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4 de out. de 2022

MAPA - ADS - PROCESSOS DE NEGÓCIO – 542022

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O BPMN (Business Process Modeling Notations), comumente conhecido como BPMN é  descrito como uma notação gráfica que descreve a sequência de processos e o fluxo de atividades de um determinado contexto. Nesse cenário, o BPMN é baseado na técnica de fluxograma e projetado para coordenar a sequência de atividades no processo (SHARMA et. al, 2015).

Nesse sentido, o núcleo do gerenciamento de processos de negócios BPM é definido como um corpo de métodos e ferramentas para identificar, analisar, melhorar, executar e monitorar processos de negócios. Dessa forma, possibilita-se monitorar todo o ciclo de vida dos processos, a fim de otimizá-los para aprimorar o desempenho do processo. Sob essa perspectiva, entende-se que  o sucesso do BPM em uma organização também depende de fatores mais amplos (VAN DER AALST et al., 2016).

Um desses fatores, refere-se aos funcionários dessa empresa. Isso porque,  motivar adequadamente os funcionários é essencial para o sucesso geral das mudanças organizacionais, como a adoção de BPM. Essa motivação dos funcionários e a gestão de desempenho por meio de recompensas desempenham um papel na suavização da introdução de novos processos no local de trabalho (AL‐MASHARI; ZAIRI, 1999). Por exemplo, os analistas podem redesenhar um processo perfeito no papel, mas se a maioria dos gerentes funcionais negligenciar as necessidades do processo e as propostas de valor para os clientes finais (por exemplo, devido aos incentivos projetados para motivar o comportamento localizado de otimizar a própria função ou departamento), um sub- a otimização de todo o processo será o resultado (ROSEMANN; VOM BROCKE, 2015). Assim, quando um processo redesenhado é colocado de volta em uma estrutura funcional existente, sem outras mudanças (ou seja, sem mudanças nos incentivos de desempenho), a ênfase gerencial predominante nas funções provavelmente continuará, o conflito de interesses prevalecerá e o desempenho do processo acabará sendo prejudicado (HAMMER, 2007). Além disso, uma subestimação do papel relacionado às pessoas e cultural para o sucesso do BPM e a falta de motivação e recompensas têm sido uma das principais razões do fracasso dos projetos de BPM (DUMAS et al., 2018).

 

Fontes acadêmicas utilizadas:

 AL‐MASHARI, M.; ZAIRI, M. BPR implementation process: an analysis of key success and failure factors. Business process management journal, 1999. 

DUMAS, M. et al. Fundamentals of business process management. Heidelberg: Springer, 2013. 

ROSEMANN, M.; VOM BROCKE, J. The six core elements of business process management. Handbook on business process management,  Berlin, Heidelberg, 2015. p. 105-122.

SHARMA, D. K. et al. Individualization of process model from configurable process model constructed in C-BPMN. International Conference on Computing, Communication & Automation, IEEE, 2015. p. 750-754. 

VAN DER AALST, W. M. P.; LA ROSA, M.; SANTORO, F. M. Business process management: Don’t forget to improve the process! Business and Information Systems Engineering, v. 58, n. 1, p. 1–6, 2016. 


O uso do BPM para mapear os processos e os fluxos de uma empresa já é um objeto de estudo recorrente na literatura. No entanto, para que o BPM seja efetivo na empresa é necessário que os funcionários estejam alinhados e motivados para sua realização. Isso porque, são os funcionários que vão fornecer o nível de detalhe necessário para o entendimento e mapeamento dos processos dentro de uma empresa. 

Nesse sentido, com os funcionários motivados se faz possível conhecer os processos e atividades realizadas, bem como os artefatos que podem ser produzidos nesses processos. Esses artefatos podem corresponder a qualquer documento produzido, por exemplo, provas, diagramas e manuais. 

 Diante do exposto acima sobre o BPMN, analise a seguinte modelagem BPMN:

 Fonte: o Autor.

O que será necessário realizar?

Baseado no cenário descrito anteriormente, realize as seguintes atividades:

 a) Descreva o processo que está sendo representado na modelagem.

b) Identifique qual (is) processo(s) possui(em) a identificação de tempo. 

c) Identifique qual (is) processo(s) possui(em) o envio de mensagens.

d) Identifique todas as funções de negócio (lanes).

e) Identifique quantos fluxos e quais fluxos finais existem no processo apresentado.

f) Identifique no processo quais são os dados produzidos/consumidos, denominado artefatos que estão presentes no modelo.

g) Explique de forma detalhada a diferença de: Pools, lanes, processo e artefatos.

h) Sugira um fluxo alternativo ao diagrama apresentado no qual aprimore o processo da modelagem

 Qual programa utilizar para para desenvolver a atividade?

Microsoft Word

Google Docs 

Lembrando que essas ferramentas são sugestões, fiquem à vontade para utilizar qualquer ferramenta que se sintam mais confortáveis. Desde que atenda as necessidades de entrega.

 Dicas para realizar a atividade mapa: 

1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente. 

2. Assista ao vídeo explicativo da atividade mapa

3. Assista às aulas conceituais da disciplina.

 Como entregar a atividade:

O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido em qualquer programa mencionado acima, ou de sua escolha. A entrega da atividade deve ser em um documento do tipo word (.docx) ou em PDF (.pdf). 

 ATENÇÃO: revise seu arquivo antes do envio. Certifique-se de que é o arquivo correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade, etc. Após o envio não serão permitidas alterações. Durante a disciplina, procure sanar suas dúvidas pontuais em relação ao conteúdo relacionado à atividade. Porém, não são permitidas correções parciais, ou seja, enviar para que o professor possa fazer uma avaliação prévia e retornar para que o aluno possa ajustar e enviar novamente. Isso não é permitido, pois descaracteriza o processo de avaliação.   


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