o seu domínio será muito útil para o gerente
em diferentes momentos e atividades.
Etapa 2: Leitura e análise d
estudo de caso, realização e envio da atividade
Estudo de caso fictício – Cerveja Artesanal
Considerando o aumento do nível de exigência dos consumidores de
cervejas por produtos diferenciados e visualizando uma possibilidade de
crescimento desse tipo de produto, a Cervejaria Weiss irá desenvolver e lançar
uma cerveja artesanal, para distribuição e consumo para pessoas que busquem bebidas
diferenciadas.
Segundo levantado no planejamento estratégico da empresa, o lançamento
de um novo produto no mercado, com diferencial de sabor e destinado a um
público mais seleto, deverá trazer um aumento de faturamento da ordem de 5%
após o segundo ano de mercado. O projeto é para desenvolvimento e lançamento de
uma cerveja artesanal no mercado brasileiro.
O prazo limite é dezembro de 2023 e tem um orçamento total de um milhão
de reais. O preço unitário ao consumidor final da cerveja em garrafas de 500
ml, não pode ultrapassar o valor de R$ 10,00.
Elaborado pela professora, 2023.
Agora é com você!
Agora vamos praticar! Você é o(a) Gerente do Projeto de lançamento de
uma cerveja artesanal e sua missão consiste em:
1. Elaborar e desenvolver dois
documentos do Plano do Projeto: Termo de Abertura do Projeto e Estrutura
Analítica do Projeto. Os dois documentos do projeto devem ser executados com
base no estudo de caso apresentado anteriormente. Atenção! O projeto é para
lançamento de uma cerveja artesanal no mercado brasileiro. No FORMULÁRIO PADRÃO
MAPA tem as informações que você precisa contemplar em cada documento
MAPA - ADM - GESTÂO DE PROJETOS – 522023
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
============================================================
0 comentários:
Postar um comentário