MAPA - SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 54/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
============================================================
Marketing
verde e Greenwashing, como identificar?
Com o advento do ambientalismo e
posteriormente do conceito de Desenvolvimento Sustentável, diversas áreas do
conhecimento foram impactadas e se adequaram às novas demandas do cenário
socioeconômico.
Como por exemplo, o marketing, que
é responsável por estabelecer vínculos entre a sociedade ou stakeholders e a
empresa, para a última, cuida da sua imagem e promove valores latentes na
sociedade em geral, para que a marca seja vista como uma possível parceira. Ou
seja, tudo que a empresa faz ou fala, é analisado pela sociedade e assim os
indivíduos classificam essa postura com base em um padrão ético e decidem se
vão se tornar clientes, ou não, da empresa.
Com a crescente demanda por
produtos e serviços ambientalmente corretos, as empresas começaram a destacar
suas ações e produtos, buscando assim valorizar sua postura e imagem
socialmente responsável.
Assim, surgiu o Marketing Verde
que busca explorar tais elementos, mas ao mesmo tempo surge uma postura
distorcida de empresas que não são ambientalmente corretas, mas almejam esses
clientes que valorizam essa conduta, então exploram o chamado Greenwashing, que
significa basicamente que essas marcas desejam “parecer” algo que não são, ou
seja, socialmente responsáveis.
Pensando nisso, leia a
apresentação a seguir:
“Uma empresa brasileira,
ecologicamente e socialmente responsável. Fundada em 2016 com o compromisso de
trazer alternativas aos produtos de limpeza e autocuidado convencionais,
gerando impacto positivo para sua casa, para seu corpo e para o nosso planeta.
De onde vem? Um dos grandes
diferenciais da positiva é a maneira como criamos nossos produtos, ou melhor,
cocriamos em rede. Com quem está no campo e cuida todos os dias da terra, da
água e do ar, junto com quem está na cidade querendo inovar sempre. Contra o
desperdício e a favor do movimento circular.
Valorizamos o que é local,
artesanal e que cuida de todas as formas de vida”.
A empresa apresentada
anteriormente, se chama Positiva e vem ganhando espaço no cenário nacional, de marca
que tem o Marketing Verde como seu carro-chefe. Desta forma, temos aqui um
objeto de estudos e, a partir disso, surge a proposta da atividade MAPA da
disciplina de Sustentabilidade e Responsabilidade
Social. Vamos lá!
Considere a seguinte situação:
"Você trabalha na empresa W.S.A que atua no segmento da indústria da moda,
voltada para o público feminino e atende grande parte do território nacional
brasileiro e a mesma está atualizando sua missão e valores, agregando o
marketing verde nessa nova concepção de negócio, contudo, é uma mudança
complexa uma vez que a empresa está no mercado há algum tempo e corre o
risco de cair na armadilha do
Greenwashing, podendo manchar o nome da organização ou até mesmo perder
clientes".
Com base nesse contexto, faça o
que se pede:
Questão 1: Você, enquanto gestor
da área de sustentabilidade, deve montar um relatório com as cinco principais
medidas que irão promover o marketing verde como princípio da empresa W.S.A além
disso, deverá apresentar para a diretoria quais serão essas medidas. A
apresentação deve ter uma argumentação sólida e coesa que justifique a escolha
dessas medidas, para isto, poderá mencionar exemplos que deram certo em outras
empresas que já atuam com o marketing verde.
Questão 2: Sabendo que as empresas
têm se envolvido cada vez mais em ações e estratégias sustentáveis e tornando
isso público, como você, enquanto gestor de um negócio poderá comunicar suas
práticas sustentáveis, informando ao cliente sobre o compromisso que sua
empresa tem com a sustentabilidade? Liste no mínimo dois benefícios que sua
empresa terá com o Marketing Verde. Aqui, você deve apresentar quais as motivações
da empresa em desenvolver o marketing verde e quais os pontos positivos neste
processo.
Questão 3: O Marketing Verde
sozinho, sem atitudes práticas poderá gerar uma falsa imagem sustentável do
negócio e ao longo do tempo prejudicar essa imagem por meio do tão falado
Greenwashing. Como gestor, apresente no mínimo cinco características do
Greenwashing que a marca deve levar em consideração para não desenvolver algo
nesse contexto e ter sua imagem manchada junto aos consumidores.
MAPA - SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 54/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
0 comentários:
Postar um comentário