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O BPMN
(Business Process Modeling Notations), comumente conhecido como BPMN é
descrito como uma notação gráfica que descreve a sequência de processos e o
fluxo de atividades de um determinado contexto. Nesse cenário, o BPMN é baseado
na técnica de fluxograma e projetado para coordenar a sequência de atividades
no processo (SHARMA et. al, 2015).
Nesse
sentido, o núcleo do gerenciamento de processos de negócios BPM é definido como
um corpo de métodos e ferramentas para identificar, analisar, melhorar,
executar e monitorar processos de negócios. Dessa forma, possibilita-se
monitorar todo o ciclo de vida dos processos, a fim de otimizá-los para
aprimorar o desempenho do processo. Sob essa perspectiva, entende-se que
o sucesso do BPM em uma organização também depende de fatores mais amplos (VAN
DER AALST et al., 2016).
Um desses
fatores, refere-se aos funcionários dessa empresa. Isso porque, motivar
adequadamente os funcionários é essencial para o sucesso geral das mudanças
organizacionais, como a adoção de BPM. Essa motivação dos funcionários e a
gestão de desempenho por meio de recompensas desempenham um papel na suavização
da introdução de novos processos no local de trabalho (AL‐MASHARI; ZAIRI,
1999). Por exemplo, os analistas podem redesenhar um processo perfeito no
papel, mas se a maioria dos gerentes funcionais negligenciar as necessidades do
processo e as propostas de valor para os clientes finais (por exemplo, devido
aos incentivos projetados para motivar o comportamento localizado de otimizar a
própria função ou departamento), um sub- a otimização de todo o processo será o
resultado (ROSEMANN; VOM BROCKE, 2015). Assim, quando um processo redesenhado é
colocado de volta em uma estrutura funcional existente, sem outras mudanças (ou
seja, sem mudanças nos incentivos de desempenho), a ênfase gerencial
predominante nas funções provavelmente continuará, o conflito de interesses
prevalecerá e o desempenho do processo acabará sendo prejudicado (HAMMER,
2007). Além disso, uma subestimação do papel relacionado às pessoas e cultural
para o sucesso do BPM e a falta de motivação e recompensas têm sido uma das
principais razões do fracasso dos projetos de BPM (DUMAS et al., 2018).
Fontes
acadêmicas utilizadas:
AL‐MASHARI, M.; ZAIRI, M. BPR implementation process: an analysis
of key success and failure factors. Business process management journal,
1999.
DUMAS, M.
et al. Fundamentals of business process management. Heidelberg:
Springer, 2013.
ROSEMANN,
M.; VOM BROCKE, J. The six core elements of business process management. Handbook
on business process management, Berlin, Heidelberg, 2015. p.
105-122.
SHARMA,
D. K. et al. Individualization of process model from configurable process model
constructed in C-BPMN. International Conference on Computing,
Communication & Automation, IEEE, 2015. p. 750-754.
VAN DER
AALST, W. M. P.; LA ROSA, M.; SANTORO, F. M. Business process management: Don’t
forget to improve the process! Business and Information Systems
Engineering, v. 58, n. 1, p. 1–6, 2016.
O uso do BPM para mapear os processos e os fluxos de uma empresa já é um objeto
de estudo recorrente na literatura. No entanto, para que o BPM seja efetivo na
empresa é necessário que os funcionários estejam alinhados e motivados para sua
realização. Isso porque, são os funcionários que vão fornecer o nível de detalhe
necessário para o entendimento e mapeamento dos processos dentro de uma
empresa.
Nesse
sentido, com os funcionários motivados se faz possível conhecer os processos e
atividades realizadas, bem como os artefatos que podem ser produzidos nesses processos.
Esses artefatos podem corresponder a qualquer documento produzido, por exemplo,
provas, diagramas e manuais.
Diante do exposto acima sobre o BPMN, analise a seguinte modelagem BPMN:
Fonte: o Autor.
O que
será necessário realizar?
Baseado
no cenário descrito anteriormente, realize as seguintes atividades:
a) Descreva o processo que está sendo representado na modelagem.
b)
Identifique qual (is) processo(s) possui(em) a identificação de tempo.
c)
Identifique qual (is) processo(s) possui(em) o envio de mensagens.
d)
Identifique todas as funções de negócio (lanes).
e)
Identifique quantos fluxos e quais fluxos finais existem no processo
apresentado.
f)
Identifique no processo quais são os dados produzidos/consumidos, denominado
artefatos que estão presentes no modelo.
g)
Explique de forma detalhada a diferença de: Pools, lanes, processo e artefatos.
h) Sugira
um fluxo alternativo ao diagrama apresentado no qual aprimore o processo da
modelagem
Qual programa utilizar para para desenvolver a atividade?
Microsoft
Word
Google
Docs
Lembrando
que essas ferramentas são sugestões, fiquem à vontade para utilizar qualquer
ferramenta que se sintam mais confortáveis. Desde que atenda as necessidades de
entrega.
Dicas para realizar a atividade mapa:
1. Durante
as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a
confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da
aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente.
2.
Assista ao vídeo explicativo da atividade mapa
3.
Assista às aulas conceituais da disciplina.
Como entregar a atividade:
O arquivo
gerado na atividade deverá ser produzido em qualquer programa mencionado acima,
ou de sua escolha. A entrega da atividade deve ser em um documento do tipo word
(.docx) ou em PDF (.pdf).
ATENÇÃO: revise seu arquivo antes do envio. Certifique-se de que é o
arquivo correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade,
etc. Após o envio não serão permitidas alterações. Durante a disciplina,
procure sanar suas dúvidas pontuais em relação ao conteúdo relacionado à
atividade. Porém, não são permitidas correções parciais, ou seja, enviar para
que o professor possa fazer uma avaliação prévia e retornar para que o aluno
possa ajustar e enviar novamente. Isso não é permitido, pois descaracteriza o
processo de avaliação.
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